Pular para o conteúdo

Arquétipo da Chave

Autoridade, Revelações e Mudanças.

Entenda o simbolismo e as características deste objeto, além dos aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo da Chave.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Simbolismo Da Chave.
  • Características Do Arquétipo Da Chave.
  • Lado Luz Do Arquétipo Da Chave.
  • Lado Sombra Do Arquétipo Da Chave.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Imagem de NoName_13 por Pixabay

Simbolismo Da Chave

A chave é uma ferramenta para abertura e trancamento de fechaduras, sendo também muito útil para nossa proteção e segurança. Além de suas funcionalidades, ao longo da história, esse item acabou sendo carregado de diversos significados.

Antigamente, a chave era utilizada como um item que atraia boa sorte e, por esta razão, as pessoas carregavam ela no bolso ou penduravam na parede de casa.

A chave mestra (a chave que abre todas as portas) é muito utilizada como amuleto por acreditarem que ela tem o poder de realizar os sonhos de seus usuários.

Na Rússia, colocar chaves em cima da mesa simboliza perdas e infortúnios. Em contrapartida, os gregos acreditam que carregar três chaves juntas atrai amor, riqueza e saúde.

Na mitologia grega, este símbolo está associado a Hécate, conhecida como deusa das bruxas, que geralmente é ilustrada também portando uma chave.

Na mitologia romana, este objeto está ligado a Jano, deus das mudanças. Em suas ilustrações ele é apresentado com a chave em uma das mãos. Para os romanos, esse deus estava ligado às decisões, escolhas, transformações, inícios, mudanças e transições.

Na Bíblia, existe também uma passagem em que Jesus diz a Pedro, simbolicamente, que lhe dá as chaves do Reino dos Céus. Assim, no catolicismo, este símbolo foi adotado e está presente no brasão do Papa representando a conexão entre céu e terra.

O símbolo egípcio Ankh conhecida como Cruz Ansata, Cruz da Vida ou Chave da Vida, é considerada como a chave que liga o mundo dos vivos e dos mortos e está conectada com a ideia de vida eterna, proteção espiritual e conhecimento superior.

No esoterismo, a chave representa a iniciação espiritual e o acesso à sabedoria oculta que não é revelada para qualquer pessoa.

Simbolicamente, quando alguém recebe a chave da cidade representa a total confiança que é depositada nessa pessoa. E este feito ainda é comum nos Estados Unidos.

A forma de expressão “dar a chave do coração” a alguém, também diz muito sobre a forte ligação que a chave tem com a confiança, representando, inclusive, que esta pessoa está entregando o poder sobre si para o outro.

Por sua vez, outro termo muito utilizado é ter “viradas de chave” que pode significar ter novas ideias, perceber algo que antes não se deu conta, encontrar uma solução e qualquer outa coisa associada a ter clareza ou entendimento.

Características do Arquétipo da Chave

O arquétipo da chave está muito associado as ideias de autoridade, poder, liberdade, confiança, clareza, decisão, conhecimento, revelações, entendimento, discernimento, mudanças, oportunidades, abertura e fechamento de ciclos.

No entanto, a chave mestra representa, principalmente, o poder e a liberdade para acessar e ir aonde quiser, uma vez que, ela carrega uma energia de potencial para abrir qualquer porta.

Assim, a chave se conecta fortemente com a energia de autoridade e empoderamento. Isso porque a pessoa que detém uma chave está munida de poder e autoridade para adentrar em determinado lugar pela porta da frente, sem a necessidade de uso da força bruta para isso (arrombar ou invadir, por exemplo).

Em geral, a chave é uma ferramenta que possibilita e facilita o acesso aquilo a que se destina e, por esta razão, também está relacionada ao acesso a novos conhecimentos. Pois, esse é um arquétipo que traz consigo uma frequência de revelação do desconhecido, de segredos, de mistérios e do oculto, tanto no campo material como no espiritual.

Além disso, este arquétipo também está muito ligado a coragem e ao poder de decisão. Considerando que é preciso ter coragem para decidir abrir portas e adentrar no desconhecido, ou ainda, trancá-las se necessário.

Nesse sentido, a característica de abrir portas diz respeito ao inicio de novos ciclos, abrir-se para o novo e para às oportunidades que surgem. Já a questão de trancar que é outra função da chave, se refere ao fechamento de ciclos, às finalizações daquilo que não contribui mais ou, a proteção e segurança que ela pode nos proporcionar em certas situações.

Portanto, a chave é uma ótima opção de arquétipo para quem está percebendo sua vida estagnada, se sentindo bloqueado ou limitado em alguma área, desejando mudanças na vida e atrair novas oportunidades. Ou mesmo para aqueles que precisam tomar decisões e fazer escolhas difíceis, mas não tem tido confiança suficiente para isso.

Contudo, a sua utilização como arquétipo vai exigir que a pessoa esteja aberta e preparada para as mudanças que esse símbolo pode atrair, pois, algumas delas podem acabar sendo indesejadas.

Imagem de NoName_13 por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Da Chave

  • Autoconfiança;
  • Ajuda no autoconhecimento (possibilita acessar questões internas antes não percebidas e facilita a percepção de padrões inconscientes indesejados para serem mudados);
  • Pode abrir portas para novas oportunidades em qualquer área da vida;
  • Atrai mudanças e conquistas;
  • Maior facilidade de se abrir e experienciar o novo (sentir vontade de buscar um novo conhecimento, um novo estilo de vida, etc);
  • Maior facilidade para solucionar problemas;
  • Ativa a coragem e o poder de decisão (ter mais atitude e iniciativa de fazer escolhas mesmo com medo e incerteza do resultado);
  • Frequência de autoridade e empoderamento (se sentir autoridade naquilo que faz e possibilita também se tornar referência nisso profissionalmente);
  • Ótimo para ajudar a eliminar a síndrome do impostor (que é quando uma pessoa, por mais conhecimento que tenha em uma área, não se sente autoconfiante ou não se acha boa o bastante para falar sobre ou fazer aquilo profissionalmente);
  • Maior capacidade criativa e clareza mental (estimula muitas viradas de chave e permite enxergar possibilidades antes não percebidas em qualquer área da vida);
  • Segurança e proteção (em certas situações, quando trancamos uma porta, nos conectamos com essa sensação de estarmos seguros e protegidos);
  • Estimula a sair da zona de conforto;
  • Intuição mais aguçada;
  • Pode estimular a busca por novos conhecimentos e facilitar o acesso ao oculto, aos segredos e mistérios, tanto deste plano como do espiritual.

Lado Sombra Do Arquétipo Da Chave

  • Fechar portas (porém, esse ponto pode ser considerado como um lado luz também, pois, a chave fecha as portas que precisam ser fechadas; nem sempre a porta que está aberta é a porta ideal; muitas vezes, essa porta aberta é o que está impedindo a vida da pessoa de fluir);
  • Revelação de segredos (podem ser descobertas traições nos relacionamentos em geral: amoroso, amizades, familiar, profissional, etc);
  • Desconforto com as mudanças que podem acontecer e criar resistência por medo do desconhecido;
  • Arrogância;
  • Atrair inveja.

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Fontes:

  • https://www.greenme.com.br/informarse/significados/86109-chave-simbolo-e-significados-espirituais/
  • https://www.dicionariodesimbolos.com.br/chave/
  • https://www.simbolos.com.br/chave/
  • Arquétipo da Chave Sombra e Luz – Como ela me ajudou no trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=CCgFRt24UNc
  • Arquétipo da Chave, Mudou Minha Vida: https://www.youtube.com/watch?v=vhDJjFAGJKY&t=1s 

Postagens Relacionadas: