Arquétipo da Formiga
Dedicação, Organização E Cooperação.
Confira, neste post, o significado, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo da formiga.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Simbolismo Do Arquétipo Da Formiga.
- Características Do Arquétipo Da Formiga.
- Organização E Responsabilidade.
- Construção E Aterramento.
- Cooperação E Trabalho Em Equipe.
- Dedicação E Comprometimento.
- Proatividade E Produtividade.
- Paciência, Persistência E Constância.
- Força De Vontade E Motivação.
- Força E Resistência.
- Comunicação Em Grupo E Direcionamento.
- Transmutação De Energia.
- Provisão.
- Lado Luz Do Arquétipo Da Formiga.
- Lado Sombra Do Arquétipo Da Formiga.
Simbolismo Do Arquétipo Da Formiga
Algumas histórias e fábulas envolvendo as formigas são bem populares e dentre elas, podemos citar a famosa fábula “A Cigarra E A Formiga”, escrita por Esopo, e o filme de animação “Vida De Inseto” lançado em 1998.
Mas, de modo geral, nessas histórias as formigas são apresentadas como exemplos de cooperação, união, esforço e trabalho duro.
Já nos textos bíblicos do livro de Provérbios, escrito pelo rei Salomão, as formigas são citadas nos capítulos 06 e 30 e, ambos os trechos, fazem menção a formiga como um ser sábio.
Assim, no capítulo 06 de provérbios, dos versículos de 06 a 08, diz “(6) Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! (7) Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, (8) e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.”…
Enquanto que, no capítulo 30, nos versículos 24 e 25, é reforçado a ideia de sabedoria na formiga, dizendo “(24) Quatro seres da terra são pequenos, e, no entanto, muito sábios: (25) As formigas, criaturas de pouca força, contudo, armazenam sua comida no verão;”…
Contudo, no budismo tibetano, a formiga e seu formigueiro são associados a ideia de uma vida industriosa (diligente) e ao apego excessivo aos bens materiais.
No xamanismo, a formiga simboliza paciência, cooperação e perseverança e está ligada a energia de outros cinco animais de poder e suas virtudes, sendo eles: Texugo e a sua agressividade, Alce e a sua resistência, Rato e a sua minúcia, Castor e a sua força construtora, Leão e a sua generosidade.
Características Do Arquétipo Da Formiga
O arquétipo da formiga, de modo geral, está conectado as ideias de cooperação, organização, dedicação, produtividade, constância, esforço e trabalho.
Deste modo, seguem abaixo estas e algumas outras características ligadas a este animal de poder.
Organização E Responsabilidade
As formigas são insetos que, geralmente, formam sociedades de colônias com inúmeros integrantes, cada qual cumprindo funções bem definidas.
Com isso, dependendo do tamanho da colônia, podem existir uma ou mais rainhas, alguns machos, um grupo de formigas soldados e uma outra parte maior de indivíduos definidas como formigas operárias.
Desta forma, a rainha (ou rainhas) e os machos são os indivíduos férteis e os responsáveis pela reprodução da colônia, enquanto que as formigas soldados cuidam da segurança e da proteção do formigueiro.
Já as formigas operárias podem ter diferentes funções dentro do formigueiro, incluindo limpeza, providenciar alimento, cuidado com as larvas, fazer túneis, dentre outros.
Assim, devido à capacidade de organização e de cumprir as funções conforme sua especialidade, as formigas conseguem manter o formigueiro funcionando adequadamente para o bem de todos os integrantes.
Nesse sentido, o arquétipo da formiga pode despertar em nós um maior senso de responsabilidade, nos ajudando a sermos mais comprometidos com nossos deveres e obrigações, fazendo o que precisa ser feito dia após dia.
Além disso, é a sua grande capacidade de organização social que lhe garante prosperar em diferentes ecossistemas, obtendo sucesso em explorar recursos, se proteger e modificar o habitat de acordo com a necessidade da colônia.
Por esta razão, o forte senso de organização da formiga pode nos estimular a organizarmos melhor nossa rotina, de modo que nossas tarefas diárias possam ser cumpridas mais facilmente.
Construção E Aterramento
Conforme se estabelecem em um território, as formigas constroem estruturas complexas, conhecidas como formigueiros, que podem compreender vários metros com galerias e túneis subterrâneos.
Logo, essa característica, conecta a formiga a ideia de construção e reforça também a ideia de ligação com o elemento terra.
Desta forma, a formiga está relacionada a capacidade de aterramento que basicamente ajuda a nos mantermos atentos e presentes no aqui e agora.
Além do mais, em suma, o elemento terra representa ainda praticidade, objetividade e a nossa capacidade de realização, de estruturar algo, dentre outros simbolismos.
Com isso, o arquétipo da formiga favorece nossa capacidade de construir, de colocar a mão na massa para fazer com que nossas metas e objetivos sejam concretizados e construídos de fato.
Cooperação E Trabalho Em Equipe
De modo geral, as formigas vivem organizadas em colônias. Portanto, a visão mais comum que temos destes insetos está associada a ideia de coletivo.
Não por acaso, as colônias de formigas podem ser consideradas como superorganismos, uma vez que, atuam como uma entidade unificada que trabalha em conjunto pelo bem de todos.
Além do mais, esse animal de poder possui uma ótima comunicação em grupo, o que pode favorecer nossa capacidade de convivência e facilitar nossa vida no que se refere a trabalho em equipe.
Assim, o arquétipo da formiga pode nos proporcionar um maior senso de comunidade, de cooperação e de união tanto no ambiente familiar como no ambiente de trabalho.
Vale citar ainda que, a imagem de um grupo de formigas ou de formigas no formigueiro, pode aumentar esta frequência de união e de trabalho em equipe.
Dedicação E Comprometimento
Como já mencionado, as formigas são muito organizadas entre si e dentro do formigueiro cada qual possui uma função específica a ser cumprida.
Desta forma, cada integrante da colônia entende a importância de suas ações para o sucesso do grupo ao cumprirem seu papel com dedicação.
Assim, o arquétipo da formiga nos conecta com essa capacidade de nos dedicarmos e de nos comprometermos totalmente com aquilo que é importante e que precisa ser feito para obtermos os resultados que desejamos.
Proatividade E Produtividade
A formiga está ligada a produtividade e a trabalho direcionado, já que todas possuem suas atribuições muito bem definidas e as realizam com empenho.
Logo, apesar de ser um animal proativo, sua ação é focada totalmente para a realização de seus objetivos, ou melhor dizendo de suas funções.
Com isso, a energia da formiga nos traz uma ação produtiva, nos ajudando a focar na realização daquilo que precisa ser feito e a parar de procrastinar o que é importante.
Paciência, Persistência E Constância
Como animal de poder a formiga está ligada a virtude da paciência e nos ensina que não há porque ter pressa, pois o resultado vem no seu devido tempo, quando tudo é feito com persistência e constância.
Assim, esses animais trabalham incansavelmente, dia após dia, cumprindo suas funções específicas com paciência e disciplina.
Nesse sentido, o arquétipo da formiga pode nos trazer essa capacidade de sermos mais pacientes e constantes nos nossos esforços diários, rumo aos nossos objetivos, focando em fazer aqui e agora, semeando e regando dia após dia para colher no devido tempo.
Força De Vontade E Motivação
A sobrevivência da colônia de formigas depende da execução das funções de cada uma delas, ou seja, todas precisam cumprir seu papel com disciplina para que todos sejam beneficiados.
Portanto, apesar de existir certa hierarquia ou separação de castas no formigueiro, cada formiga sabe o que precisa fazer e simplesmente o faz, dia após dia, sem a necessidade de que fiquem supervisionando ou pegando no pé para que realize suas funções.
Deste modo, o arquétipo da formiga também está ligado a força de vontade e a automotivação.
Força E Resistência
As formigas possuem um par de mandíbulas bem fortes, que podem ser utilizadas para o transporte de alimentos, na construção de seus ninhos e, inclusive, para defenderem a si mesmos e a colônia.
Contudo, apesar de tão pequeninas, as formigas são capazes de levantar e mover objetos dezenas de vezes mais pesados que o peso do seu próprio corpo. E esse valor pode variar entre 50 e até 100 vezes, a depender da espécie.
Ou seja, ainda que aparentem ser meros insetos frágeis, se compararmos a sua força muscular com a de outros seres maiores, proporcionalmente, a formiga pode estar entre os animais mais fortes.
Logo, não é a toa que diferentes espécies de formigas estão presentes em quase todo o planeta (exceto nos polos norte e sul) e que conseguem construir formigueiros de forma tão complexa.
Portanto, o arquétipo da formiga também simboliza grande força e resistência.
Comunicação Em Grupo E Direcionamento
Dentro e fora do formigueiro as formigas se comunicam como ninguém, pois a todo instante estão trocando informações por meio da liberação de substâncias conhecidas como feromônios, ou ainda por meio de sons e toque.
No entanto, os feromônios, liberados através de suas antenas, podem ser de diferentes tipos, como por exemplo: de alarme – que alerta o grupo de qualquer ameaça; de recrutamento – que direciona os demais integrantes até uma fonte de alimento; e o territorial – que é utilizado para demarcar toda a área do formigueiro; dentre outros.
Com isso, cada indivíduo da colônia consegue identificar os diferentes cheiros e sabores de feromônios liberados pelos demais integrantes, o que lhes possibilita uma excelente comunicação para a realização do trabalho.
Logo, a liberação desses diferentes tipos de feromônios, servem tanto para facilitar a comunicação entre o grupo como para garantir que as formigas consigam se direcionar melhor, dentro e fora do formigueiro, conforme sua função.
Deste modo, o arquétipo da formiga nos possibilita um maior senso de direcionamento, de sabermos para onde seguir de acordo com os nossos objetivos, além de ajudar a nos comunicarmos melhor, a sermos mais claros na forma como nos expressamos, principalmente, em grupo.
Transmutação De Energia
A depender da espécie, as formigas podem ser necrófagas, o que significa que elas podem se alimentar, inclusive, de restos de animais mortos.
Mas, existem também espécies de formigas do tipo cortadeiras que se alimentam apenas do fungo que é produzido dentro da colônia, a partir das folhas que são coletadas por elas.
Todavia, independentemente, da forma como se alimentam, esses animais estão ligados ao reciclamento da vida, uma vez que, através delas, esses restos orgânicos mortos podem ser reaproveitados para a manutenção da vida.
Assim, por meio da atuação das formigas, acontece a transformação daquilo que pode ser considerado negativo, em algo positivo e benéfico para elas próprias.
Nesse sentido, o arquétipo da formiga está ligado ao processo de transmutação das energias, podendo favorecer nossa capacidade de dar um novo sentido as coisas, de transformar situações ou questões negativas em algo favorável para nós, ou no mínimo, nos ajudar a tirar algo de bom por mais difícil que pareçam as circunstâncias.
Provisão
Nos contos e fábulas, as formigas são apresentadas como seres que não trabalham visando apenas o hoje, muito pelo contrário, elas administram a utilização de seus recursos também pensando a longo prazo.
E assim, elas se preparam para sobreviverem no inverno, período em que tem mais escassez de alimentos, podendo então descansar ou, no mínimo, trabalharem menos com os seus estoques cheios.
Por esta razão, simbolicamente, este arquétipo está ligado a ideia de provisão, de reservar e guardar recursos no agora com o intuito de ter uma segurança a mais no futuro.
Logo, é possível que este arquétipo nos influencie a querermos planejar melhor nossa vida financeira, pensando em formas de otimizar a utilização dos nossos recursos financeiros a longo prazo.
Contudo, trazendo para nossa realidade, é possível que em um aspecto negativo, isso possa se expressar como avareza, resultando na preocupação excessiva em acumular bens, apego ao dinheiro e mesquinhez, de modo que, a pessoa muitas vezes deixa de usufruir de certas coisas na vida por receio de gastar seu dinheiro.
Lado Luz Do Arquétipo Da Formiga
- Aterramento;
- Organização;
- Planejamento;
- Estratégia;
- Direcionamento;
- Paciência;
- Dedicação e disciplina;
- Esforço;
- Responsabilidade;
- Comprometimento;
- Persistência e perseverança;
- Determinação;
- Constância nos objetivos;
- Força de vontade e motivação;
- Produtividade;
- Proatividade e disposição;
- Elimina procrastinação;
- Força e resistência;
- Adaptação;
- Cooperação;
- Forte senso de comunidade;
- Trabalho em equipe;
- Trabalho direcionado;
- Provisão (reserva de recursos);
- Ótima comunicação em grupo;
- Ajuda na construção de sonhos e objetivos;
- Intuição aguçada (senso de premeditação, antever acontecimentos);
- Transmutação de energia.
Lado Sombra Do Arquétipo Da Formiga
- Excesso de trabalho (dificuldade para descansar ou de tirar um tempo para relaxar);
- Autossacrifício (sempre deixar de lado a si mesmo e aos próprios interesses para estar a serviço dos interesses dos outros);
- Avareza – apego ao dinheiro, necessidade de acumular bens e mesquinhez (quando a pessoa deixa de usufruir certas coisas na vida por receio/medo de gastar dinheiro).