Pular para o conteúdo
COMPARTILHAR ESTA POSTAGEM

Arquétipo do Cervo ou Veado

Intuição, Regeneração e Agilidade.

Confira neste post, os aspectos do lado luz e do lado sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo do cervo, bem como as características e os simbolismos atrelados a este animal de poder.

Mas, antes de mais nada, é importante esclarecer que, dentre os cervídeos, encontram-se uma variedade de espécies com as denominações de cervo e veado, sendo considerados popularmente como termos sinônimos.

Assim, ambos os termos, cervo e veado, são utilizados para nomear alguns dos integrantes da família Cervidae (os cervídeos), que inclui animais como a corça, o alce e a rena.

Imagem de um cervo macho de perfil, em meio a natureza, simbolizando o arquétipo do cervo.
Arquétipo Do Cervo / Imagem de janrye por Pixabay

Simbolismo Do Arquétipo Do Cervo

Devido as galhadas que se renovam de tempos em tempos, os cervos são frequentemente comparados a árvore da vida e ao simbolismo de renovação cíclica e renascimento.

Todavia, suas galhadas também podem ser associadas à conexão com o mundo espiritual ou representar força, poder e realeza, uma vez que, as pontas presentes nas coroas são inspiradas, de modo geral, nos chifres dos animais.

Além disso, o processo de competição dos machos pelas fêmeas, durante o período de acasalamento, reforça as ideias de virilidade, fecundidade e fertilidade.

Contudo, outros simbolismos atrelados ao cervo, que fazem referência ao seu comportamento, incluem prudência, velocidade, rapidez e agilidade.

Assim, na mitologia grega, o cervo está ligado a divindade da caça, Ártemis, frequentemente retratada com um cervo ou veado ao seu lado, simbolizando sua habilidade como caçadora e protetora dos animais selvagens.

Já na cultura celta, Cernunnos, divindade associada a abundância e considerado como o senhor dos animais, é representado com galhadas de cervo na cabeça.

Na cultura japonesa, o veado passou a ser considerado um animal sagrado e mensageiro dos deuses devido uma lenda que diz que a divindade do trovão e da espada, Takemikazuchi, teria sido visto montando um cervo branco.

Inclusive, Nara, no Japão, é famosa por ser considerada a cidade dos veados, pois muitos destes animais selvagens andam livremente pela cidade sem medo da presença de pessoas.

Entretanto, no xamanismo, o simbolismo do cervo está associado a ideias como sabedoria, desapego, maturidade, gentileza, leveza, sensibilidade e amor incondicional.

Características do Arquétipo do Cervo

O arquétipo do cervo está muito associado a realeza, virilidade, graciosidade, força, agilidade, renascimento, renovação e espiritualidade.

Deste modo, a seguir estão descritas algumas das características atreladas a este animal de poder.

Força E Proteção

De modo geral, os cervos ou veados machos possuem galhadas, que são extensões do seu crânio e que variam de tamanho, forma e ramificação, conforme cada espécie.

Assim, como animais naturalmente territorialistas, eles utilizam suas galhadas para proteção e defesa própria ou para disputarem as fêmeas durante o período de acasalamento.

Com isso, na época de reprodução, os machos medem força com seus rivais através do tamanho e do formato que suas galhadas possuem, ou ainda, fazem uso de bramidos altos como forma de intimidação que podem servir também para atrair as fêmeas.

Contudo, caso as intimidações não sejam suficientes para afastar os rivais, ambos os machos partem para o embate com suas galhadas até que um deles perca ou desista.

Nesse sentido, as galhadas simbolizam a força e o poder dos cervos, enquanto que a sua natureza territorialista o impulsiona a lutar e se proteger quando necessário.

Portanto, o arquétipo do cervo pode despertar nossa força interior e aumentar nossa capacidade de impor limites e de nos defendermos, ativando, assim, o nosso poder pessoal.

Virilidade E Fecundidade

Normalmente, as galhadas dos cervos caem e renascem anualmente, tendendo a crescer mais e a criarem mais ramificações com o passar dos anos, de modo que, quanto mais velhos se tornam, mais exuberantes ficam suas galhadas.

Desta forma, a queda de suas galhadas ocorre após passarem pela fase de reprodução, devido a diminuição da produção de testosterona, um hormônio masculino.

Logo, tanto o processo de queda e crescimento das galhadas dos cervos (que está relacionado aos níveis de testosterona), como o processo de competição dos machos pelas fêmeas (no período de acasalamento) nos remetem as ideias de virilidade e fecundidade.

Todavia, enquanto a virilidade se refere, basicamente, ao vigor sexual e físico, a fecundidade, por sua vez, está mais ligada a capacidade de reprodução e geração da vida, mas, em sentido mais amplo, simboliza ainda a nossa capacidade criativa.

No entanto, trazendo para a nossa realidade, vale ressaltar que, a testosterona também está presente em menor quantidade nas mulheres e, portanto, os níveis deste hormônio afetam ambos os sexos, masculino e feminino, no que diz respeito a libido e desejo sexual.

Com isso, o arquétipo do cervo pode favorecer o aumento da libido e do desejo sexual, além de nos proporcionar mais vitalidade e estimular a nossa criatividade.

Imagem de um cervo macho na frente e um cervo fêmea atras, no meio da natureza, para representar o arquétipo do cervo.
Arquétipo Do Cervo / Image by Rainhard Wiesinger from Pixabay

Agilidade E Atenção

Os cervos são presas de diversos predadores e, por esta razão, estão sempre atentos aos sons e movimentos ao seu redor.

Esse estado de vigilância constante possibilita a esses animais estarem sempre prontos para detectar a menor possibilidade de ameaça e escaparem rapidamente quando necessário.

Assim, os cervos conseguem ser ágeis e rápidos o suficiente durante uma fuga, possuindo habilidade para correr em terrenos variados e pular alturas consideráveis para ultrapassar os obstáculos pelo caminho.

Logo, o arquétipo do cervo pode nos trazer mais agilidade, nos ajudando a agir de forma rápida e eficaz diante de situações que exigem resposta imediata e a encontrar caminhos alternativos com mais facilidade.

Além disso, sua energia pode ativar em nós um maior senso de atenção e vigilância, nos permitindo estar sempre atentos as situações, aos ambientes e as pessoas que nos cercam.

Desta forma, esse arquétipo nos possibilita identificar não apenas as ameaças, mas também as oportunidades para agirmos com mais sabedoria.

Silêncio E Leveza

Como animal de poder o cervo também está associado a leveza, que se reflete nos seus movimentos silenciosos e suaves.

Assim, apesar de ser um animal que vive em constante ameaça, o cervo nos transmite essa suavidade, nos ensinando a levarmos a vida de forma mais leve apesar dos desafios.

Além disso, o seu movimento silencioso nos remete a ideia de prudência e discrição, no sentido de evitar os olhares indesejados, já que, para um cervo, chamar a atenção pode ser algo fatal.

Desapego E Renovação

Normalmente, o processo de queda e crescimento das galhadas dos cervos ocorre anualmente e, a cada renascimento, elas ganham mais ramificações, se tornando maiores e mais exuberantes.

Simbolicamente, este processo está associado a renovação, mas também nos remete a ideia de melhoramento contínuo, já que a cada crescimento essas galhadas podem se tornar ainda mais fortes.

Com isso, o arquétipo do cervo nos traz uma frequência de renovação em todos os sentidos e, principalmente, para nós mesmos enquanto indivíduos, podendo nos estimular a busca por desenvolvimento contínuo.

Contudo, assim como o crescimento das galhadas está relacionado ao simbolismo de renascimento e renovação, a sua queda pode representar a ideia de desapego.

Nesse sentido, este arquétipo pode nos ajudar a desapegar daquilo que já não nos serve mais e, ao mesmo tempo, nos inspirar a estarmos mais receptivos ao novo, permitindo que algo muito melhor surja na nossa vida.

Regeneração E Cura

Devido os ciclos de renascimento de suas galhadas, como animal de poder, o cervo está atrelado ao simbolismo de cura e regeneração.

No entanto, o tipo de cura que o cervo ou veado nos proporciona está relacionado a questões da nossa criança interior que precisam ser resolvidas.

Deste modo, o arquétipo do cervo pode nos ajudar a curar feridas abertas ainda na infância, mas que não foram cicatrizadas e, por isso, permanecem afetando nossa forma de lidar com a vida no momento presente.

Logo, esse arquétipo nos possibilita curar nossa criança interior e regenerar nossa energia para que, assim, possamos seguir rumo a uma nova vida, totalmente livres do peso do passado e de tudo que já não nos serve mais.

Sensibilidade E Intuição

Os cervos possuem sentidos aguçados que os ajudam a captar facilmente os sons e movimentos ao seu redor e a detectar quaisquer possíveis ameaças.

Portanto, suas habilidades naturais o tornam um animal muito sensível e instintivo, capaz de perceber as sutilezas do ambiente.

Nesse sentido, o cervo nos inspira a também confiar na nossa intuição, ouvindo a sabedoria interna que nos guia, para tomar decisões mesmo quando os caminhos parecem incertos.

Com isso, o arquétipo do cervo pode contribuir para uma maior conexão com a nossa intuição, nos ajudando a confiarmos mais naquilo que sentimos de forma sutil e instintiva.

Realeza E Conexão Espiritual

As galhadas dos cervos são como uma coroa de poder, uma vez que, a presença de pontas nas coroas também está associada ao simbolismo dos chifres dos animais de modo geral.

Desta forma, ambos, coroa e chifres (ou galhadas no caso dos cervos), representam a ideia de elevação, poder e iluminação.

Nesse ponto, o fato das galhadas dos cervos aumentarem de tamanho a cada novo crescimento, reforça este simbolismo de elevação, pois nos remete a ideia de que suas galhadas alcançam lugares cada vez mais altos com o passar do tempo.

Assim, o arquétipo do cervo está fortemente associado a ideia de conexão espiritual, trazendo a possibilidade de nos elevarmos espiritualmente, de recebermos orientação ou, até mesmo, de acessarmos outros planos da realidade.

Todavia, esse arquétipo também está relacionado a frequência de realeza e nobreza, favorecendo nossa autoestima, autoconfiança e o reconhecimento do nosso valor.

Gentileza E Pureza

A energia do cervo nos conecta com a inocência e a pureza do ser, favorecendo o contato com a nossa criança interior.

Além disso, como animal de poder, o cervo está associado as virtudes como gentileza e amor incondicional.

Deste modo, o arquétipo do cervo nos possibilita ativarmos essas energias, sem nos impedir de impor limites e de expressar nossa força quando necessário.

Imagem de um cervo macho de frente para simbolizar o arquétipo do cervo.
Arquétipo Do Cervo / Image by u_bj12jm7qoh from Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Do Cervo

  • Autoestima;
  • Autoconfiança;
  • Amor incondicional;
  • Frequência de realeza e nobreza;
  • Frequência de graça, beleza e elegância;
  • Gentileza e mansidão;
  • Energia de pureza e inocência;
  • Agilidade;
  • Leveza;
  • Flexibilidade;
  • Adaptabilidade;
  • Atenção e vigilância;
  • Silêncio – discrição e prudência;
  • Força;
  • Poder pessoal;
  • Proteção e defesa;
  • Virilidade (vigor sexual e físico);
  • Libido;
  • Fecundidade e fertilidade;
  • Criatividade;
  • Renovação;
  • Renascimento;
  • Regeneração;
  • Cura;
  • Sensibilidade;
  • Intuição aguçada;
  • Conexão espiritual;
  • Favorece o autodesenvolvimento.

Lado Sombra Do Arquétipo Do Cervo

  • Medo e ansiedade (devido o senso de alerta, quando em excesso);
  • Insegurança;
  • Agressividade (embora o cervo seja muito associado à gentileza e mansidão ele também pode se tornar agressivo quando se sente ameaçado);
  • Vulnerabilidade (sensação de fragilidade, por ser tratar de uma presa de diversos predadores).

Postagens Relacionadas:


COMPARTILHAR ESTA POSTAGEM