Pular para o conteúdo

Arquétipo Do Urso

Força, Proteção E Introspecção.

Confira, neste post, o significado, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do urso.

Importante ressaltar que, nesse post, abordaremos mais especificamente sobre as características atreladas ao urso pardo.

Imagem de um urso pardo de corpo inteiro na natureza representando o arquétipo do urso.
Imagem de Angela por Pixabay

Significado Do Urso

Devido ao longo período de hibernação e aos desafios que passa nesse processo, o urso é muito associado ao simbolismo de renascimento.

Através da imagem da ursa, que protege e ensina seus filhotes de forma terna e ao mesmo tempo firme, esse animal nos representa o aspecto maternal da natureza.

Na mitologia grega, este animal está ligado a divindade da caça, Ártemis, sendo a forma adotada por ela em suas aparições.

Segundo as lendas nórdicas, os “berserkers” eram os guerreiros especiais do deus Odin que eram nomeados desta forma devido as peles de urso que eles utilizavam com o intuito de entrar em transe para adquirirem fúria, força e resistência em combate.

Já para os povos nativos americanos, em muitas tribos o urso era considerado um mestre-curandeiro, pois ao fazer uso das plantas enquanto era observado, ensinou aos humanos sobre as características medicinais delas.

Esse animal também está associado as constelações Ursa Maior e Ursa Menor que orientam tanto as viagens geográficas como, simbolicamente, as viagens espirituais.

Características Do Arquétipo Do Urso

O arquétipo do urso está conectado aos aspectos de força, poder, proteção, defesa, segurança, introspecção e, ao mesmo tempo, a ternura e doçura.

A seguir encontram-se essas e outras características mais relevantes associadas a esse animal de poder.

Força E Proteção

Ao mesmo tempo que temos uma força robusta do urso, temos uma força acolhedora e protetora ligada a mãe ursa.

Durante todo o período em que convive com seus filhotes, ensinando-os tudo que pode, a ursa não mede esforços para protegê-los de qualquer ameaça.

Desta forma, a energia deste arquétipo pode despertar um forte senso de proteção tanto com relação a nós mesmos como também para com aqueles que desejamos proteger, principalmente, nesse sentido mais maternal e familiar.

Além disso, tanto a força física como a força ligada ao senso protetor deste animal nos conecta com o aspecto de segurança que, consequentemente, nos remete ao sentido de confiança em nós mesmos e na nossa própria força.

Nesse aspecto, o arquétipo do urso nos traz essa força interna, desperta nosso poder pessoal e a capacidade de sermos destemidos diante dos desafios da vida, favorecendo nossa autoconfiança.

Defesa E Posicionamento

Os ursos são animais territorialistas e, portanto, passam boa parte do tempo defendendo seu território e família de qualquer possível ameaça sem medir esforços para isso.

Deste modo, esse arquétipo nos conecta com um forte senso de defesa, nos ajudando a impor limites sempre que nos sentirmos invadidos de alguma forma e que julgarmos necessário para nossa preservação pessoal.

Contudo, também é possível que este animal compre briga com outros predadores para tomar a caça deles, afinal de contas, eles sabem de sua força e confiam nela.

Assim, o arquétipo do urso nos traz essa capacidade de nos posicionarmos diante das situações, seja tomando partido em algo, assumindo uma opinião ou defendendo um ponto de vista, sem medo de nos indispor com qualquer outra pessoa por conta disso.

Por esta razão, a energia do urso pode nos colocar em conflitos constantes caso seu instinto de defesa esteja atuando de forma desarmônica em nós.

Isso porque, o arquétipo pode nos estimular a estarmos sempre batendo de frente com o outro pela necessidade de nos defendermos por qualquer motivo que seja.

Deixando claro que não há nada de errado em defendermos um ponto de vista ou até de nos impormos quando preciso, porém, o arquétipo do urso pode nos fazer expressar isso de uma forma muito agressiva.

Imagem do focinho de um urso pardo com fundo escuro para representar o arquétipo do urso.
Imagem de Angela por Pixabay

Respeito E Liderança

Dentre os maiores predadores de natureza terrestre, estão os ursos pardos. Na verdade, eles disputam o título de maior animal carnívoro terrestre apenas com o urso polar e podem alcançar até três metros de altura quando estão erguidos pelas patas traseiras.

Não à toa, sua presença inspira medo tanto em humanos como em outros animais predadores que evitam qualquer conflito com ele durante a caçada.

Com isso, o arquétipo do urso nos traz uma frequência de respeito e autoridade, uma vez que esse animal possui uma presença marcante que impõe até certa reverência devido o medo que ele causa.

Portanto, essa característica pode ser muito benéfica para pessoas que atuam em cargos de chefia, já que esse arquétipo também carrega uma frequência de liderança.

Introspecção E Paciência

Geralmente, o urso é um animal solitário, que se relaciona com os demais apenas em períodos de procriação e de cuidado com os filhotes (no caso das fêmeas).

Contudo, os aspectos de introspecção e solitude também estão ligados ao fato desse animal hibernar durante o inverno.

A hibernação é um processo fisiológico, adotado por alguns animais, como forma de conservarem sua energia, principalmente, devido a escassez de alimento e de água que podem ocorrer durante o inverno em algumas regiões do globo.

Por esse motivo, no inverno é comum que os ursos busquem por cavernas ou covas onde possam hibernar e, no caso das ursas, esse também é o momento delas terem seus filhotes.

Assim, durante o período de hibernação, os ursos passam pelo processo de letargia, no qual diminuem seu metabolismo e temperatura corporal, além de reduzirem o ritmo de sua respiração e batimentos cardíacos.

Com isso, eles utilizam apenas a gordura do corpo como fonte de energia, de forma que não se alimentam, não tomam água, não urinam e nem defecam durante esse período.

Nesse sentido, a hibernação representa o convite que esse arquétipo nos faz para buscarmos compreender nossas atitudes, falhas e até mesmo o meio que nos rodeia e, a partir dessas reflexões, nos renovarmos internamente.

Desta forma, o arquétipo do urso nos inspira a mergulharmos profundamente em nosso inconsciente com o intuito de finalizarmos questões que precisam ser resolvidas, para então, despertarmos renovados com a chegada da primavera.

No entanto, o processo de hibernação do urso, além de ser um período de introspecção e solitude, também nos ensina sobre paciência, nos ajudando a superarmos os desafios da vida com calma e tranquilidade.

Ação E Recolhimento

Quando não está no período de hibernação o urso costuma ser um animal ativo, afinal de contas, ele é um predador.

Porém, apesar disso, para o urso o período de hibernação, passando por essa condição de letargia, pode durar entre cinco e sete meses. Ou seja, praticamente metade do ano esse animal está recluso em sua toca.

Logo, o arquétipo do urso nos ensina que da mesma forma como precisamos ser proativos e produtivos, também se faz necessário sabermos tirar um momento de descanso para que possamos renovar nossas energias como um todo.

Portanto, a frequência do urso nos possibilita termos esse equilíbrio entre ação e recolhimento.

Mas, justamente por essa característica ligada a hibernação, pode ser que esse arquétipo nos influencie a ficarmos menos proativos e mais letárgicos em alguns períodos.

Ternura E Doçura

A conexão do arquétipo do urso com as características de ternura e doçura se deve, principalmente, por ele ser atraído pelo mel e pela relação que a ursa possui com seus filhotes.

Com isso, apesar de ser visto como um animal feroz e agressivo, esse animal nos traz essa energia feminina e também maternal quando relacionada a mãe ursa.

Imagem de uma ursa parda com dois filhotes brincando para simbolizar o arquétipo do urso.
Imagem de Lisa Pink por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Do Urso

  • Autoconfiança;
  • Poder pessoal;
  • Força;
  • Resistência e firmeza;
  • Proteção;
  • Segurança;
  • Defesa (impor limites sempre que se sentir invadido de alguma forma);
  • Destemor e coragem;
  • Posicionamento (assumir um ponto de vista sem medo de se indispor com os outros);
  • Respeito e autoridade (possui uma presença marcante que impõe certa reverência);
  • Liderança;
  • Equilíbrio entre ação e recolhimento;
  • Paciência;
  • Renascimento e renovação;
  • Cura;
  • Ternura e doçura;
  • Humildade;
  • Superação dos medos;
  • Equilíbrio entre razão e emoção;
  • Introspecção e solitude (ligado ao período de hibernação);
  • Auxilia no autoconhecimento (devido o processo de introspecção);
  • Orientações através dos sonhos (ligado ao período de hibernação);
  • Equilíbrio entre matéria e espiritualidade.

Lado Sombra Do Arquétipo Do Urso

  • Agressividade (se impor de forma agressiva);
  • Excesso de defensiva (necessidade de estar sempre batendo de frente com o outro);
  • Solidão;
  • Desafios na área de relacionamentos (por ser um animal mais solitário e que, geralmente, se relaciona apenas para procriação);
  • Indisposição e preguiça (ficar menos proativo e se sentir mais letárgico – fazendo referência ao processo de letargia que ocorre durante o período de hibernação do urso que dura praticamente metade do ano).

Postagens Relacionadas: