Pular para o conteúdo

Arquétipo Do Elefante

Aterramento, Memória E Remoção De Obstáculos.

Confira, neste post, o simbolismo, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do elefante.

Imagem de um elefante com fundo de mato e árvores verdes simbolizando o arquétipo do elefante.
Imagem de Markus Fischer por Pixabay

Simbolismo Do Arquétipo Do Elefante

Enquanto no ocidente o elefante é visto como sinônimo de peso, lentidão e falta de jeito, no oriente, ele é considerado, por muitas culturas, como um animal sagrado e ainda um símbolo de estabilidade e imutabilidade.

Além disso, este animal é considerado como a montaria dos reis e, em especial, de Indra, divindade das chuvas, representando, assim, o poder real.

Desta forma, uma vez que este animal é associado a Indra, em muitas regiões, onde a chuva é a benção mais almejada, o elefante branco é aquele que traz a chuva e concede boas colheitas.

No entanto, o elefante também está conectado a Ganesha, divindade da sabedoria e símbolo do conhecimento, que possui corpo humano e cabeça de elefante.

Dentro das práticas de ioga, esse animal costuma ser associado ao chakra muladhara (ou chakra básico) que está ligado ao elemento terra.

Já na África, para os baoulés, este animal representa força, prosperidade, longevidade e sabedoria.

No xamanismo, devido sua relação com o elemento terra, esses animais representam a sabedoria da Mãe Terra e também longevidade, inteligência e memória ancestral.

Características Do Arquétipo Do Elefante

O arquétipo do elefante está fortemente conectado ao elemento terra e a energia feminina, além de estar relacionado às ideias de sabedoria, memória, longevidade, força, resistência, prosperidade e remoção de obstáculos.

Com isso, a seguir estão descritas algumas destas e outras características mais ligadas a este animal de poder.

Prosperidade E Remoção De Obstáculos

Os elefantes podem alterar consideravelmente a topografia por onde passam, principalmente, se eles vivem em ambientes de floresta.

Isso porque, muitas vezes, eles precisarão abrir caminho por entre as árvores para que possam acessar lugares que sejam mais abundantes de alimentos e/ou de água.

Nesse sentido, o arquétipo do elefante nos convida a abrir novos caminhos, com esse intuito de encontrar novas oportunidades que promovam ainda mais prosperidade e abundância.

Além de nos trazer a força e a persistência necessárias para ultrapassar e remover qualquer obstáculo que se apresente durante nossa caminhada.

Força E Longevidade

Devido o elefante ser um dos maiores animais terrestres presentes no planeta, o seu grande tamanho e capacidade para derrubar árvores, fazem dele um símbolo de força e resistência.

Além disso, por ser um animal de grande porte e força, ele não possui muitos predadores capazes de abatê-lo, até porque, normalmente, eles não andam sozinhos.

Assim, os elefantes selvagens conseguem atingir cerca de sessenta anos de idade, que é uma expectativa de vida bem elevada, principalmente, levando em conta todas as adversidades e a luta pela sobrevivência que existe no reino animal.

Por esta razão, além de ser um símbolo de força, o arquétipo do elefante ainda possui a energia da longevidade.

Todavia, em um sentido mais amplo, a longevidade não se resume somente ao prolongamento da vida, se refere ainda a qualidade dela que, por consequência, nos permitirá não apenas alcançar uma vida mais longa, mas também mais satisfatória.

Imagem de elefantes grandes e um filhote para simbolizar o arquétipo do elefante.
Imagem de Mich Logan por Pixabay

Aterramento E Estabilidade

Os elefantes possuem uma forte conexão com a terra, pois além de estarem entre os maiores animais terrestres, eles costumam realizar banhos com lama e jogar terra sobre seu corpo constantemente.

Contudo, esse é um hábito importante para o elefante, já que a lama forma uma camada de proteção sobre sua pele contra os raios do sol, ajudando ainda na regulação da sua temperatura corporal.

Além do mais, simbolicamente, o elefante está associado ao chakra básico que, por sua vez, também está conectado ao elemento terra e nos traz aterramento (conexão com a energia da Terra), além de sensação de segurança e estabilidade.

Por isso, o arquétipo do elefante pode promover em nós maior capacidade de concentração no aqui e agora, nos proporcionando mais equilíbrio e confiança, tanto em nós mesmos como na vida.

Sociabilidade E Família

De modo geral, os elefantes vivem em grupos, os quais costumam ser liderados por uma fêmea, formando um tipo de sociedade matriarcal.

Com isso, esse animal de poder possui um forte senso de comunidade e conexão com a família que, em um sentido mais amplo, não se trata apenas de uma relação a nível biológico, mas também em nível de alma.

Desta maneira, o arquétipo do elefante nos proporciona maior facilidade para nos relacionarmos com os outros e estabelecermos vínculos mais duradouros, devido sua ligação com a energia feminina e com a família.

Energia Feminina (Yin) E Maternal

Além de serem animais que costumam ser liderados por uma figura feminina, os elefantes possuem uma forte conexão com a terra, o que reforça ainda mais a questão da energia feminina neste arquétipo.

Isso porque, o elemento terra também está ligado à energia feminina e, dentre outros aspectos, ele simboliza a função maternal e a doçura.

Inclusive, considerando esse aspecto maternal, o elefante detém uma característica muito interessante que é possuir o período de gestação mais longo do reino animal, pois ele dura cerca de vinte e dois meses.

Assim, o arquétipo do elefante está fortemente conectado a energia yin/feminina e maternal, nos trazendo um maior senso de proteção, gentileza, compaixão, acolhimento e cuidado com o outro.

Inteligência E Memória

Os elefantes possuem um grande cérebro e, não à toa, são popularmente conhecidos como animais inteligentes e de ótima memória.

Desta forma, esse arquétipo pode tanto potencializar nossas capacidades intelectuais e de memória, como também nos ajudar a resgatar lembranças antigas e até esquecidas, que podem ser importantes para nossos processos de autoconhecimento e cura interior.

Sabedoria E Espiritualidade

As presas do elefante são muito utilizadas, dentre outras coisas, para escavar a terra em busca de água e raízes mais profundas, o que reforça ainda mais esse simbolismo de ligação com a Mãe Terra.

Contudo, esse comportamento pode representar a capacidade que o elefante tem de acessar segredos e conhecimentos ocultos.

Sem deixar de citar, que as orelhas enormes do elefante são como um convite para ouvirmos mais e estarmos mais atentos àquilo que escutamos, sendo esta uma característica muito conectada à sabedoria.

Além disso, esse é um animal considerado sagrado por muitas culturas e associado a divindades bem populares, o que fortalece ainda mais seu simbolismo espiritual.

Portanto, o arquétipo do elefante pode favorecer nossa relação com a espiritualidade e nos trazer maior capacidade de discernimento por ser uma frequência ligada à sabedoria antiga.

Imagem de um elefante em ambiente de floresta para representar o arquétipo do elefante.
Imagem de xvanity por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Do Elefante

  • Energia feminina/yin e maternal;
  • Confiança;
  • Sabedoria;
  • Inteligência;
  • Ótima memória;
  • Força;
  • Resistência;
  • Longevidade;
  • Estabilidade e equilíbrio;
  • Persistência;
  • Calma e paciência;
  • Proteção;
  • Lealdade;
  • Remoção de obstáculos;
  • Sociabilidade e relacionamentos duradouros;
  • Família;
  • Compaixão;
  • Gentileza;
  • Aterramento (conexão com a energia da Terra);
  • Abertura de caminhos;
  • Prosperidade;
  • Espiritualidade.

Lado Sombra Do Arquétipo Do Elefante

  • Lentidão (os elefantes se movem em um ritmo mais lento devido seu tamanho e peso);
  • Peso excessivo e sensação de sobrecarga (tanto no nível físico como no nível mental e energético, já que os elefantes, além de possuírem um tamanho grande e peso elevado, também são utilizados como meio de transporte, carregando um peso a mais que o seu próprio);
  • Preguiça (devido a sensação de lentidão e peso);
  • Falta de agilidade;
  • Depressão;
  • Agressividade (os elefantes machos costumam apresentar comportamento agressivo no período de acasalamento devido o aumento de sua testosterona).

Postagens Relacionadas: