Como Ativar Arquétipos:
Veja Como E Desperte Suas Virtudes.
Em cada indivíduo existe o potencial de expressar qualquer virtude, pois todos nós somos extensões da Fonte Criadora.
Os arquétipos são essas virtudes que já se encontram em nós, porém algumas delas estão despertas (ativas) e outras não.
Assim, no decorrer deste conteúdo serão apresentadas algumas formas possíveis de como ativar arquétipos para que você possa despertar as virtudes e qualidades que desejar.
O Que Significa Ativar Arquétipos?
Os arquétipos são as emanações primárias do Todo (Fonte Criadora). Por esta razão, encontram-se em dimensões superiores e sutis.
Mas, apesar de não serem desta dimensão, os arquétipos se expressam neste mundo e, inclusive, através de nós.
Sob o ponto de vista da realidade última do Universo, não existe separação. Logo, todos somos um com a Fonte Criadora ou pode-se dizer ainda que somos extensões Dela.
Assim, também podemos entender os arquétipos como virtudes e qualidades que se encontram em potencial dentro de cada indivíduo.
No entanto, algumas dessas virtudes e potenciais podem estar ativas e outras adormecidas. E a partir deste entendimento, vem a expressão “ativar arquétipos”.
Desta maneira, ativar arquétipos significa simplesmente despertar nossas próprias virtudes e potenciais através da interação com essas energias que pode ocorrer por vários meios.
Alguns dos meios pelos quais eles se expressam e interagem conosco podem ser os símbolos, formas, odores, cores, personalidades, comportamentos, dentre outros.
Para exemplificar isso, digamos que a pessoa deseje ativar em si habilidades ou qualidades como sabedoria, coragem, paciência, liderança, autoconfiança, alegria, etc.
Nesse caso, ela poderá buscar por um símbolo arquetípico, como por exemplo, a imagem de um animal ou de um personagem que lhe remeta a alguma dessas qualidades que deseja ativar em si.
Portanto, esse pode ser um meio de interagir com os arquétipos, porém, não é o único. Por esta razão, mais a frente, neste post, serão citadas cinco formas possíveis de como ativar arquétipos.
Por Que Ativar Arquétipos?
Os arquétipos detém a capacidade de estimularem a produção de neurotransmissores e, consequentemente, podem imprimir em nós pensamentos, sentimentos e comportamentos específicos, conforme a frequência e energia que carregam.
A soma desses componentes (pensamentos, sentimentos e comportamentos) é o que gera certos resultados (positivos ou negativos) em nossas vidas.
Logo, podemos fazer uso consciente, por exemplo, de determinados símbolos fortes e positivos a nosso favor.
Assim, a utilização dos arquétipos adequados nos auxilia a expandirmos nossa consciência, superarmos certas condições e, com isso, nos impulsiona a crescer cada vez mais, tanto no campo material como também no espiritual.
Ou seja, os arquétipos, quando ativados de forma adequada e consciente podem gerar resultados positivos em todas as áreas da vida de uma pessoa, proporcionando crescimento, prosperidade, alegria, saúde, realização, amor, sucesso, autoconhecimento, etc.
“… os Arquétipos são as energias mais poderosas que existem e, quando ativados, corretamente, nos dão poder incomensurável.”
Quantos Arquétipos Podem Ser Ativados Ao Mesmo Tempo?
Não existe um limite para quantos arquétipos podem ser ativados ao mesmo tempo.
Levando em conta a expansão da consciência e o potencial de crescimento em todas as áreas da vida, quanto mais arquétipos ativar e, principalmente, vivenciar na prática diária, melhor.
O mais importante é buscar vivenciar os aspectos luminosos do arquétipo no dia a dia e vencer os desafios que podem ser trazidos por eles devido as nossas próprias sombras.
Para um melhor resultado na ativação é essencial praticar auto-observação para buscar manter um comportamento e uma postura mental adequada com aquilo que deseja manifestar.
Além disso, se pretende ativar mais de um simultaneamente, saiba que pode levar um tempo até que se possam perceber as manifestações de cada arquétipo.
Como Ativar Arquétipos?
Na verdade os arquétipos podem e são ativados a todo momento, ainda que de forma inconsciente.
Afinal de contas, a todo instante estamos recebendo informações do externo, seja através dos ambientes que frequentamos, das pessoas com as quais nos relacionamos, dos conteúdos que alimentamos a nossa mente ao longo do dia, dentro outras formas.
Contudo, a seguir serão citadas cinco possíveis formas de como ativar arquétipos para que você o faça de forma mais consciente:
1. Estudar E Modelar O Arquétipo
Aqui entra a fase de conhecer características do arquétipo que se deseja ativar, como por exemplo, as qualidades, padrões de pensamento, sentimento e comportamento, habilidades, tendências, dificuldades, etc.
E caso queira utilizar algum ser mitológico para ativar determinada virtude inerente a ele é fundamental estudar a mitologia por trás dele, seguindo a mesma linha de raciocínio citada acima (entender suas características).
Além disso, é extremamente importante ter consciência dos aspectos da sombra que podem ser despertados com a ativação do arquétipo.
O estudo do arquétipo já te coloca em ressonância com ele em algum nível, pois desta forma, também está estabelecendo um contato com a energia dele. Contudo, o estudo é apenas o início para o processo de ativação do arquétipo.
Assim, depois de estar consciente das características do arquétipo, o mais importante é procurar incorporar essas características no dia a dia (modelar o arquétipo).
Quando se quer ativar um arquétipo é essencial e necessário criar o hábito diário de pensar, sentir, agir e falar como ele os faria (dentro do que for possível fazer).
Vivenciar o arquétipo na prática diária é fundamental para entrar em ressonância com ele e, desta maneira, obter os resultados que deseja.
2. Realizar Afirmações Diárias
Decretar frases específicas, como forma de mantra, podem evocar o poder de determinado arquétipo.
Porém, para causarem um efeito real, é necessário pronunciar essas afirmações com intenção, em estado de concentração naquilo que está sendo decretado e com emoção (sentir o que está sendo afirmado).
Uma outra dica é fazer a postura de “super herói” enquanto pronuncia as afirmações. Essa postura causa um efeito fisiológico no corpo que favorece o aumento no poder das palavras decretadas.
3. Utilizar Símbolos
Você pode utilizar símbolos na decoração de seus ambientes e nos objetos de seu uso pessoal. Isso porque, essas imagens arquetípicas influenciam o inconsciente, atuando de forma subliminar.
Basta que a imagem se encontre no seu campo de visibilidade, não é necessário olhar o tempo todo para ela.
Para isso, podem ser utilizados: estátuas; quadros; imagens na tela do celular ou do computador de seu uso pessoal; pingentes em colares ou pulseiras, por exemplo; etc.
Importante mencionar que a forma como se veste também precisa ser observada, pois, do mesmo modo que as atitudes, isso influencia na ativação do arquétipo.
Desta forma, busque identificar que tipos de objetos pessoais e vestimentas combinam com o perfil do arquétipo ou te possibilitam interagir com a energia dele.
4. Meditações
Nas meditações guiadas você é conduzido a interagir com o arquétipo por meio de áudios, contendo músicas de fundo.
No entanto, você também pode fazer meditações em silêncio visualizando o arquétipo.
Assim, por um momento, na sua imaginação, você pode interagir livremente com ele da forma que vier na sua mente (não existe regra para como imaginar).
Apenas imagine (veja e sinta) a presença do arquétipo que deseja ativar.
5. Áudios De Biokinesis Específicos Para O Arquétipo Que Deseja Ativar
Os áudios de biokinesis costumam ser muito utilizados para a finalidade de ativar arquétipos.
Porém é extremamente necessário ter cuidado com a procedência destes áudios de biokinesis disponíveis na internet.
É muito possível que pessoas mal-intencionadas se utilizem deste tipo de áudio para implantar mensagens subliminares prejudiciais ou, até mesmo para manipulação em benefício próprio.
Enfim, essas são algumas das formas de como ativar arquétipos, porém fica a seu critério perceber a forma que melhor ressoa com você.
Se deseja entender mais sobre os arquétipos, leia também: