Arquétipo Do Puma
Liderança, Adaptabilidade E Autoconfiança.
Confira neste post, as características e os aspectos do lado luz e do lado sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo do puma.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Características Do Arquétipo Do Puma.
- Força, Poder E Autoconfiança.
- Liderança E Responsabilidade.
- Silêncio E Solitude.
- Adaptabilidade.
- Estratégia E Paciência.
- Foco Nos Objetivos.
- Agilidade E Iniciativa.
- Independência E Coragem.
- Sensualidade e Sedução.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Puma.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Puma.
Características Do Arquétipo Do Puma
O arquétipo do puma está ligado a ideia de liderança, poder, força, adaptabilidade, iniciativa, sensualidade e sedução, dentre outras.
Vale mencionar também que devido à variedade de distribuição deste animal nas Américas, o puma pode ser conhecido por diferentes nomes como, por exemplo, onça-parda, suçuarana, leão-da-montanha e cougar.
Com isso, a seguir estão descritas algumas das características atreladas ao animal de poder puma.
Força, Poder E Autoconfiança
O puma é o segundo maior felino das Américas, sendo considerado como o mamífero terrestre que possui a maior distribuição geográfica dentro do território ocidental.
Desta forma, o puma é um predador nato e um animal territorialista, passando parte do tempo demarcando o espaço que habita e o protegendo de qualquer ameaça.
Esse hábito de demarcar seu território é uma das formas que os predadores têm de estabelecer limites a outros animais e de demonstrar poder.
Nesse aspecto, o arquétipo do puma pode despertar a capacidade de nos posicionarmos e de impormos limites sempre que nos sentirmos invadidos ou desrespeitados de alguma maneira.
Assim, este arquétipo nos conecta com nossa força interior e poder pessoal que favorecem o aumento da nossa autoconfiança, nos ajudando a acreditarmos mais em nós mesmos e no nosso potencial.
Liderança E Responsabilidade
Como animal de poder, o puma está fortemente ligado a ideia de liderança que, apesar de ser uma característica comum dos predadores, para este felino, em especial, é uma virtude ainda mais marcante na sua energia.
Com isso, a nível pessoal, o arquétipo do puma nos ensina a sermos líderes de nós mesmos, nos trazendo consciência de quem somos, nos inspirando a tomarmos as rédeas da nossa vida e a assumirmos responsabilidades sem hesitação.
Todavia, em sentido mais amplo, o puma nos ajuda a exercer nossa autoridade com equilíbrio, de modo a fazermos uso do nosso poder sem nos deixarmos ser dominados por ele.
Logo, esse arquétipo ativa em nós uma capacidade de liderança natural, independentemente, do ambiente ou da situação, fazendo com que nossa voz seja ouvida sem precisar de muito esforço para isso.
Silêncio E Solitude
Da mesma forma como acontece com a maioria dos felinos, o puma é um animal solitário, que se relaciona com outros pumas apenas no período de reprodução.
Além disso, este felino está simbolicamente associado a ideia de mistério, sendo considerado como um animal extremamente silencioso, que somente é visto quando ele assim permite.
Deste modo, o arquétipo do puma pode nos influenciar a sermos mais discretos no dia a dia e a estarmos mais introspectivos, buscando por momentos de solitude, onde passamos a valorizar mais a nossa própria companhia.
Adaptabilidade
O puma possui uma notável capacidade de adaptação, já que pode ser encontrado em uma ampla variedade de habitats.
Isso porque, como já mencionado, dentre os mamíferos terrestres, o puma é o animal que possui a maior distribuição geográfica do território ocidental.
Desta forma, conseguir garantir sua sobrevivência em ambientes tão diversos demonstra a sua habilidade de encontrar recursos e de ajustar seu comportamento conforme as condições do entorno.
Sem deixar de mencionar que, este animal muitas vezes precisa coexistir com outros predadores, como a onça-pintada, por exemplo, de modo que, para evitar conflitos por alimento, este fato pode influenciar nas escolhas de sua presa.
Com isso, o arquétipo do puma, pode favorecer a capacidade de nos ajustarmos mais facilmente as situações e aos ambientes em que estamos inseridos.
Estratégia E Paciência
Assim, como a maioria dos felinos, o puma caça utilizando métodos de emboscadas, porém pode ainda optar por perseguir a presa quando esta se encontra a curtas distâncias.
Portanto, este é um animal estrategista, que planeja muito bem suas ações com paciência, a não ser, que acredite ser capaz de capturar a presa sem precisar ser tão sistemático. Ou seja, o puma não hesita, mas também não age impulsivamente.
Deste modo, o arquétipo do puma nos ensina a sermos mais estratégicos antes de tomar nossas decisões, sem sacrificar nossa capacidade de agir rápido quando a situação assim nos exigir.
Com isso, esse arquétipo reforça a ideia de que o sucesso muitas vezes está ligado à habilidade de saber esperar o momento certo para agir.
Além disso, muitas vezes, o puma também precisa ser persistente, aguardando por longos períodos, até que consiga encontrar uma presa que possa emboscar.
Nesse sentido, a energia deste animal nos ajuda a cultivar a paciência, entendendo que cada coisa tem seu próprio tempo para acontecer e que, em certas situações, a espera pode ser tão importante quanto a ação.
Foco Nos Objetivos
Durante a caça, quando está armando suas emboscadas, o puma demonstra uma paciência estratégica, observando e analisando minuciosamente sua presa antes de agir.
Essa habilidade de se manter concentrado na presa, pode nos auxiliar a eliminar distrações e a direcionar nossa energia para o que realmente importa, fortalecendo nossa capacidade de focar nos objetivos.
Agilidade E Iniciativa
As pernas traseiras do puma são mais longas e mais fortes que as da frente, o que lhe possibilita dar grandes saltos e atingir impressionantes velocidades durante as corridas curtas.
Por esta razão, este animal está fortemente associado a ideia de agilidade e, apesar de não estar entre os animais mais rápidos, também possui a capacidade de atingir boas velocidades durante suas perseguições de curtas distâncias.
Nesse sentido, o puma nos traz mais agilidade e pode nos ajudar a realizar nossas tarefas diárias de forma mais rápida e a dar grandes saltos rumo ao alcance dos nossos objetivos.
Além disso, o puma não espera passivamente pelas oportunidades, pois ele precisa ir atrás da caça para se alimentar e sobreviver.
Portanto, o arquétipo do puma ativa nosso poder de ação e de iniciativa, nos estimulando a sair da zona de conforto e a agirmos para conquistar nossos objetivos.
Independência E Coragem
Como já mencionado, o puma costuma ser mais solitário e independente, pois, a partir de certa idade, se separa de sua mãe e segue seu próprio caminho.
Logo, esse animal precisa ser destemido e não ter medo de correr riscos se quiser garantir a própria sobrevivência, uma vez que depende somente de si mesmo para isso.
Desta forma, a energia do puma nos traz coragem para seguirmos nosso próprio caminho e para enfrentar nossos medos e os desafios que possam surgir.
Assim, o arquétipo do puma também pode nos inspirar maior necessidade de independência, nos ajudando a desenvolver a confiança em nossa própria capacidade de conquistar nossos objetivos, sem ficar esperando que os outros façam por nós aquilo que nós mesmos podemos fazer.
Sensualidade e Sedução
De modo geral, a sensualidade e a sedução são frequências intimamente ligadas a energia dos felinos.
Por esta razão, o arquétipo do puma pode ativar essa energia de sensualidade e de sedução no nosso campo, estimulando nossa capacidade de atração e magnetismo pessoal.
Contudo, essas características não abrangem apenas os relacionamentos afetivos, podendo favorecer todos os tipos de relacionamentos, incluindo, parcerias de negócios e clientela.
Lado Luz Do Arquétipo Do Puma
- Autoconfiança;
- Autoestima;
- Elegância;
- Força;
- Magnetismo e poder pessoal;
- Independência;
- Liderança;
- Inteligência;
- Poder de ação e de iniciativa;
- Estratégia e planejamento;
- Não ter medo de assumir responsabilidades;
- Coragem;
- Foco nos objetivos;
- Observação;
- Paciência e cautela;
- Assertividade;
- Agilidade;
- Adaptabilidade;
- Silêncio (discrição);
- Determinação;
- Persistência;
- Capacidade de se posicionar e impor limites;
- Solitude;
- Sensualidade;
- Sedução;
- Instinto.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Puma
- Agressividade;
- Solidão e isolamento social (dificuldade de socializar ou não querer interagir com outras pessoas);
- Insônia ou dificuldade para dormir a noite (por ser um animal mais ativo durante a noite).
Fontes
- Livro – Animais De Poder: Alquimia Ancestral.