Pular para o conteúdo

Arquétipo do Diamante

Prosperidade, Autovalor E Brilho.

Confira, neste post, o significado, bem como as características e os aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo do diamante.

Fonte da imagem original: Imagem de Images Store por Pixabay

Significado Do Diamante

O diamante para os gregos estava associado a ideia de algo “indomável” devido sua natureza dura e resistente (sendo a palavra diamante originária do termo grego “diamas”, modificação de adamas).

Nesse sentido, as qualidades de dureza e luminosidade fizeram do diamante um símbolo de perfeição ao longo do tempo.

Levando em conta essas características, no budismo, o vajra (que significa raio de diamante), objeto utilizado em cerimônias religiosas, tem seu simbolismo conectado ao diamante.

Desta forma, o vajra simboliza a inalterabilidade e o invencível poder espiritual, considerando a dureza e capacidade para riscar e cortar qualquer coisa que o diamante possui.

Além disso, de acordo com a etimologia do dordje tibetano (equivalente ao vajra), o diamante é a rainha dentre as pedras preciosas, simbolizando clareza, irradiação, glória e iluminação.

Para a alquimia hindu, o diamante está conectado a Pedra Filosofal e a imortalidade. Enquanto que a mineralogia indiana tradicional associa ele a maturidade.

Nas tradições do ocidente, essa pedra preciosa representa soberania universal, realidade absoluta e incorruptibilidade. E além disso, foi considerado como um talismã universal que afasta maus espíritos e pesadelos.

Contudo, na Europa ocidental, encontra-se em suas tradições que o diamante teria a capacidade de afastar também animais selvagens, fantasmas, feiticeiros e demais terrores ligados a noite.

Já nas tradições da Rússia, apresenta-se que esta pedra preciosa inibe o pecado da luxúria, sendo benéfica a castidade.

Inclusive, na França, o diamante ficou conhecido como a pedra da reconciliação por acreditarem que ele ajudava a manter a harmonia entre o casal, sendo associado a laços firmes e duradouros.

Outras simbologias associadas ao diamante incluem inocência, sabedoria, fé, constância e força.

Nas artes, durante o Renascimento, o diamante representava coragem em meio a adversidade, igualdade da alma, caráter integro, fé e libertação do espírito diante de qualquer medo.

Arquétipo Do Diamante Características

O arquétipo do diamante está muito associado a iluminação, durabilidade, resistência, beleza, poder, prosperidade, riqueza, pureza, raridade, desejo, perfeição, luxo e elegância.

Dureza E Resistência

O surgimento de um diamante é resultado de dois fatores conjuntos: pressão no interior da terra (nas regiões mais profundas) e concentração de altas temperaturas. E posteriormente, eles aparecem na superfície terrestre por meio de erupções vulcânicas.

Assim, após ser submetido a esses fatores extremos, o diamante torna-se a substância natural de maior dureza que se tem conhecimento até então.

Sua resistência é tamanha que ele somente pode ser riscado por outro diamante. Desta forma, seu brilho é praticamente eterno.

Nesse sentido, o arquétipo do diamante pode ser muito benéfico para nós em situações desafiadoras, nos trazendo maior firmeza e força para lidarmos com os desafios.

Prosperidade E Riqueza

O arquétipo do diamante possui uma frequência elevadíssima, nos alinhando com as energias de riqueza e prosperidade.

Afinal de contas, esse é um cristal que possui um alto valor, sendo considerado como o mais valorizado no mercado de pedras preciosas e, por isso, também é muito utilizado na produção de joias de luxo.

Desta forma, essa poderosa energia do diamante pode nos ajudar a abrir caminhos na área financeira, nos conectando com uma vida mais próspera.

Valorização E Raridade

Essencialmente, o diamante é uma pedra preciosa muito rara. No entanto, os diamantes naturalmente coloridos são considerados como os mais raros.

E quanto mais difícil for de encontrar uma determinada cor dessa pedra preciosa, mais valiosa ela será.

Assim, por se tratar de uma pedra preciosa muito valorizada, o arquétipo do diamante pode nos trazer um maior senso de autovalor e de amor-próprio, ajudando a elevar nossa autoestima e senso de merecimento.

Já no que diz respeito a frequência de raridade, esse arquétipo inspira a nos conectarmos cada vez mais com nossa autenticidade.

Além disso, essas frequências de valorização e raridade estão associadas com o aspecto do desejo, uma vez que o diamante pode ser considerado como um item de luxo muito desejado.

Poder E Elegância

Naturalmente, o arquétipo do diamante está atrelado a altíssimo valor e poder aquisitivo.

Portanto, sua energia também nos remete ao luxo e elegância, podendo despertar em nós um desejo por incluir mais sofisticação, requinte e elegância em nossa vida.

Assim, isso pode se refletir tanto através de comportamentos, como na forma de se vestir, nos lugares que comece a frequentar ou até mesmo em querer tornar seu ambiente pessoal mais requintado, por exemplo.

Beleza E Brilho

Dentre as pedras preciosas o diamante é a mais brilhante. Ele é um cristal que se diferencia dos demais por seu brilho e pela sua capacidade de refletir a luz branca nas sete cores do arco-íris.

Nesse ponto, o arquétipo do diamante pode nos ajudar, trazendo a tona nosso brilho próprio e luz interior, aumentando, consequentemente, nossa autoconfiança, magnetismo e poder pessoal.

Além disso, a beleza dessa pedra preciosa nos conecta também com nossa beleza interior, fazendo com que nós expressemos isso no externo.

Por esta razão, esse arquétipo pode nos influenciar a ficarmos mais vaidosos e a cuidarmos mais da nossa aparência, colaborando ainda mais para a elevação da nossa autoestima.

Fonte da imagem original: Imagem de Highspace por Pixabay

Pureza E Perfeição

O diamante é composto, exclusivamente, pelo carbono puro. Ou seja, nenhum outro elemento faz parte de sua constituição.

Assim, essa ideia de pureza associada a sua composição física, acabou sendo adotada também em seu simbolismo.

Desta forma, a pureza em conjunto com a frequência da perfeição, nos inspira a darmos o nosso melhor em tudo que fazemos com verdade e transparência.

Por isso, vale citar que ao ativar esse arquétipo será exigido que se esteja sempre buscando melhorar, seja a si mesmo ou o que quer que coloque em prática em sua vida, como um negócio próprio, por exemplo.

Isso porque, esse arquétipo possui uma frequência muito elevada e está intimamente ligado a valores muito elevados.

Então, para não gerar desconexão com sua energia, precisamos estar em constante aperfeiçoamento para nos mantermos sempre a altura desse alto padrão que tem o diamante.

Durabilidade E Fidelidade

As características do diamante conferiram a ele um significado muito importante no que se refere a união matrimonial.

Por se tratar de um cristal praticamente inquebrável, ele passou a ser muito utilizado nos anéis de noivados.

Nesse sentido, o arquétipo do diamante representa relacionamentos afetivos duradouros, sólidos e pautados na fidelidade.

Processo De Lapidação

O processo de lapidação do diamante tem o objetivo de fazer seus ângulos e dimensões realçarem a reflexão da luz do seu interior.

Com isso, nas condições ideais, a lapidação em conjunto com a sua pureza, influenciam os feixes de luz que emergem do diamante a saírem na mesma direção dos feixes que incidem nele.

Essa dinâmica impede que parte da luz refletida nesse cristal se perca e comprometa o seu brilho.

Nesse aspecto, o arquétipo do diamante, assim como no processo de lapidação, pode trazer a tona questões a serem trabalhadas em nós para que possamos resolvê-las e, desta forma, realçamos a reflexão da nossa luz interior para brilharmos cada vez mais.

Clareza E Maturidade

O arquétipo do diamante também pode ser muito benéfico para nos ajudar a desenvolvermos maior maturidade diante das situações da vida, tomando nossas decisões de forma mais consciente.

Além disso, a relação do diamante com a luz nos conecta com uma maior clareza mental, possibilitando uma melhor organização de nossas ideias e pensamentos.

Iluminação E Espiritualidade

A pureza e a capacidade de refletir a luz que esse cristal possui fazem do arquétipo do diamante um forte símbolo de iluminação espiritual.

Deste modo, esse arquétipo pode favorecer uma maior conexão com nosso lado espiritual.

Fonte da imagem: canva.com

Lado Luz Do Arquétipo Do Diamante

  • Autoestima elevada;
  • Autoconfiança;
  • Autovalor;
  • Amor próprio;
  • Brilho;
  • Poder pessoal;
  • Magnetismo pessoal;
  • Beleza (ativa nossa beleza interior e nos impulsiona a sermos mais vaidosos);
  • Ativa senso de merecimento;
  • Frequência da riqueza, da elegância, do luxo e da prosperidade;
  • Maturidade e posicionamento diante da vida;
  • Raridade (nos conecta com nossa autenticidade);
  • Atrai valorização e desejo;
  • Fidelidade;
  • Durabilidade (durabilidade nos relacionamentos amorosos);
  • Resistência;
  • Frequência da pureza, da perfeição e da iluminação (maior conexão com a espiritualidade);
  • Transmitir credibilidade;
  • Nos negócios atrai clientes que buscam mais pela qualidade do produto ou serviço do que pelo seu valor.

Lado Sombra Do Arquétipo Do Diamante

  • Introspecção;
  • Inflexibilidade;
  • Irritabilidade;
  • Frieza em excesso;
  • Arrogância;
  • Pode gerar catarses (processo de lapidação; pode trazer a tona questões internas a serem trabalhadas, como por exemplo, o não merecimento, baixa autoestima e autoconfiança, dentre outros).

Cuidados Com O Arquétipo Do Diamante Para Os Negócios

Aqueles que desejam utilizar o arquétipo do diamante especificamente para o seu negócio, precisam observar alguns pontos antes de ativá-lo.

Isso porque, a depender do tipo de público-alvo, esse arquétipo pode tanto nos ajudar a atrair mais clientes como também afastá-los.

Assim, como já mencionado, o diamante é um item de luxo muito desejado devido seu alto valor e raridade, possuindo uma frequência de riqueza muito elevada.

Justamente, esse fato, faz com que não seja recomendado a ativação do diamante em empreendimentos de ticket baixo a médio como, por exemplo, quando se trata da venda de produtos ou serviços ligados a classe C ou D.

Nesse sentido, a energia do arquétipo do diamante seria mais compatível com negócios associados a um fluxo de dinheiro mais abundante e um ticket mais elevado.

Além disso, o empreendimento, assim como seus produtos e serviços, deve estar em constante melhoria, já que a lapidação é um fator importante desse arquétipo.

Dessa mesma forma, a localização do negócio também deve estar em ressonância com essa energia de luxo e alto valor, para que não haja incoerência e desconexão com o arquétipo, o que pode afetar o alcance dos resultados desejados com ele.

Postagens Relacionadas: