Pular para o conteúdo

Arquétipo Do Corvo

Magia, Transformação E Visão Multidimensional.

Confira, neste post, o significado, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do corvo.

Imagem de um corvo em cima de uma coluna de concreto com fundo desfocado, representando o arquétipo do corvo.
Fonte da imagem: canva.com

Significado Do Corvo

Devido as suas características e hábitos alimentares necrófagos, em algumas culturas, o corvo pode ser associado ao mau agouro e a morte.

Um fato interessante é que em algumas culturas antigas os corvos também eram tidos como ladrões, pois por gostarem de coisas brilhantes eles pegavam ouro e joias.

Contudo, em muitos lugares, ele também pode representar aspectos positivos que estão ligados as suas virtudes.

Pelo fato do corvo alimentar seus pais, no Japão e também na China, ele representa a gratidão filial e o amor familiar.

Além disso, os japoneses consideram o corvo como um mensageiro divino de bom agouro, enquanto que na China ele é tido como um pássaro solar.

Levando em conta este aspecto solar, na China, o corvo de três pés, usado como emblema dos imperadores, representa nascimento (sol nascente), Zênite (sol do meio-dia) e crepúsculo.

Na mitologia do povo Maia, o corvo está ligado a Popol Vuh, divindade do trovão e do raio, como seu mensageiro.

Já na mitologia escandinava, um par de corvos aparecem pousados no trono de Odin, divindade ligada a sabedoria, guerra, morte, magia e poesia.

Segundo esta mitologia, um dos corvos é chamado de Hugin que representa o espírito, enquanto que o outro, de nome Munin, simboliza a memória. E assim, esses dois corvos unidos estão ligados ao princípio da criação.

Dentre os mitos gregos, o corvo está associado a Apolo, divindade ligada ao Sol e, segundo Estrabão, esse animal atuava como mensageiro dos deuses, possuindo, inclusive, funções proféticas.

Por outro lado, na América do Norte, devido a cor negra desta ave, alguns povos nativos associam o corvo ao vazio cósmico que representa a fonte onde tudo é criado.

Características Do Arquétipo Do Corvo

O arquétipo do corvo está associado a noite, morte e magia, bem como a inteligência, transformação, comunicação, cura, visão, despertar e espiritualidade.

A seguir estão descritas, de forma mais aprofundada, estas e algumas outras características atreladas ao arquétipo do corvo:

Adaptabilidade

No que diz respeito a busca por alimentos, os corvos são considerados como oportunistas, pois alimentam-se tanto de vegetais como de animais e, inclusive, de carniça.

Logo, essa característica possibilita a esses animais uma forte capacidade de adaptação, pois eles ampliam sua chance de sobrevivência para as mais variadas regiões.

Desta forma, o arquétipo do corvo pode nos conectar com essa capacidade de sermos mais versáteis e flexíveis, principalmente, quando temos que lidar com certas situações que se apresentam em nossa vida.

Sem deixar de citar que essa é uma característica muito importante para o corvo já que sua energia está ligada a frequência de transformação e mudança.

Inteligência E Memória

Dentre as aves pertencentes a sua classe, o corvo é tido como aquela que possui o maior cérebro.

Não por acaso, ao longo do tempo, eles desenvolveram habilidades muito específicas que os destacam das demais aves.

Algumas espécies de corvos, por exemplo, são capazes de fabricar e utilizar ferramentas para conseguirem pegar os alimentos de que necessitam.

Já os corvos que precisam abrir sementes difíceis de quebrar com seu próprio bico, acabam jogando elas nas ruas das cidades para que sejam quebradas pelos carros, para que assim, posteriormente, eles possam se alimentar delas.

Portanto, além de inteligentes, os corvos são animais extremamente espertos, pois são capazes de encontrar soluções muito criativas quando se trata de conseguir seu alimento.

Nesse aspecto, o arquétipo do corvo pode despertar esse nosso lado criativo para solucionar problemas, possibilitando um melhor uso de nossa inteligência e esperteza.

Outra característica interessante é a capacidade que o corvo tem de memorização. Desta forma, esse arquétipo pode favorecer também a nossa memória.

Transformação

Devido a forte associação deste animal com o simbolismo de morte, sua energia está ligada a processos de encerramentos, finalizações e ciclos.

Com isso, o arquétipo do corvo nos ensina a compreender e aceitar a natureza cíclica da vida, nos fazendo perceber aquilo que devemos deixar ir para permitir que o novo entre.

Essa característica pode ser muito benéfica para aquelas situações em que precisamos desapegar, seja de coisas, pessoas, ideias e tudo mais que possa estar nos limitando e que já não nos agrega mais valor.

Além disso, o corvo está ligado a processos recorrentes de despertar consciencial que também nos conecta com essa frequência de transformação e desenvolvimento pessoal.

Imagem de um corvo na neve com fundo desfocado para simbolizar o arquétipo do corvo.
Fonte da imagem: canva.com

Visão Multidimensional

Como animal de poder, o corvo está ligado a uma visão muito mais ampla da vida que vai além do visível e material.

Nesse aspecto, sua energia nos conecta, principalmente, a dons de vidência, profecia e clarividência, uma vez que o corvo possui conexão com passado, presente e futuro, podendo enxergá-los ou acessá-los ao mesmo tempo.

Essas habilidades podem ser muito benéficas para se realizar processos de cura ligados a traumas e situações do passado, por exemplo, ou até mesmo trazer informações do futuro para o presente.

Além do mais, o arquétipo do corvo pode despertar uma altíssima percepção, seja a respeito de nós mesmos, do outro ou ainda dos ambientes.

Isso porque essa visão multidimensional envolve tanto nosso nível material como nosso emocional, mental e espiritual, nos trazendo novas perspectivas a respeito da vida como um todo.

Comunicação E Verdade

Uma característica interessante é que os corvos conseguem falar e repetir frases, assim, como os papagaios e, simbolicamente, também são considerados como animais mensageiros.

Assim, como animal de poder, uma das qualidades associadas ao corvo são o seu compromisso em comunicar a verdade e a responsabilidade com a impecabilidade da palavra.

Logo, o arquétipo do corvo nos conecta com o poder da palavra e vem nos lembrar da importância de termos cuidado com aquilo que sai da nossa boca.

Solitude E Sociabilidade

De modo geral, essas aves convivem em bando, mantendo seu grupo organizado por meio de uma estrutura hierárquica e, normalmente, formam casais monogâmicos.

Contudo, os corvos também sabem viver sozinhos se necessário. Por isso, o arquétipo do corvo favorece esse equilíbrio entre estar bem sozinho e, ao mesmo tempo, saber conviver em grupo.

Cooperação

Mesmo depois de ganhar independência, geralmente, os corvos permanecem próximos do local onde nasceram, ajudando o grupo que vive naquela mesma região.

Desta forma, o arquétipo do corvo representa a virtude da cooperação e pode nos ajudar a sermos mais colaborativos para com o nosso grupo, seja ele familiar, de trabalho, ou qualquer outro.

Despertar E Espiritualidade

Em geral, os corvos lidam bem tanto com a noite como com o dia. Por isso, simbolicamente, esses animais são capazes de interagir com realidades positivas e negativas.

Nesse sentido, o arquétipo do corvo nos possibilita uma boa relação com a luz e a sombra, ou ainda, com o visível e o invisível, já que esses “opostos” são, na verdade, complementares.

Em outras palavras, essa relação com luz e sombra que o corvo nos traz pode nos ajudar a compreender mais facilmente nossas sombras para, assim, resolvê-las.

Contudo, paralelamente, como animal de poder, a energia do corvo está conectada ainda a processos iniciáticos e de despertar da consciência.

Isso significa que, além de nos possibilitar desenvolvermos nossa visão e conexão espiritual, esse arquétipo pode também favorecer nossa evolução e expansão de consciência.

Magia E Poder Material

Como animal de poder o corvo é considerado como o mestre e senhor da magia e, além disso, está ligado a alquimia e a transmutação.

Nesse aspecto, o arquétipo do corvo representa a habilidade de manipulação das energias, o que lhe permite tanto a capacidade de fazer como de quebrar qualquer tipo de magia.

Além do mais, a característica oportunista que o corvo possui lhe possibilita procurar e encontrar aquilo de que precisa. Por isso, ele não espera que as portas lhe sejam abertas, ele mesmo abre elas com o seu bico.

Ou de outra forma, podemos dizer que sua alta capacidade de adaptação aliada a sua alta percepção confere ao corvo a habilidade para conseguir detectar lugares e coisas que podem favorecer sua vida no plano da matéria.

Assim, uma vez que a energia desse arquétipo está associada a uma visão multidimensional, o corvo não apenas nos conecta ao poder mágico, mas também ao poder material, ou seja, a capacidade de atrair bens materiais e riquezas, podendo nos ajudar nesse sentido.

Imagem da parte lateral de um corvo com fundo desfocado para representar o arquétipo do corvo.
Fonte da imagem: canva.com

Lado Luz Do Arquétipo Do Corvo

  • Sabedoria;
  • Inteligência;
  • Esperteza;
  • Memória;
  • Criatividade;
  • Visão multidimensional (ligado a dons de vidência, profecia e clarividência, além de altíssima percepção de si mesmo, do outro ou dos ambientes);
  • Conexão com o passado, presente e futuro;
  • Transformação (encerramentos e novos ciclos);
  • Comunicação (poder da palavra);
  • Verdade;
  • Adaptabilidade;
  • Facilidade para resolução de problemas;
  • Forte conexão com magia e alquimia (habilidade para manipulação de energia);
  • Transmutação cármica (possibilidade de quebra dos carmas);
  • Cura (em diferentes níveis – físico, emocional, mental e espiritual);
  • Equilíbrio entre solitude e sociabilidade;
  • Conexão com o ocultismo (revela nosso inconsciente, as profundezas de nossa mente);
  • Despertar (processos de lapidação e de expansão da consciência);
  • Espiritualidade (desenvolvimento e evolução espiritual);
  • Intuição;
  • Poder Material (nos traz possibilidade de atrair bens materiais e riquezas).

Lado Sombra Do Arquétipo Do Corvo

  • Manipulação;
  • Catarses (pois, está ligado a processos de lapidação e ao trabalho com as sombras).

Postagens Relacionadas: