Pular para o conteúdo

Arquétipo do Cisne

Beleza, Amor e Fidelidade.

Entenda o simbolismo e as características desse animal de poder, além dos aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo do Cisne.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Sobre O Cisne.
  • Simbolismo Do Cisne.
  • Características Do Arquétipo Do Cisne.
  • Lado Luz do Arquétipo do Cisne.
  • Lado Sombra do Arquétipo do Cisne.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Imagem de Peter H por Pixabay

Sobre o Cisne

Os cisnes pertencem a família de aves aquáticas Anatidae e estão entre as maiores aves voadoras. São animais quase inteiramente herbívoros e podem se alimentar tanto na água como na terra.

As espécies de cisne do Hemisfério Norte (Cisne-trombeteiro, Cisne-bravo, Cisne-da-Tundra e Cisne-branco), possuem plumagem, predominantemente, de cor branca, enquanto as espécies do Hemisfério Sul (Cisne-negro e Cisne-de-pescoço-preto), têm uma plumagem preta e branca. Porém, o Cisne-negro, detém a plumagem quase totalmente preta, exceto pela presença de penas cinza claro nas asas, expostas durante o seu voo.

São considerados animais monogâmicos, pois, costumam escolher um parceiro, geralmente, antes de iniciarem sua vida sexual, permanecendo com ele durante toda a vida. Embora, exista uma possibilidade de separação é algo muito raro de acontecer.

Uma vez que o par é formado, ambos constroem o ninho e dividem a responsabilidade de chocar os ovos e criar os filhotes. Eles são animais territorialistas, altamente protetores de seus ninhos e filhotes, e podem atacar agressivamente qualquer coisa que considerem uma ameaça.

Após a eclosão, os filhotes nascem com uma plumagem acinzentada e, conforme crescem, suas penas vão se transformando, até atingirem a bela plumagem característica dos cisnes adultos.

Simbolismo Do Cisne

Por ser um símbolo de amor, fidelidade e beleza, na mitologia grega, o cisne era associado à Afrodite, deusa do amor e da beleza, e também a Apolo, conhecido como deus da música, das artes e da profecia. Existe também uma história na mitologia grega, em que Zeus teria se transformado em um cisne para seduzir a rainha Leda, esposa do rei Tíndaro de Esparta.

Desta forma, na cultura indiana, o cisne é um animal sagrado que simboliza sabedoria e conhecimento, pois, está relacionado a algumas divindades. Na mitologia hindu, o cisne está associado à Sarasvati, a deusa hindu da arte, da música e da sabedoria, bem como a Brahma, deus hindu criador do universo.

Além de ser considerado o pássaro mágico que botou o ovo cósmico do qual o deus Brahma surgiu, também é retratado na mitologia como o veículo desse deus hindu.

Ainda de acordo com a tradição hindu, existe uma história sobre dois cisnes que se acasalam e vivem no interior da consciência divina, que é simbolizada por um lago de mel de lótus que contém todo o conhecimento.

Os alquimistas, consideravam o cisne como um símbolo da união dos opostos, representando a conjunção dos elementos água e fogo. Porém, ele pode ser relacionado a três dentre os quatro elementos fundamentais da natureza (água, terra e ar). Além disso, o cisne também foi associado ao mercúrio, devido à cor da ave e à volatilidade das suas asas.

A expressão “canto do cisne” é utilizada como uma metáfora para se referir às últimas realizações de uma pessoa, por conta da crença popular de que os cisnes emitem um lindo canto pouco antes de sua morte.

No que diz respeito a expressão artística, o cisne aparece como figura central, em “O Lago dos Cisnes”. O enredo desse balé clássico, gira em torno de um príncipe que se apaixona por uma princesa transformada em cisne por meio de um feitiço.

O famoso conto “O Patinho Feio”, escrito por Hans Christian Andersen, relata a história de um patinho que é rejeitado por ser diferente dos seus irmãos. No entanto, a história mostra a jornada do patinho feio na descoberta da sua verdadeira identidade como cisne.

Este conto nos passa uma mensagem da importância de não julgar os outros pela sua aparência ou habilidades e que a verdadeira beleza vem de dentro. Pois, cada indivíduo é único com seu próprio valor e beleza interior, mesmo que seja diferente dos padrões estabelecidos pela sociedade.

Imagem de ADAZphoto por Pixabay

Características do Arquétipo do Cisne

O arquétipo do Cisne está associado as ideias de beleza, amor, graça, elegância, tranquilidade, equilíbrio, união, parceria, pureza, sonhos, intuição, transformação, perfeição e integração.

A frequência da beleza está intimamente associada ao cisne. Porém, essa beleza emana de dentro para fora, na sua própria forma de ser e se expressa através de seu movimento gracioso e elegante. Portanto, este arquétipo nos inspira a perceber a beleza na vida e a expressar a nossa própria beleza interior de maneira autêntica e criativa, assim, favorecendo a autoestima e a autoconfiança.

O amor e a fidelidade também são frequências muito presentes nos cisnes. O casal de cisne representa a fidelidade eterna, pois, eles são conhecidos por criarem laços duradouros com seus parceiros, permanecendo juntos por toda a vida. Desta forma, o arquétipo nos estimula a cultivar relações leais e duradouras, favorecendo, assim, a questão da fidelidade e a harmonia nos relacionamentos afetivos.

E assim como no caso da beleza, a frequência do amor presente no cisne pode ser expressa em todas as suas formas. Não apenas no modo de se relacionar com o outro, mas, principalmente, no relacionamento consigo mesmo, fortalecendo o amor próprio e a autoaceitação.

A mudança de plumagem do cisne, simboliza a sua capacidade de transformação. Com isso, ele nos motiva a acreditar no nosso potencial e a abraçar as mudanças em nossas vidas, aceitando e acolhendo aquilo que nos acontece de forma a confiar no fluxo universal.

No que diz respeito a cor da sua plumagem, o cisne branco é associado à luz solar, pureza, a masculinidade criadora e a ação, enquanto que o cisne negro está ligado a luz da lua, o feminino, a contemplação, o mistério e o oculto. E a união desses dois opostos torna ele um ser andrógino e, portanto mais poderoso, sendo visto como a representação da importância de conhecermos e harmonizarmos todos os elementos presentes em nós, luz e sombra.

Deste modo, a sua natureza aquática nos conecta com a fluidez da vida, a intuição, as emoções, a nossa expressão criativa e ao sonhar. Porém, essas aves estão harmonicamente ligadas tanto a água como aos elementos terra e ar. Por esta razão, e também pelo que já foi mencionado anteriormente, esse é um animal que integra o masculino e o feminino, o céu e a terra, o material e o espiritual, favorecendo a harmonia e o equilíbrio em nossas vidas.

Lado Luz do Arquétipo Do Cisne

  • Frequência do amor, da pureza, da união e da fidelidade;
  • Autoestima;
  • Autoconfiança;

  • Autoaceitação e amor próprio (assumir a sua diferença, independentemente, da opinião dos outros);
  • Conexão com o eu interior;
  • Conexão com a beleza (tanto no cuidado exterior como em enxergar a beleza interior em si mesmo e no outro);
  • Graciosidade e elegância;
  • Atrair mais atenção;
  • Criatividade e conexão com a arte;
  • Tranquilidade, calma e equilíbrio;
  • Relacionamentos amorosos duradouros (favorece a atração de um relacionamento afetivo e ajuda a harmonizar os relacionamentos já existentes);
  • Potencial de transformação e realização dos objetivos;
  • Intuição e espiritualidade.

Lado Sombra do Arquétipo do Cisne

  • Perfeccionismo excessivo (por ser associado à perfeição e à beleza, pode levar a um padrão muito alto de exigência em relação a si mesmo e aos outros);
  • Pode trazer a tona questões relacionadas a autoimagem que precisam ser trabalhadas;
  • Pode trazer a tona questões nos relacionamentos (por estar muito conectado ao amor e a fidelidade, qualquer questão que esteja desalinhada destas frequências no relacionamento pode vir a tona para ser trabalhada).
Imagem de JulieMimages por Pixabay

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Fontes

Sobre O Cisne:

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Cisne
  • https://www.infoescola.com/aves/cisne/

Simbolismo, Características E Aspectos Despertados:

  • https://www.simbolos.com.br/cisne/
  • http://www.marcelodalla.com/2013/01/o-simbolismo-do-cisne-texto-e.html
  • https://www.interconexao.org/2022/09/arquetipo-cisne–alma-gemea-e-fidelidade-no-amor..html
  • https://www.youtube.com/watch?v=ofdsUu76Cas

Postagens Relacionadas: