Pular para o conteúdo

Arquétipo Fora Da Lei

Rebeldia E Revolução.

O arquétipo fora da lei faz parte dos doze tipos de arquétipos categorizados e conhecidos popularmente como arquétipos de marca.

Assim, esse arquétipo representa o perfil de um rebelde, no sentido mais radical dessa palavra, pois, está disposto a ir contra o que é convencional e, até mesmo, quebrar as regras como sinônimo de libertação.

Confira, no decorrer deste post, as características, os aspectos do lado luz e sombra, dentre outros pontos associados ao arquétipo fora da lei.

Imagem de um motoqueiro, todo vestido de preto, em cima da moto em alta velocidade, para simbolizar o arquétipo fora da lei.
Arquétipo Fora Da Lei / Fonte Da Imagem: canva.com

Diferença Entre O Arquétipo Fora-Da-Lei E O Arquétipo Rebelde

O arquétipo rebelde não está classificado como um dos doze modelos de arquétipos de marca, porém, podemos vê-lo, algumas vezes, sendo abordado como se fosse o próprio arquétipo fora da lei.

Contudo, de acordo com o livro “O Herói E O Fora-Da-Lei”, o termo “rebelde” pode compreender tanto características do arquétipo explorador como do arquétipo fora da lei. Tudo dependerá de como o indivíduo age.

Se o indivíduo rebelde busca ser livre, mas atua de forma mais individualista, está expressando o arquétipo explorador. Porém, se ele está disposto a quebrar as regras ou ir contra a lei, significa que esse rebelde está expressando o arquétipo fora da lei.

Assim, ambos podem se sentir desajustados e desconectados da sociedade, mas, enquanto o rebelde-explorador busca encontrar a si mesmo e sua identidade, o rebelde-fora-da-lei busca pela sensação de poder.

Com isso, quando o rebelde se expressa por meio do arquétipo fora da lei, o indivíduo pode sentir necessidade de chocar, gerar inquietação, desconforto e medo ou de desafiar as outras pessoas como uma forma de se sentir poderoso.

Portanto, o arquétipo rebelde pode se referir tanto a comportamentos ligados ao arquétipo explorador como ao arquétipo fora da lei, a depender da forma que o indivíduo se comporta.

Características Do Arquétipo Fora Da Lei

Além de ser conhecido também como rebelde, alguns outros termos que representam o arquétipo fora da lei são: revolucionário, desajustado, vilão, inimigo, selvagem e iconoclasta (destruidor de imagens).

Desta forma, esse arquétipo está associado a revolução, capacidade de correr riscos e a personalidade irreprimível e rebelde.

Com isso, a seguir estão destacadas algumas das principais características atreladas a esse arquétipo.

Revolução

O fora da lei não precisa ser, necessariamente, um vilão ou criminoso. Pode ser, simplesmente, alguém inconformado com as normas ou regras da sociedade e cultura dominante.

De modo geral, o que motiva este arquétipo é a sensação de impotência ou raiva, principalmente, ao se sentir maltratado, desprezado ou limitado de algum modo pelo meio social.

Por esta razão, o principal desejo do fora da lei é a vingança ou fazer uma revolução, destruindo o que ele acredita que não funciona mais para si mesmo ou para a coletividade.

Assim, o arquétipo fora da lei, em seu aspecto positivo, representa aqueles indivíduos que estão dispostos a romper com qualquer ideia ligada a tirania, repressão, conformismo e cinismo dentro da sociedade.

Nesse sentido, esse arquétipo se refere as pessoas que encontram sua identidade fora da estrutura social vigente e que desejam mudar e transformar o mundo, com base naquilo que acreditam ser o melhor.

Personalidade Irreprimível E Rebelde

Como citado anteriormente, o arquétipo fora da lei está relacionado ao perfil de um rebelde mais radical e a uma personalidade mais irreprimível.

Por esta razão, os indivíduos ligados a este arquétipo são mais difíceis de serem manipulados, controlados ou limitados de algum modo.

Além do mais, desafiar os padrões convencionais, quebrar as regras ou as leis estipuladas pela sociedade dominante, representa, para o fora da lei, a sua libertação.

Imagem de uma mulher com um spray de tinta na mão e uma parede pichada no fundo simbolizando o arquétipo fora da lei.
Arquétipo Fora Da Lei / Imagem de Victoria por Pixabay

Capacidade De Correr Riscos

Em seu aspecto positivo, o arquétipo fora da lei está ligado a coragem e a capacidade de correr riscos, sendo capaz de violar regras que considera como ultrapassadas, por acreditar que elas não funcionam mais para si mesmo e para a sociedade.

Contudo, em seu aspecto negativo, essa capacidade de correr riscos pode levá-lo a adotar comportamentos autodestrutivos, como abuso de álcool e uso de drogas ilícitas, ou até mesmo, a agir no lado sombrio, recorrendo a atitudes ilegais, criminosas ou antiéticas para se dar bem na vida.

Preza Por Valores Verdadeiros

No seu aspecto positivo, os indivíduos em ressonância com o arquétipo fora da lei, não estão preocupados com os valores seguidos pela sociedade e cultura dominante, mas sim com os princípios e valores verdadeiros.

Lado Luz Do Arquétipo Fora Da Lei

  • Revolução;
  • Liberdade radical (não aceita ser limitado e controlado);
  • Personalidade irreprimível e rebelde (alguém que não se submete e não se permite ser reprimido e manipulado);
  • Coragem;
  • Capacidade de correr riscos;
  • Abertura para mudanças;
  • Desejo de mudar e transformar o mundo;
  • Quebrar padrões e sair do comodismo;
  • Violação das regras (por acreditar que não funcionam mais para si mesmo e para a sociedade);
  • Preza por princípios e valores verdadeiros em vez de valores dominantes.

Lado Sombra Do Arquétipo Fora Da Lei

  • Raiva e desejo de vingança (quando se sente desprezado);
  • Alienação;
  • Escolher o lado sombrio e a criminalidade (recorrer a atitudes ilegais ou antiéticas para se dar bem na vida);
  • Comportamentos autodestrutivos (abuso de álcool, uso de drogas ilícitas, dentre outros);
  • Necessidade de chocar, incomodar, gerar medo ou inquietação nas outras pessoas;
  • Busca ser temido para se sentir poderoso (por isso, tem necessidade de chocar e gerar medo nos outros);
  • Deseja vencer a todo custo (está disposto a sacrificar outras pessoas para alcançar o que deseja);
  • Desconexão com o meio social em que vive por ser diferente de alguma forma (se sente maltratado, desprezado, desprotegido, desajustado ou excluído da sociedade de algum modo);
  • Defende ou pratica a violência;
  • Promiscuidade.
Imagem de um motoqueiro barbado com jaqueta de couro preta, óculos escuros e lenço amarrado na testa para representar o arquétipo fora da lei.
Arquétipo Fora Da Lei / Imagem de Lindy Deneault por Pixabay

Exemplos Do Arquétipo Fora Da Lei

A seguir estão descritos alguns exemplos de marcas, personagens e pessoas ligadas ao arquétipo fora da lei.

Marcas

As marcas envolvidas com a identidade do arquétipo fora da lei precisam estar totalmente abertas e dispostas a correr riscos.

Isso porque, se o público não estiver preparado para ver seus valores desafiados, ainda que se trate de regras ultrapassadas, essas marcas podem virar alvo de muitas críticas e revoltas.

Dentro das organizações, em seu aspecto negativo, o fora da lei é despertado conforme o lucro e a competição se tornam mais importantes que os valores morais ou o senso de responsabilidade.

Contudo, em seu aspecto positivo, as marcas ligadas a esse arquétipo, ajudam a demolir as estruturas opressivas, as ideias acomodadas e repressivas, bem como a fortalecer a verdadeira revolução.

Desta forma, algumas das marcas associadas ao arquétipo fora da lei são:

  • MTV – Music Television.
  • Harley-Davidson Motor Company – fabricante de motos.
  • Apple.

Personagens

  • Robin Hood;
  • Zorro;
  • Darth Vader – vilão de Star Wars (e demais personagens vilões).

Pessoas

  • Madonna – cantora;
  • Amy Winehouse – cantora britânica;
  • Eminem – cantor rapper.

Postagens Relacionadas: