Arquétipo Do Bisão
Aterramento, Generosidade E Abundância.
Confira neste post, as características e os aspectos do lado luz e do lado sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo do bisão.
Mas, antes de seguir para a questão do arquétipo, é importante esclarecer algumas características relacionadas ao animal bisão.
Em suma, os bisões ou bisontes são mamíferos ungulados e ruminantes pertencentes a família Bovidae, assim como os denominados “búfalos verdadeiros”, termo utilizado para se referir ao búfalo africano e ao búfalo asiático.
Além disso, são duas as espécies de bisões existentes, sendo elas o bisão americano (também chamado de bisonte americano ou búfalo americano) e o bisão europeu (ou bisonte europeu).
Contudo, vale ressaltar que, apesar de o bisão americano ser conhecido ainda pelo nome de búfalo americano e pertencer a mesma família dos “búfalos verdadeiros”, na realidade, biologicamente, eles não possuem tanta proximidade.
Deste modo, por mais que, popularmente, esse animal possa ser chamado de búfalo, ao longo deste post, será mencionado pelo nome bisão ou bisonte para diferenciá-lo dos “búfalos verdadeiros”.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Características Do Arquétipo Do Bisão.
- Força E Poder.
- Organização E Hierarquia.
- Sociabilidade E União Familiar.
- Equilíbrio Do Feminino E Masculino.
- Movimento E Agilidade.
- Aterramento E Manifestação.
- Prosperidade E Abundância Universal.
- Equilíbrio Entre Material E Espiritual.
- Gratidão E Generosidade.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Bisão.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Bisão.

Características Do Arquétipo Do Bisão
O arquétipo do bisão está conectado as ideias de força, poder, aterramento, manifestação, generosidade, gratidão, abundância e espiritualidade.
Deste modo, a seguir estão descritas algumas destas e outras características associadas a este animal de poder.
Força E Poder
Em geral, o bisão possui um corpo grande e robusto, de modo que, os machos podem chegar a pesar uma tonelada e atingir cerca de 1,7 metros de altura (medida a partir da altura dos ombros), enquanto que as fêmeas apresentam um porte menor.
Com isso, levando em conta suas características físicas, a subespécie de bisão americano, conhecido como bisão da floresta, é considerado como o maior animal terrestre presente na América do Norte, assim como o bisão europeu é o maior da Europa seguindo este mesmo critério.
No entanto, em ambas as espécies, esses animais possuem uma cobertura de pelos mais longos e espessos na região dianteira do corpo e um par de chifres curtos, que se curvam para cima e levemente para dentro.
Assim, apesar de serem presas na natureza, os bisões demonstram uma força impressionante, principalmente, no período de acasalamento, quando os machos medem seu nível de força através de cabeçadas e chifradas.
Nesse sentido, de modo geral, os chifres são um símbolo de poder para os animais, podendo ser utilizados tanto para sua defesa como para demonstração de sua força.
Desta forma, o arquétipo do bisão nos conecta com nossa força interior e poder pessoal, favorecendo nossa confiança em nós mesmos e no nosso potencial.
Organização E Hierarquia
Os bisões se organizam em manadas, de acordo com o sexo e a idade do animal, de modo que, em um grupo, ficam as fêmeas com seus filhotes e machos de até três anos de idade e, em outro grupo separado, ficam os machos mais velhos.
Contudo, quando se separam do rebanho materno, por volta dos três anos de idade, pode acontecer do macho jovem optar por viver sozinho, em vez de se juntar a outros rebanhos de machos.
Ademais, ambos os grupos separados por sexo, possuem uma hierarquia de dominação, ou seja, no rebanho das fêmeas existe uma fêmea dominante e no rebanho dos machos tem um macho dominante.
Deste modo, os rebanhos de machos e fêmeas se misturam apenas no período de reprodução da espécie.
Além disso, esses animais são migratórios e, durante a migração, os bisões se movimentam organizados em fileira, sendo liderados por uma fêmea adulta.
Assim, a forma como esses animais estruturam seus grupos e a hierarquia entre eles, garante maior proteção contra ataques de predadores e maior possibilidade de sobrevivência.
Portanto, o arquétipo do bisão pode ativar um maior senso de organização, nos ensinando que precisamos estruturar bem nossos objetivos e nossa vida como um todo.
Por outro lado, a questão da hierarquia do grupo também reforça a ideia de ordem e nos remete a senso de liderança, bem como ao respeito e a valorização da liderança.
Sociabilidade E União Familiar
Normalmente, os bisões convivem em grupos como forma de se protegerem entre si e, deste modo, aumentar suas chances de sobrevivência.
Sendo assim, o arquétipo do bisão também reflete a ideia de união familiar, nos trazendo maior senso de proteção e valorização do nosso círculo familiar.
Além do mais, sua capacidade de socializar e de se estruturar em grupos organizados, pode auxiliar nas nossas relações em geral, nos ajudando a interagir melhor com o meio social no qual estamos inseridos.
Equilíbrio Do Feminino E Masculino
Como já mencionado, existem grupos separados de macho e fêmeas e, ambos os sexos, exercem o papel de liderança em seus respectivos rebanhos.
Além disso, dentre os bisões, macho e fêmea possuem chifres, reforçando ainda mais a ideia de igualdade entre os sexos, já que os chifres também são um símbolo de poder para os animais.
Logo, o arquétipo do bisão pode simbolizar o equilíbrio do feminino (yin) e masculino (yang), podendo nos ajudar a harmonizar essas energias.
Movimento E Agilidade
Os bisões são animais migratórios, ou seja, não permanecem em um território fixo e estão sempre em movimento buscando por novas pastagens, nos ensinando a deixar ir o que já não nos serve.
Desta forma, o bisão nos ajuda na questão do desapego e sua energia de movimento pode nos tirar da zona de conforto, do comodismo e da estagnação, nos estimulando a irmos sempre em busca de algo melhor.
Além disso, apesar de seu grande tamanho e peso, os bisões podem atingir velocidades de mais 60 quilômetros por hora.
Nesse sentido, o arquétipo do bisão está conectado as ideias de movimento e agilidade, nos ajudando a estar mais ativos no dia a dia e a realizar nossas tarefas diárias com mais facilidade.
Aterramento E Manifestação
O bisão é um animal que costuma se esfregar na terra, e, não por acaso, está ligado a ideia de aterramento que representa um estado de conexão com a energia da Terra.
Em suma, o aterramento nos permite estarmos mais focados no momento presente e promove uma sensação de “pés no chão”, nos permitindo viver a vida real, tal como ela se apresenta, sem que queiramos fugir da realidade ou que fiquemos vivendo apenas de ilusões e fantasias.
Além do mais, a energia desse animal também está ligada a manifestação, que representa a capacidade de transformar ideias em ações concretas, nos ajudando a trazer nossos sonhos para a realidade mais facilmente.
Deste modo, o arquétipo do bisão possibilita estruturarmos melhor nossa vida no plano material, nos proporcionando maior clareza e equilíbrio para concretizarmos nossos objetivos.
Prosperidade E Abundância Universal
O bisão era a fonte primária de carne e de couro que mantinha as tribos da América do Norte, sendo considerado como um símbolo de prosperidade, fartura e abundância.
Nesse sentido, como animal de poder, a energia do bisão nos inspira a reconhecer a riqueza que está presente em tudo que existe e a entrar no fluxo da vida.
Assim, o arquétipo do bisão está ligado ao verdadeiro sentido de prosperidade, nos conectando com a abundância infinita do universo em todas as áreas da vida.
Equilíbrio Entre Material E Espiritual
Os bisões possuem chifres que, de modo geral, representa não apenas poder, mas também conexão espiritual.
Essa conexão nos convida a buscar um sentido maior na vida, a ouvir nossa intuição e a reconhecer a energia que nos une a tudo o que existe.
Desta forma, sua ligação com a ideia de aterramento em conjunto com o seu simbolismo espiritual, confere ao bisão o equilíbrio entre o mundo material e o espiritual.
Com isso, o arquétipo do bisão nos ensina que é possível desfrutarmos das coisas terrenas sem perder o contato com nossa essência interior e com o sentido maior da vida.
Gratidão E Generosidade
Os indígenas norte-americanos aproveitavam todas as partes possíveis deste animal, incluindo, os cascos, os ossos, a pele e a carne.
Assim, para esses nativos, o bisão ou búfalo americano é considerado como o mais sagrado dentre os animais, pois a utilidade das partes de seu corpo era o que possibilitava a sobrevivência da tribo.
Deste modo, como animal de poder, o bisão ou búfalo é honrado pelos nativos norte-americanos por sua doação total, sendo visto como um símbolo de generosidade.
Esse senso de reconhecimento e consideração dos indígenas para com o bisão, conecta esse animal também a ideia de gratidão.
Nesse sentido, o arquétipo do bisão ou búfalo nos traz esse senso de generosidade e de doação, nos conectando com o desejo de contribuir para o bem do próximo ou do coletivo sem esperar nada em troca, além despertar esse sentimento de gratidão genuína por tudo.

Lado Luz Do Arquétipo Do Bisão
- Autoconfiança;
- Confiança e fé na vida;
- Força;
- Poder pessoal;
- Generosidade e doação;
- Tolerância e serenidade;
- Gratidão;
- Proteção;
- Aterramento;
- Manifestação;
- Desapego;
- Agilidade;
- Movimento;
- Fertilidade;
- Organização;
- Hierarquia (senso de ordem);
- Senso de liderança;
- Sociabilidade;
- União familiar;
- Sentimento de unidade;
- Equilíbrio entre as energias feminina e masculina;
- Sabedoria ancestral (conexão com a ancestralidade);
- Equilíbrio entre o plano material e espiritual;
- Conexão espiritual;
- Conexão com a prosperidade e abundância universal.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Bisão
- Agressividade;
- Excesso de doação (desequilíbrio entre dar e receber).