Arquétipo Do Mago
Transformação, Magia E Manifestação.
Dentre os doze arquétipos classificados e descritos no livro “O Herói E O Fora Da Lei”, o arquétipo do mago representa aquele que busca curar ou transformar sua realidade e manifestar seus sonhos.
Assim, o desejo mais básico do mago é conhecer as leis que regem o funcionamento do Universo e, desta forma, poder aplicar seus princípios para promover essa transformação da realidade.
Além disso, a motivação do mago está ligada a experiências extra sensoriais, sincronicidades e pressentimentos.
Deste modo, confira neste post, as características, além dos aspectos do lado luz e lado sombra que estão conectados ao arquétipo do mago.
Características Do Arquétipo Do Mago
O arquétipo do mago está associado as ideias de transformação, magia, mudança, poder, cura, intuição, conhecimento e manifestação.
Além disso, outras figuras ou termos pelos quais o mago também pode ser conhecido são: xamã, curandeiro, bruxa, feiticeiro, vidente, alquimista, catalisador, mágico, visionário e inovador.
Desta forma, a seguir estão descritas algumas das principais características conectadas a este arquétipo.
Conhecimento E Sabedoria
O arquétipo do mago tem como desejo principal entender as leis universais para aplicar esses princípios na sua vida e, com isso, mudá-la para melhor.
Por esta razão, o mago estará sempre em busca de conhecimentos que lhe promovam uma expansão da consciência para lhe ajudar a gerar essa mudança interior que refletirá na transformação da sua realidade.
Assim, o arquétipo do mago está ligado tanto a conhecimento como a sabedoria, pois ele não apenas busca conhecimentos para entender os segredos do universo e do oculto como também valoriza a experiência ou vivência desse conhecimento na prática.
Mudança E Transformação
O mago é aquele que busca transformar a realidade para melhor a partir da mudança de si mesmo. Ou seja, a transformação do seu externo está condicionada a sua forma de pensar, sentir e agir.
Por isso, a transformação para o mago ocorre primeiramente dentro dele, em seus pensamentos e sentimentos, se refletindo, posteriormente, em atitudes e comportamentos.
Desta forma, este é um arquétipo também ligado a autorresponsabilidade, pois o mago sabe que o seu mundo exterior é somente um reflexo daquilo que está no seu mundo interior.
Magia e Manifestação
Devido ao que já foi mencionado anteriormente, podemos entender que o processo de criação ou manifestação do mago acontece de dentro para fora.
Além disso, o mago tem o dom de manifestar o que deseja mesmo quando não parece possível.
Por esta razão, muitas vezes, ele está relacionado a pessoa que sonha com algo que é tido como impossível de acontecer na visão dos demais.
Nesse sentido, a essência da sua magia é ter uma visão, sonho ou objetivo e agir em sua direção.
Assim, para fazer a magia e manifestar o invisível no visível, ou seja, trazer seu sonho ou ideia para o plano concreto, o mago vai utilizar o que tem disponível, tanto interna como externamente.
Portanto, o mago não se limita, não se vitimiza e não espera acontecer, ele faz acontecer, agindo conforme o necessário para conseguir manifestar o que deseja.
Logo, o arquétipo do mago traz uma forte frequência de poder pessoal e autoconfiança, uma vez que ele possui plena confiança na sua capacidade de manifestar o que deseja.
Afinal de contas, aquele que conhece as leis do universo e que interage com o invisível, consequentemente, sabe como agir e manipular as energias para que se materialize conforme sua vontade.
Agente De Cura
Dentre as práticas mágicas do arquétipo do mago, estão incluídas a cura da mente, do emocional, do corpo e do espírito, tanto de si mesmo como do outro.
Isso porque, o mago sabe que quanto maior for o alinhamento desses quatro aspectos, maior e melhor é seu potencial de criação e manifestação.
Assim, essa habilidade de cura do mago, quando aplicada em si mesmo é como que uma alquimia interior, pois ele está em constante transformação interna para manifestar essa mudança no externo e, com isso, desfrutar uma realidade cada vez melhor.
Além do mais, considerando o mago um agente de cura para ajudar o outro, como arquétipo pode ser muito benéfico para aqueles que trabalham com terapias.
Nesse sentido, o arquétipo do mago com seu olhar mágico, que enxerga além do visível, somado a sua capacidade intuitiva, pode ajudar o terapeuta a ter uma melhor percepção e compreensão do outro durante seus atendimentos para melhor ajudá-lo.
Poderes Extra Sensoriais
O mago reconhece seus dons e talentos, mas muito além disso, ele buscará desenvolvê-los a fim de ter total domínio sobre eles e também para utilizá-los da melhor maneira.
Desta forma, dentre os dons e talentos inerentes ao arquétipo do mago, quando se trata de suas capacidades extra sensoriais, podemos citar, como exemplo: intuição aguçada, clarividência, clariaudiência, mediunidade, oráculo, forte poder de intenção, de indução e de manifestação, dentre outros.
Portanto, quando ativado esse arquétipo pode ajudar a desenvolver esse tipo de habilidade extra sensorial ou favorecer ainda mais caso já possua alguma.
Lado Luz Do Arquétipo Do Mago
- Poder pessoal;
- Autoconfiança (extrema confiança na sua capacidade de realizar e manifestar o que deseja);
- Magnetismo pessoal e carisma;
- Desejo de mudança e de transformação pessoal e da realidade;
- Conexão com magia, alquimia e rituais mágicos;
- Capacidade de influenciar as outras pessoas;
- Habilidade da comunicação;
- Capacidade de manifestação dos sonhos (daquilo que parece impossível aos demais);
- Autorresponsabilidade (o mago sabe que o externo é reflexo do seu interno);
- Criatividade;
- Visionário e inovador (seu olhar mágico consegue ver o potencial oculto e ver além);
- Buscar formas de criar e manter uma vida próspera (transformação da realidade);
- Sabedoria e mestria;
- Valoriza a experiência (colocar em prática o conhecimento ou aprender a partir da vivência);
- Agir conforme o necessário para manifestar o que deseja;
- Buscar por conhecimento e expansão da consciência;
- Capacidade de manipular as energias para que elas se materializem conforme sua vontade;
- Capacidade de administrar e fazer o seu melhor com aquilo que já sabe e que já tem disponível;
- Buscar por desenvolver seus dons e talentos;
- Confiança na sincronicidade (sabe ler e interpretar os sinais);
- Buscar compreender como funciona a consciência humana;
- Agente de cura (seja praticar a autocura ou a cura do outro);
- Intuição aguçada;
- Solitude;
- Capacidade de evocar seres extra físicos positivos (o mago pode evocar qualquer outro arquétipo como parceiro para auxiliá-lo);
- Conexão com as leis universais e com a natureza (seus elementos e recursos);
- Interesse pela espiritualidade, pelo oculto e invisível.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Mago
- Manipulação;
- Tirar vantagem do outro;
- Ficar muito no mental, nas ideias e não agir;
- Feitiçaria ou magia negra (fazer uso negativo de seus dons e talentos).
Exemplos Do Arquétipo Do Mago
Dentre os exemplos do arquétipo do mago podemos citar algumas das marcas, personagens, animais e símbolos associados a ele.
Marcas
As marcas que representam o arquétipo do mago estão ligadas a promessa de promover “momentos mágicos” a seus clientes e consumidores.
Com isso, dentre alguns exemplos estão:
- Mastercard;
- Smirnoff;
- Red Bull;
- Disney.
Personagens
- Mago Merlin – nas histórias do rei Artur;
- Gandalf – do filme “O Senhor dos Anéis”;
- Albus Dumbledore – do filme “Harry Potter” (dentre outros personagens);
- Doutor Estranho – personagem da Marvel;
- Mestre dos Magos – de “A Caverna Do Dragão”;
- Samantha – da série “A Feiticeira”;
- Mary Poppins – personagem do filme “Mary Poppins”.
Animais E Símbolos
- Gato;
- Coruja;
- Bola de cristal;
- Varinhas mágicas;
- Chapéu pontudo;
- Cajado;
- Mantos ou capas com capuz;
- Caldeirão ou cálice;
- Pentagrama ou estrela de cinco pontas;
- Estrela cadente;
- Arco-íris.