Pular para o conteúdo

Lado Sombra Dos Arquétipos

Entenda O Que Realmente Significa.

Atualmente, tem se tornado cada vez mais comum se falar sobre o lado luz e lado sombra dos arquétipos.

Mas, se você entrou neste post deve ser uma das pessoas que se questionam sobre o que significa essa expressão lado luz ou lado sombra dos arquétipos.

Em geral, quando se deseja ativar um arquétipo, o que realmente causa certa preocupação nas pessoas é o temido lado sombra.

Assim, no decorrer deste conteúdo, será abordado sobre o que verdadeiramente significa a expressão lado sombra dos arquétipos.

Imagem de uma mulher na escuridão para simbolizar o lado sombra dos arquétipos.
Imagem de efes por Pixabay

Entendendo Lado Luz E Lado Sombra Dos Arquétipos

Dentre os pontos de vista a respeito dos arquétipos, eles podem ser considerados como virtudes que já se encontram em nós.

Contudo, esses aspectos podem estar ativos ou adormecidos e, assim, conforme nossas necessidades, podemos utilizar a energia dos arquétipos para despertar a virtude que desejarmos.

Mas, além disso, podemos dizer também que os arquétipos são consciências de energia elevada que se encontram em dimensões superiores (não materiais).

Desta forma, por não pertencerem a esta dimensão material, os arquétipos estão acima da dualidade. Por isso, eles não possuem um lado positivo ou negativo.

No entanto, essas consciências podem se expressar nesta dimensão material, através de símbolos, objetos, sons, cores e até mesmo por meio de nós.

Assim, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação do arquétipo no mundo material pode se tornar imperfeita.

Logo, na verdade o que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente.

Em outras palavras, o lado luz e o lado sombra dos arquétipos são aspectos positivos ou negativos despertados em nós quando interagimos com eles com base naquilo que aprendemos e interpretamos sobre a vida, principalmente de forma inconsciente.

Leia também:

Nossa Mente E O Lado Sombra Dos Arquétipos

Para nos aprofundarmos mais sobre o lado sombra dos arquétipos é importante entendermos um pouco sobre o funcionamento da nossa mente.

Por esse motivo, a seguir será abordado, brevemente, a respeito da mente consciente, mente inconsciente e a sombra psicológica.

Mente Consciente, Inconsciente E A Sombra

A nossa mente pode ser separada, a princípio em duas partes, uma chamada de Consciente e a outra conhecida como Inconsciente.

Segundo alguns estudos, nossa parte consciente representa cerca de cinco por cento da nossa mente, enquanto que o inconsciente abarca os outros noventa e cinco por cento.

Com isso, podemos deduzir que a maior parte da nossa mente é comanda pelo nosso inconsciente.

Desta forma, a mente consciente está ligada aos conteúdos que nós temos consciência de sua existência, sendo conduzida pelo ego.

Já o inconsciente, se refere aos conteúdos que nós não temos a mínima ideia de contê-los, podendo ser subdividido ainda em inconsciente pessoal e inconsciente coletivo (onde se encontram os arquétipos).

Nesse sentido, a sombra psicológica é a área do inconsciente responsável por gerenciá-lo e nela se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida.

Ou seja, todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados ou até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Assim, o inconsciente é onde se encontram as crenças (limitantes ou fortalecedoras) e possíveis traumas, bloqueios, tabus e preconceitos que também norteiam a nossa vida.

Imagem de um homem envolto na escuridão representando o lado sombra dos arquétipos.
Imagem de 1866946 por Pixabay

Por Que O Lado Sombra Dos Arquétipos Se Manifesta

Quando interagimos com um arquétipo (consciente ou não disso), as informações relacionadas a ele, adentram o nosso inconsciente.

Consequentemente, as informações do arquétipo podem acessar outras informações que sejam incompatíveis com a sua energia, como, por exemplo, bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Nessa situação, ocorre então uma resistência ao arquétipo e o nosso lado sombra se manifesta, trazendo a tona essas questões que são incompatíveis com ele.

Ou seja, o que o arquétipo nos mostra são as questões presentes na nossa própria sombra que não estão resolvidas em nós para que sejam olhadas e resolvidas.

Portanto, essas questões que estão presentes na nossa sombra mal resolvidas, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes (o lado luz).

Com isso, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa.

Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo despertará em cada um.

Desta forma, somente praticando o autoconhecimento e trabalhando as nossas sombras nos permitirá expressar plenamente as virtudes (o lado luz) dos arquétipos.

Logo, na verdade, quando uma sombra se manifesta, isso se torna uma ótima oportunidade de percebermos aquilo que estava oculto e resolvermos em nós.

E o quanto antes resolvemos essas questões internas da sombra, mais abrimos espaço para que o lado luz se manifeste e, deste modo, podermos alcançar os resultados que desejamos em nossa vida.

Leia também:

Postagens Relacionadas: