Pular para o conteúdo

Arquétipo do Tigre

Independência, estratégia e Assertividade.

Confira, neste post, o simbolismo, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do tigre.

Imagem de um tigre de corpo inteiro para representar o arquétipo do tigre
Arquétipo Do Tigre / FonteDa Imagem: canva.com

Simbolismo Do Arquétipo Do Tigre

Nos países da Ásia Oriental, principalmente na China, o tigre é um dos animais mais admirados e simbolicamente associado a ideia de realeza e nobreza.

E por mero acaso ou não, o padrão de listras comumente presente na testa deste animal é similar ao carácter chinês (wáng) que pode significar tanto a palavra “rei” como “monarca”.

O simbolismo do tigre é tão marcante na cultura oriental que sua imagem está inserida nas constelações chinesas, como um dos quatro animais símbolos, representado pelo Tigre Branco.

Além disso, o tigre é o representante de um dos doze signos do zodíaco chinês, sendo considerado um signo Yang, ligado a energia masculina, e tem como alguns de seus atributos: força, independência e coragem, bem como a tendência para o egoísmo e agressividade.

Assim, devido a sua importância dentro das culturas orientais, o tigre também pode ser associado a diferentes divindades como ocorre, por exemplo, com Cai Shen, deus chinês da prosperidade, por vezes, ilustrado montando um tigre negro.

Vale citar ainda que, na China Imperial, enquanto a figura do imperador era associado ao dragão e da imperatriz a fênix, a imagem do tigre era escolhida como símbolo daquele que fosse considerado o maior general dentro do exército, representando a própria personificação da guerra.

Características Do Arquétipo Do Tigre

O arquétipo do tigre é muito associado a ideia de força, poder, ferocidade, estratégia, foco, paciência, coragem e independência.

Desta forma, a seguir estão destacadas essas e outras características associadas a este animal de poder.

Força E Imponência

O tigre é considerado um superpredador, pois, devido o seu porte, esse felino está entre os três maiores carnívoros terrestres (ficando atrás apenas do urso polar e do urso pardo) e é tido como o maior dentre os felinos.

Geralmente, ele utiliza de seu tamanho e força para derrubar e agarrar suas presas, além de ser um animal extremamente territorialista.

Desta forma, esse felino possui características físicas e de comportamento que lhe conferem, naturalmente, uma presença dominante e imponente.

Como animal de poder, o tigre também está relacionado a coragem, firmeza e a segurança em si mesmo, representando aquele que conhece sua força e potencial.

Nesse aspecto, a energia do tigre aumenta nossa capacidade de nos posicionarmos diante das situações adversas e de impormos limites quando necessário, favorecendo, assim, nossa autoconfiança e poder pessoal.

Logo, o arquétipo do tigre está muito ligado a força e poder em diferentes níveis, podendo sua energia influenciar, não apenas nossa força física, mas também despertar nossa força interior.

Estratégia E Paciência

O tigre tem preferência por habitar áreas com vegetação mais densa, o que facilita sua camuflagem e, assim, ele consegue capturar suas presas por meio de emboscadas, sempre se aproximando silenciosamente, até que possa avançar sobre a presa.

Não por acaso, como animal de poder, o tigre está ligado a preparação meticulosa, característica própria daquele que reflete e planeja muito bem antes de agir.

Portanto, esse é um predador que não age por impulso. Ele calcula e pensa muito bem antes de qualquer ação, pois, fracassar e perder a presa, resultará em mais tempo sem comida e mais gasto de energia até que possa encontrar outra presa e capturá-la.

Deste modo, o arquétipo do tigre nos traz essa capacidade de sermos menos impulsivos e mais cautelosos e pacientes antes de tomarmos qualquer decisão e iniciativa, não por medo, mas por simples estratégia.

Assim, esse arquétipo também pode despertar nosso lado mais estrategista, nos possibilitando sermos mais assertivos nas nossas escolhas e ações diárias, uma vez que sua energia nos inspira a pensar e planejar muito bem antes de tomarmos qualquer decisão.

Ação Assertiva E Senso De Oportunidade

Como mencionado anteriormente, o tigre é um animal estrategista que, no momento da caça, prefere calcular e medir muito bem suas ações.

Tanto que quando percebe que a presa sentiu sua presença, ele, geralmente, desiste dela, pois, apesar de ser um animal ágil, perseguir uma presa pode lhe custar muita energia sem garantias de sucesso.

Com isso, podemos dizer que o tigre também tem um forte senso de oportunidade, sabendo instintivamente quando vale a pena ou não insistir em uma caça para não perder seu tempo e energia naquilo que não lhe trará nenhum resultado.

Nesse sentido, o arquétipo do tigre nos estimula a sair da procrastinação e sermos mais produtivos, porém, buscando ter ações mais assertivas, de modo a fazer o que precisa ser feito, sem desperdiçar nossa energia e tempo com tarefas desnecessárias.

Foco E Observação

Como excelente caçador que é, o tigre está sempre atento a tudo que se passa a sua volta e sua ação é pautada, antes de mais nada, naquilo que ele pacientemente analisa.

Assim, sua energia pode melhorar nossa capacidade analítica e de observação, nos possibilitando estarmos mais atentos no momento presente e a tudo que se passa ao nosso redor.

No entanto, apesar de estar sempre atento a tudo a sua volta, ele não perde de vista sua presa, estando empenhado em preparar sua emboscada no momento propício.

Desta forma, o arquétipo do tigre também pode favorecer nossa capacidade de concentração e foco nos objetivos, já que nos ajuda a direcionar nossas ações para aquilo que realmente tem potencial para nos trazer o resultado almejado.

Imagem de um tigre na natureza simbolizando o arquétipo do tigre.
Arquétipo Do Tigre / Fonte Da Imagem: canva.com

Força De Vontade E Determinação

Por ser um predador solitário, o tigre depende apenas de si mesmo para conseguir ter sucesso nas suas caçadas.

Logo, ele depende, única e exclusivamente, da sua força de vontade e determinação para sair do lugar e ir atrás da sua presa.

Portanto, o arquétipo do tigre nos traz persistência, determinação, força de vontade e automotivação para sairmos da zona de conforto e fazermos o que precisa ser feito.

No entanto, sua energia exige que estejamos conectados com aquilo que gostamos e temos afinidade, pois a sua força de vontade também inclui sentir prazer naquilo que faz, do contrário é possível que acabemos despertando alguns aspectos do seu lado sombra.

Solitude, Independência E Coragem

Quando alcançam certa idade, os tigres e tigresas se separam de sua mãe e partem para estabelecerem seu próprio território.

Geralmente, fêmeas e machos se encontram apenas no período de reprodução, sendo caracterizados como animais territorialistas e solitários.

Além disso, é no silêncio que o tigre estuda sua presa e cria suas estratégias de caça, então, podemos dizer que esse animal é mais produtivo quando trabalha sozinho, tendo preferência por viver assim.

Nesse sentido, o arquétipo do tigre pode nos trazer uma certa necessidade de buscarmos por momentos de solitude e de ficarmos mais introspectivos.

Mas, por outro lado, o tigre também nos inspira independência, coragem e audácia, pois são animais destemidos que confiam plenamente no seu potencial de caçador.

Deste modo, esse arquétipo pode despertar ainda esse desejo de seguir nosso próprio caminho e nossos sonhos, nos trazendo a confiança e a coragem necessárias para tal, independentemente, dos desafios ou surpresas que possam nos aguardar pela frente.

Magnetismo E Destaque

Além de ser um animal belíssimo, o tigre possui uma presença dominante e imponente que gera admiração e destaque aonde quer que apareça.

Contudo, ele sabe passar despercebido quando não quer chamar a atenção, principalmente, durante a caçada, pois se a presa percebe sua presença, ele perde toda a sua estratégia.

Por isso, apesar de nos trazer mais magnetismo pessoal e capacidade de atrair mais a atenção das outras pessoas, o arquétipo do tigre nos ensina que existem momentos pontuais em que é mais interessante passarmos despercebidos.

Assim, esse arquétipo pode nos ajudar naquelas situações em que não nos convém chamar a atenção.

Autoestima Elevada E Autovalor

O tigre possui uma frequência muito elevada e, além de ser um animal muito belo, a sua natureza felina também nos conecta com a vaidade e autocuidado, nos influenciando a ter uma maior preocupação com a aparência.

Contudo, muito além da preocupação com a aparência física, o arquétipo do tigre nos proporciona autoestima elevada e nos ajuda a reconhecer nosso próprio valor e importância, bem como acreditar no nosso potencial.

Sensualidade E Libido

A ativação do arquétipo do tigre pode favorecer o aumento da libido que, na prática, tanto pode aumentar o desejo sexual como pode despertar mais energia e vontade de agir e, de modo geral, também está ligada a sensação de prazer na vida.

Além disso, a sensualidade é uma característica própria dos felinos e não seria diferente com o tigre. Portanto, esse arquétipo pode nos trazer, naturalmente, um ar mais sensual na nossa forma de ser e agir.

Individualidade

Esses animais possuem listras verticais, presentes tanto no seu pelo como na sua pele. Todavia, essas listras não são comuns em felinos, sendo esse um dos diferenciais do tigre.

Na verdade, essas listras são uma espécie de digital desse animal, ou seja, cada tigre tem um padrão único delas.

Nesse sentido, o arquétipo do tigre também nos conecta com nossa individualidade, nossa essência e diferencial no mundo.

Senso De Liderança

Além de suas atribuições simbólicas ligadas a realeza e nobreza, o tigre também possui características físicas e comportamentais que lhe conferem virtudes próprias de um líder.

Com isso, o arquétipo do tigre pode nos trazer um maior senso e capacidade de liderança, até porque seu poderoso magnetismo pode acabar nos atraindo para situações que nos coloquem em condições de destaque.

Imagem do focinho de um tigre para simbolizar o arquétipo do tigre
Arquétipo Do Tigre / Fonte Da Imagem: canva.com

Lado Luz Do Arquétipo Do Tigre

  • Energia de realeza e nobreza;
  • Força e poder pessoal;
  • Firmeza e imponência;
  • Liderança;
  • Autoconfiança;
  • Autoestima elevada e autovalor;
  • Beleza;
  • Aumento da vaidade e do autocuidado;
  • Independência;
  • Perspicácia;
  • Criatividade;
  • Coragem e audácia;
  • Estimula ação assertiva e produtividade (não gasta energia sem necessidade);
  • Ajuda a sair da procrastinação e da zona de conforto;
  • Planejamento e estratégia (pensa muito bem antes de agir);
  • Maior foco nos objetivos;
  • Magnetismo e destaque (mas, sabe passar despercebido quando não quer chamar a atenção);
  • Capacidade analítica e de observação;
  • Forte senso de oportunidade;
  • Força de vontade e automotivação (para fazer o que precisa ser feito);
  • Persistência e determinação;
  • Solitude;
  • Individualidade (conexão com nossa essência);
  • Cautela e paciência;
  • Ajuda eliminar a impulsividade;
  • Sensualidade;
  • Aumento da libido.

Lado Sombra Do Arquétipo Do Tigre

  • Agressividade e irritação (principalmente quando não está fazendo o que gosta);
  • Preguiça (quando é ativado por alguém sem metas ou objetivos de vida);
  • Insônia (pois, geralmente possui hábitos noturnos);
  • Solidão e afastamento social (tem preferência por viver mais sozinho);
  • Arrogância e superioridade (se achar melhor que os outros);
  • Necessidade de controle (pois são animais extremamente territorialistas, possuindo um alto índice de mortalidade devido a isso);
  • Dificuldade para ativar os aspectos positivos deste arquétipo nos momentos em que não existe paixão e entusiasmo por fazer ou realizar algo.

Postagens Relacionadas: