Arquétipo Do Pavão
Autoestima, Extravagância E Autenticidade.
Confira, neste post, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do pavão.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Significado Do Pavão.
- Pavão Na Mitologia Indiana.
- Pavão Na Mitologia Greco-romana.
- Características Do Arquétipo Do Pavão.
- Beleza E Elegância.
- Extravagância E Autenticidade.
- Presença E Destaque.
- Realeza E Prosperidade.
- Criatividade E Expressão Artística.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Pavão.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Pavão.
Significado Do Pavão
O nome pavão pertence a três espécies de aves (pavão-azul, pavão-verde e pavão-congolês), porém a mais conhecida e retratada na arte é a do pavão-azul (ou pavão-indiano).
Comumente, a imagem do pavão é associada a vaidade e orgulho, mas, simbolicamente, ele também está conectado a energia solar devido o formato de sua cauda quando aberta.
Na antiguidade, essa ave simbolizava o renascimento e a sua imagem foi associada a ressurreição na arte cristã primitiva, levando em conta que o pavão troca suas penas em determinados períodos e fica por alguns meses sem seu adorno até que ele adquira uma nova plumagem.
Por seu simbolismo atrelado a imortalidade e por sua inimizade com as serpentes (que foram relacionadas ao diabo), consequentemente, nas artes da idade média, o pavão tornou-se também um símbolo de Cristo.
No período dos impérios bizantino e romano, da mesma forma como a águia foi adotada como a ave do imperador, o pavão foi atribuído a imperatriz pelas cortes, conectando-o ao feminino e a realeza.
Ainda nesse sentido, na Pérsia e Babilônia, essa ave foi esculpida em tronos reais, sendo considerada como uma guardiã da realeza.
Além do mais, tanto no Vietnã como na China o pavão está relacionado ao simbolismo de paz e prosperidade.
Contudo, na Índia, a importância do pavão foi além do simbolismo, sendo adotado como um ingrediente de cura da medicina.
Pavão Na Mitologia Indiana
No Hinduísmo, o pavão está ligado, principalmente, a divindade Kumara (ou Skanda dentre outros nomes) como sua montaria.
No entanto, isso não impede que essa ave também esteja ligada a outras divindades da mitologia indiana de alguma forma como, por exemplo, a Krishna que, por vezes, é ilustrado com a pena de pavão na coroa.
Assim, segundo o mito hindu, Kumara, deus da guerra, pode fazer com que os venenos das serpentes se transformem em poções que trazem imortalidade.
Desta forma, além de ser um símbolo de beleza, o pavão também carrega um simbolismo de transmutação e imortalidade, pois acreditava-se que a beleza das plumagens desta ave era fruto da transmutação dos venenos das serpentes que ingeria ao destruí-las.
Pavão Na Mitologia Greco-romana
Na mitologia grega acreditava-se que o pavão pertencia a deusa Hera (rainha do Olimpo) que, para os romanos, equivale a Juno.
Segundo Ovídio, Hera pede a seu servo Argos (gigante que possuía cem olhos) para que ele vigie Io, uma das conquistas de seu marido Zeus.
No entanto, Argos é executado por Mercúrio, fazendo com que Hera prendesse os olhos dele nas penas do seu pavão.
Características Do Arquétipo Do Pavão
O arquétipo do pavão está conectado as energias de beleza, elegância, realeza, prosperidade, extravagância, autenticidade, presença, destaque e criatividade.
Beleza E Elegância
O pavão é uma ave de muita beleza e exuberância que possui uma plumagem de cores marcantes e uma crista de penas na cabeça.
Mas, de modo geral, é o pavão macho que possui uma longa cauda (que na verdade são longas penas sobre a cauda) que se abre em forma de leque com penas contendo uma pintura característica que remetem a olhos (chamados de ocelos).
Além disso, o pavão possui um andar elegante e pomposo que seria como um meio para ele se equilibrar enquanto caminha carregando sua enorme e bela cauda.
Desta forma, o arquétipo do pavão nos conecta com a nossa beleza interior e nos inspira a expressá-la no externo.
Por esta razão, esse é um arquétipo que favorece o desenvolvimento de questões ligadas a autoconfiança, autoestima elevada, amor-próprio, aumento da vaidade e do autocuidado.
Extravagância E Autenticidade
Seja na natureza ou em qualquer outro ambiente que esteja, ainda que não quisesse, o pavão é um tipo de animal que chama muita atenção.
Contudo, no período de acasalamento, ele emite intensas vocalizações e faz questão de exibir sua belíssima cauda com o objetivo de chamar a atenção da fêmea para conquistá-la.
Assim, a cauda glamourosa do pavão é como uma faca de dois gumes, pois apesar dele utilizá-la para conquistar as fêmeas, ela também é um forte chamariz para seus predadores, tornando-o vulnerável nesse sentido.
Com isso, o arquétipo do pavão pode despertar em nós a energia da extravagância, ativando o desejo por chamar mais a atenção das outras pessoas, de estar em evidência (seja fisicamente ou através das atitudes) e a capacidade de nos sentirmos confortáveis nessas situações.
Portanto, esse arquétipo representa a coragem de se mostrar e de ser quem se é, com suas qualidades e defeitos, independentemente, dos riscos que isso possa trazer, nos conectando com nossa autenticidade.
Presença E Destaque
O pavão é um animal de presença marcante, pois, além da plumagem de cores fortes e brilhantes também possui uma cauda exuberante e muito chamativa.
Por esta razão, ele se destaca e não passa despercebido aonde quer que esteja.
Assim, a ativação do arquétipo do pavão nos faz estar mais em evidência, ainda que não seja essa a intenção, já que isso é algo natural da sua essência.
Além do mais, por ser um animal que está sempre em posição de destaque e que lida bem com isso sem se deixar intimidar, o arquétipo do pavão também está atrelado a frequência de liderança.
No entanto, vale dizer ainda que a energia de presença do pavão também pode simbolizar a capacidade de nos mantermos totalmente centrados no momento presente, sem que fiquemos mentalmente dispersos enquanto realizamos o que quer que seja.
Realeza E Prosperidade
O pavão, além de toda sua beleza, possui ainda uma crista de penas no topo da cabeça que nos remete a uma coroa.
Não por acaso, todo o conjunto de características físicas do pavão fizeram com que as energias do feminino e da realeza fossem atribuídas a ele por certas culturas.
Afinal de contas, ele foi associado a imagem de imperatrizes e da deusa Hera (ou Juno), rainha do Olimpo.
Sem deixar de mencionar que uma de suas espécies, o pavão-verde, possui tons de bronze ou dourado, o que pode ter feito com que, ao longo do tempo, o pavão fosse associado ao sol e a prosperidade por alguns povos.
Desta forma, o arquétipo do pavão pode nos alinhar com essas energias do feminino, da realeza e da prosperidade, nos conectando, assim, com um maior senso de merecimento.
Criatividade E Expressão Artística
Por ser um arquétipo muito atrelado a energia da beleza, da autenticidade e da extravagância, o pavão pode ser muito benéfico para questões ligadas a criatividade e expressão artística.
Assim, o arquétipo do pavão pode trazer mais inspiração, vontade de criar algo fora do comum, de inovar e de expressar sua verdade, favorecendo nossa capacidade criativa e artística.
Lado Luz Do Arquétipo Do Pavão
- Beleza e elegância;
- Autoestima elevada;
- Amor-próprio;
- Autocuidado e aumento da vaidade;
- Extravagância (gostar de chamar atenção e estar confortável com isso);
- Autovalor;
- Autoconfiança;
- Autenticidade (coragem de ser quem é, com qualidades e defeitos);
- Autoaceitação;
- Magnetismo e poder pessoal;
- Presença;
- Destaque;
- Atrair atenção e admiração;
- Popularidade;
- Maior senso de merecimento;
- Favorece criatividade e expressão artística;
- Liderança;
- Conexão com a energia do feminino e da sensualidade;
- Conexão com energia de prosperidade e realeza.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Pavão
- Necessidade exagerada de chamar atenção (apenas pelo ego);
- Se sentir desencaixado (deslocado);
- Orgulho;
- Excesso de vaidade;
- Atrair inveja.