Arquétipo do Cavalo
Ação, Independência e Autoconfiança.
Confira, neste post, o significado, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do cavalo.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Significado Do Cavalo.
- Significado Do Cavalo Para A Cultura Chinesa.
- O Cavalo Para Os Gregos E Romanos Antigos.
- Características Arquétipo Do Cavalo.
- Autovalor E Autoconfiança.
- Movimento E Velocidade.
- Independência E Liberdade.
- Libido E Fertilidade.
- Força E Leveza.
- Adaptabilidade E Habilidades.
- Autoridade E Trabalho Em Grupo.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Cavalo.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Cavalo.
Significado Do Cavalo
O cavalo carrega significados opostos que o conecta tanto ao mundo inferior, ao mistério e a noite, como também o associa ao dia e ao celestial, sendo considerado um símbolo solar.
Por fazer essa conexão entre o mundo superior e o mundo inferior, na psicanálise, este animal está relacionado ao psiquismo inconsciente, pois o cavalo traz, simbolicamente, essa interação entre o consciente com o inconsciente, da luz com a sombra e do físico com o mental.
Já na cultura dos povos nativos americanos, o cavalo representa poder, força, liberdade e nobreza. Uma vez que a posse deste animal representa vantagem nas guerras.
Assim, a tribo que tivesse maior quantidade de cavalos era considerada como a mais rica e nobre.
Para o povo celta, o cavalo simbolizava sorte e abundância, além de estar relacionado as divindades, como por exemplo, o deus sol (figura com corpo de cavalo e face humana) e a deusa Epona ou Mãe-Cavalo (ligada a fertilidade e que também foi adorada pelos romanos).
Contudo, para os Mongóis, o cavalo simboliza força, velocidade, resistência, liberdade e também espiritualidade, possuindo ligação com o sagrado.
No xamanismo, o símbolo mongol denominado Khiimori (cavalo do vento), representa a alma (nossa força interior).
Além disso, no xamanismo, o cavalo é considerado um meio seguro para se transitar entre o físico e o espiritual. E aqueles que possuem esse animal de poder trazem atributos como espírito livre, independência e clarividência.
Significado Do Cavalo Para A Cultura Chinesa
Na China, o cavalo representa integridade, coragem, diligência, inteligência, fidelidade e poder, pois, durante o império chinês este animal era usado como um símbolo político.
Entretanto, seu simbolismo também está ligado a espiritualidade e é reconhecido como o mensageiro, por ter facilitado a inclusão do budismo nesse país.
Um exemplo da mitologia chinesa que faz referência ao cavalo é o personagem Longma (que significa Cavalo-Dragão), cujo simbolismo está associado a inteligência e espiritualidade.
Além do mais, na cultura chinesa, o cavalo é um dos signos do horóscopo chinês e se refere a indivíduos de características como coragem, determinação, disciplina e diligência.
O Cavalo Para Os Gregos E Romanos Antigos
Para os gregos e romanos este animal representa poder, riqueza, vitória e honra.
Os romanos tinham o costume de sacrificar os cavalos, como forma de adoração a Marte (deus da guerra e também considerado guardião da agricultura), simbolizando renascimento e fertilidade.
Já na Grécia Antiga, o cavalo era sinônimo de riqueza e status devido o alto custo tanto para comprar como para manter um.
Ainda na mitologia grega, o cavalo está relacionado a vários deuses e lendas, como por exemplo, Pégaso, Xanto e Bálios (cavalos de Aquiles) e o Centauro Quíron.
Características Arquétipo Do Cavalo
O arquétipo do cavalo possui uma frequência de autoconfiança, libido, fertilidade, força, independência, movimento, velocidade, poder e autovalor, dentre outras.
Autovalor E Autoconfiança
O cavalo não é um tipo de animal que qualquer pessoa consegue comprar e manter. Por isso, ele está associado a alto valor e poder aquisitivo.
Além do mais, o cavalo é um animal muito belo que possui um porte que transmite elegância e imponência.
Nesse sentido, o arquétipo do cavalo nos conecta com nosso próprio valor, elevando nossa autoestima e despertando uma autoconfiança elevada.
Movimento E Velocidade
O arquétipo do cavalo possui uma forte energia de movimento e por esta razão, estimula a ação e a proatividade, nos ajudando a sair da procrastinação.
Desta forma, se temos clareza daquilo que queremos alcançar, a ativação desse arquétipo pode potencializar nossa capacidade de realização, nos tornando mais produtivos.
Além disso, uma das características mais apreciadas no cavalo é o seu potencial de velocidade. Nesse aspecto, não por acaso, este animal é o símbolo escolhido pela Ferrari para representá-la.
Por esta razão, a ativação deste arquétipo pode nos ajudar a realizarmos nossas atividades e alcançar nossos objetivos com mais agilidade e rapidez.
Independência E Liberdade
Com o passar do tempo o cavalo acabou se tornando um animal domesticado e teve um papel muito importante no desenvolvimento da sociedade.
Porém, na natureza a sua essência é a de um espírito livre e independente.
Assim, apesar da possibilidade de ser domado, o arquétipo do cavalo pode despertar esse desejo por independência e liberdade em nós.
Vale dizer que, para quem deseja ativar esse arquétipo por meio de imagens, buscando também essas características, é indicado evitar imagens do cavalo sendo montado, com sela ou cabresto.
Isso porque, esse tipo de imagem pode transmitir a ideia de um cavalo domado, trazendo uma frequência de limitação e representando que outro tem o poder sobre ele.
O ideal seria escolher a foto de um cavalo solto e livre na natureza para passar essa ideia de liberdade e independência.
Libido E Fertilidade
O arquétipo do cavalo possui uma forte relação com a fertilidade e com o aumento da libido, consequentemente, favorecendo a sexualidade nos relacionamentos afetivos.
Contudo, é importante dizer que a libido não se refere apenas a questão do desejo sexual, mas também sobre ter mais energia, disposição, vontade de realizar e sentir prazer na vida.
Força E Leveza
O cavalo é um animal imponente e de muita força física. Porém, ao observarmos sua performance ao saltar obstáculos, podemos perceber também muita graciosidade e leveza.
Nesse sentido, a energia do arquétipo do cavalo pode nos inspirar a superar os desafios que surgem em nossa vida com mais leveza e velocidade ao mesmo tempo que nos sentimos mais fortes e confiantes, já que ele ativa em nós uma autoconfiança elevada.
Sem contar que, a frequência de força que o cavalo nos traz, pode se refletir em habilidades como persistência, resistência, superação e, ainda, na sensação de mais vitalidade e força física.
Adaptabilidade E Habilidades
O cavalo já foi utilizado nos mais diversos campos de atuação pelos seres humanos como, por exemplo, nas guerras, na agricultura, como meio de transporte, dentre outros.
Portanto, foi um animal de extrema importância no desenvolvimento da sociedade e atualmente, também é utilizado na prática de esportes como no hipismo, por exemplo.
Logo, podemos perceber que o cavalo é um animal extremamente adaptável e capaz de desenvolver habilidades conforme a necessidade, podendo nos ajudar nesse sentido.
Inclusive, pessoas do totem do cavalo são consideradas muito habilidosas, podendo ser bem-sucedidas tanto com atividades que envolvem o corpo, como com atividades ligadas ao intelecto, ao emocional e ao espiritual.
Por esta razão, as pessoas em ressonância com o arquétipo do cavalo costumam se destacar em seu meio, sendo essa característica muito favorável para a área profissional.
Autoridade E Trabalho Em Grupo
O arquétipo do cavalo está muito ligado à imagem de gerentes e diretores de empresas. Nesse sentido, sua energia está conectada à capacidade de decisão e autoridade.
Contudo, nada impede que esse arquétipo possa ser ativado por pessoas de qualquer outro nível hierárquico em uma empresa (acima ou abaixo), visto que ele possui ainda a frequência da adaptabilidade, nos possibilitando tanto a habilidade para liderar como para saber lidar com ordens.
Até porque esse arquétipo possui muitas características interessantes que favorecem a área profissional como, por exemplo, a proatividade, a produtividade e a capacidade de realização.
Além disso, os cavalos são animais que vivem bem tanto sozinhos como em grupo. E quando estão em grupo possuem uma boa comunicação entre si.
Lado Luz Do Arquétipo Do Cavalo
- Autoconfiança elevada;
- Autoestima;
- Autovalor;
- Empoderamento;
- Elegância;
- Imponência;
- Destaque;
- Autoridade e capacidade de liderança;
- Poder de decisão;
- Coragem;
- Independência e liberdade (quando não domesticado);
- Espírito aventureiro;
- Agilidade e velocidade;
- Estimula ação, movimento e proatividade;
- Ajuda a eliminar a procrastinação;
- Produtividade e realização;
- Fertilidade e sexualidade;
- Aumento da libido;
- Superar obstáculos com leveza e velocidade;
- Maior energia e disposição;
- Vitalidade e força física;
- Adaptabilidade (nos ajuda a desenvolver habilidades conforme a necessidade);
- Habilidades;
- Persistência;
- Solitude (porém, sabe se relacionar bem em grupo);
- Favorece trabalho em grupo;
- Conexão com a espiritualidade (pois, está conectado a clarividência).
Lado Sombra Do Arquétipo Do Cavalo
- Excesso de ação (dificuldade para desacelerar);
- Agitação mental;
- Insônia;
- Ansiedade;
- Impaciência (dar coice);
- Rigidez (resistência a mudança de ideias);
- Aceita ser mandado (pode ser domado e perder sua independência; ou ainda acabar se dedicando aos sonhos de outras pessoas e não aos seus próprios).