Arquétipo do Flamingo
Amor, Fidelidade e Beleza.
Entenda o simbolismo e as características desse animal de poder, além dos aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo do Flamingo.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Sobre O Flamingo.
- Simbolismo do Flamingo.
- Características Do Arquétipo Do Flamingo.
- Lado Luz do Arquétipo do Flamingo.
Lado Sombra do Arquétipo do Flamingo.
- Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Sobre o Flamingo
O Flamingo é uma ave de pescoço alongado com pernas finas e longas, sendo muito conhecida por sua postura elegante. Em geral, possuem uma plumagem rosada/avermelhada, porém, algumas também podem ter variações com a cor branca.
Estas aves estão presentes nas Américas, África, Ásia e Europa, sendo encontrados em áreas tropicais, com lagos salgados, lagoas costeiras e estuários. Eles se alimentam, principalmente, de pequenos crustáceos e plâncton que filtram da água com seus bicos curvados para baixo.
A sua plumagem atinge a maturidade quando eles chegam por volta dos três anos de idade. No entanto, os Flamingos nascem com penas brancas e cinzas e, posteriormente, desenvolvem essa coloração rosada/avermelhada característica, devido à sua dieta rica em pigmentos, como os carotenoides.
Eles são animais sociáveis que costumam viver em grandes grupos, organizados em hierarquias, geralmente, com os mais velhos e experientes liderando o grupo.
Além disso, o Flamingo é um animal monogâmico, acasalando-se sempre com o mesmo indivíduo no decorrer de toda a sua vida. Quando se reproduzem, os casais constroem seus ninhos com lama, areia e gravetos, e a fêmea põe um ou, às vezes, dois ovos.
Com isso, ambos os pais ficam responsáveis por incubar os ovos, e, após a eclosão, os dois também cuidam dos filhotes, alimentando-os com uma secreção leitosa produzida em seu trato digestivo. Essa colaboração mútua entre os pais é uma estratégia eficaz para a sobrevivência dos filhotes.
O Flamingo também é conhecido por sua longevidade. Na natureza podem viver, em média, entre 20 e 30 anos e alguns indivíduos alcançam até mais de 50 anos em cativeiro.
Simbolismo do Flamingo
Espiritualmente o Flamingo representa a passagem das trevas para a luz. No bramanismo, por exemplo, esta ave representa a alma em busca da luz.
O Flamingo é considerado a ave oficial das Bahamas. Ele está presente em seu brasão de armas, juntamente do Marlim Azul. Um dos maiores grupos de Flamingos do mundo é encontrado no Parque Nacional de Inagua, nas Bahamas. Além disso, eles associam esta ave a paz de espírito.
Este animal também é adotado como símbolo da Flórida, embora não seja nativo da região. A presença de Flamingos na Flórida se deve, em grande parte, à importação dessas aves para um grande resort e cassino construído na região, depois da Grande Depressão de 1929. A partir de então, o Flamingo vem sendo ligado a prestígio e status.
Características do Arquétipo do Flamingo
O arquétipo do Flamingo está muito associado a ideia de amor, fidelidade, lealdade, equilíbrio, beleza, elegância, graça e espiritualidade.
O amor é uma frequência muito fortemente presente no Flamingo. E esse amor se reflete em todas as suas formas, começando no amor por si mesmo e se exteriorizando no amor pelo outro. Com isso, esse arquétipo fortalece em nós o amor próprio, a autoestima, a autoconfiança, a autoaceitação, a autovalorização e o autocuidado.
Esta ave é conhecida por sua beleza, elegância e graça, que se manifestam em seus movimentos e postura. Assim, este arquétipo desperta em nós o reconhecimento destes atributos. Consequentemente, também ativa um magnetismo pessoal que atrai naturalmente a atenção e a admiração dos outros, o que pode ser útil em várias situações da vida.
Este é um animal muito sociável que vive em grupo e se comunica de forma sutil, através de movimentos elegantes e vocalizações suaves. Logo, o arquétipo do Flamingo nos ajuda a ampliar essas habilidades de comunicação, socialização e cooperação, sendo estas características muito benéficas também para as relações do âmbito profissional.
O Flamingo é uma ave sensível e compassiva, que cuida de seus filhotes e coopera com outros membros do grupo. Ao nos conectarmos com o arquétipo, acabamos desenvolvendo uma maior empatia e compaixão pelos outros, o que favorece a construção de relacionamentos mais saudáveis e significativos.
Para quem deseja atrair um relacionamento amoroso mais sério, este arquétipo é muito favorável para isso. Pois, considerando que o Flamingo é uma ave monogâmica e fiel ao seu parceiro, sua frequência aumenta muito as chances de atrair uma outra pessoa que esteja mais inclinada a buscar por relacionamentos duradouros e significativos, baseados em fidelidade, lealdade e amor verdadeiro.
Assim, por estar associado à frequência do amor, da fidelidade e da lealdade, que são características muito importantes nos relacionamentos, este arquétipo contribui também para fortalecer os relacionamentos já existentes como um todo, facilitando o desenvolvimento de uma maior conexão.
Além disso, o Flamingo também está relacionado à sensualidade e à sexualidade saudável. Deste modo, ativa em nós esta frequência, podendo nos ajudar a explorar nossa própria sensualidade e a desenvolver relacionamentos amorosos mais saudáveis e prazerosos.
Por ser interpretado como um símbolo de equilíbrio emocional e autocontrole, este arquétipo nos possibilita lidar com os desafios da vida de forma mais eficaz, mantendo uma mentalidade mais otimista. Deste modo, o Flamingo nos faz perceber a vida sob uma perspectiva mais positiva, focando nas coisas belas da vida.
Lado Luz do Arquétipo do Flamingo
- Autoestima;
- Amor próprio;
- Empoderamento e autovalor (o reconhecimento e valorização de suas próprias qualidades e potencialidades, sem se preocupar com as opiniões dos outros);
- Promove saúde, autocuidado e vaidade (estar mais inclinado a cuidar da saúde e da aparência);
- Beleza e elegância;
- Magnetismo pessoal;
- Atrai atenção e admiração;
- Ativa sensualidade e sexualidade saudável;
- Frequência do amor, da fidelidade e da lealdade;
- Amorosidade, empatia e compaixão;
- Equilíbrio emocional;
- Favorece habilidade de comunicação e a socialização;
- Atrai relacionamentos duradouros (sociais e amorosos);
- Melhora e fortalece os relacionamentos em geral (promove harmonia nos relacionamentos);
- Foco no belo da vida;
- Conectado com a fraternidade e com a cooperação (pensar mais no coletivo);
- Melhora a expressão da criatividade (sentir-se mais inspirado e estimulado a expressar sua criatividade, seja por meio de arte, música, dança ou outras formas de expressão);
- Conexão espiritual e iluminação.
Lado Sombra do Arquétipo do Flamingo
- Apego;
- Preguiça;
- Excesso de vaidade;
- Perfeccionismo (quando impede de fazer as coisas ou faz perder muito tempo tentando deixar algo perfeito, gerando procrastinação);
- Pode trazer a tona questões de infidelidade nos relacionamentos (o flamingo está muito conectado com a frequência do amor verdadeiro e da fidelidade, portanto, qualquer questão que esteja desalinhada desta frequência pode vir a tona para ser trabalhado nos relacionamentos).
Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.
Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.
Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.
Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.
Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.
O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.
A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.
Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.
Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.
Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.
Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.
Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também: