Arquétipo Do Castor
Construção, Trabalho E Realização.
Confira, neste post, o significado, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo do castor.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
Características Do Arquétipo Do Castor
O arquétipo do castor nos conecta, essencialmente, com as energias de construção, realização, dedicação, organização, ação, persistência, planejamento, trabalho e cooperação.
Construção E Realização
O arquétipo do castor nos traz uma forte capacidade de criação e de realização, uma vez que os castores são conhecidos, principalmente, pelas habilidades de construção.
Assim, o castor representa uma força realizadora e materializadora, já que dedicam grande parte de sua energia construindo e realizando reparos, de forma contínua, nas estruturas que eles criam.
Nesse sentido, sua frequência facilita a execução de tarefas e nos impulsiona a sermos mais consistentes em nossas atividades, fazendo aquilo que precisa ser feito para o alcance de nossos objetivos.
Logo, a ativação desse arquétipo nos ajuda a colocarmos nossos projetos em prática e concretizá-los mais facilmente, já que o castor nos inspira a trabalhar com alegria e dedicação.
Ação E Proatividade
Em essência, os castores são animais muito ativos e durante a maior parte do ano, exceto no inverno, eles estão trabalhando.
Na verdade, isso chega a ser até uma regra quando se trata do castor, pois eles necessitam estar sempre em movimento e ativos para sua própria defesa e proteção.
Assim, além de ficarem focados em manter suas construções firmes e seguras, eles ainda gastam boa parte do tempo estocando seu alimento.
Com isso, após seu árduo trabalho ao longo do ano, no inverno eles podem tranquilamente se recolher em suas tocas até que chegue a primavera.
Portanto, o arquétipo do castor nos conecta com a frequência da ação e da proatividade e, consequentemente, nos ajuda a eliminar a procrastinação.
Contudo, apesar dessa energia nos ensinar sobre o valor do trabalho, ela nos lembra da importância de separarmos também momentos de descanso.
Disciplina E Dedicação
Os castores são extremamente disciplinados e dedicados a realização de suas tarefas, até porque disso depende sua sobrevivência.
Assim, o arquétipo do castor desperta em nós as frequências da disciplina e da dedicação, nos ajudando a permanecermos focados em nossas tarefas para o alcance de nossos objetivos.
Persistência E Flexibilidade
De modo geral, os castores demarcam seu território para protegê-los e, continuamente, realizam consertos em suas construções ou, até mesmo, as reconstrói se necessário.
Porém, eles podem abandonar o local onde moram e sair a procura de um novo lar para morar quando o território já não supri mais suas necessidades, como por exemplo, em casos de escassez de árvores.
Desta forma, eles são forçados a começar novas construções do zero em um ambiente totalmente novo.
Assim, o arquétipo do castor nos ensina sobre persistência, tendo em vista que ele permanece firme e proativo, em um esforço contínuo para manter suas construções sempre fortes e bem estruturadas.
Contudo, ele também nos traz a energia da flexibilidade, pois em situações que não valem mais a pena todo o seu esforço, ele sabiamente se retira em busca de algo melhor.
Portanto, esse arquétipo nos ajuda a sermos persistentes e a fazermos o que tem que ser feito, porém, sem perdermos tempo e energia com atividades ineficientes que já não nos agregam nada de valor.
Planejamento E Estratégia
Os castores pertencem a ordem dos roedores, sendo considerados animais semiaquáticos.
Mas, essencialmente, realizam suas tarefas por meio aquático e não costumam viajar por terra, já que eles são mais habilidosos se deslocando pela água.
Por esta razão, eles criam canais na água conectando o meio que vivem com o local onde recolhem os recursos que necessitam.
Deste modo, eles conseguem agilizar seu trabalho, reduzindo a distância e o esforço a mais que fariam caso executassem essa mesma tarefa por terra.
Com isso, apesar do arquétipo do castor estar ligado ao trabalho árduo, ele pode favorecer ainda as nossas capacidades de planejamento e estratégia na execução de nossas atividades.
Afinal de contas, mesmo que se trate de um trabalho árduo, isso não significa que ele também não possa ser o mais otimizado possível.
Portanto, esse arquétipo pode nos ajudar também a sermos mais organizados e assertivos para não ficarmos perdendo tempo com tarefas desnecessárias.
Conexão Familiar E Trabalho Em Equipe
Os castores são considerados como animais monógamos, de modo que o casal forma seu grupo familiar, junto de suas crias, permanecendo os dois sempre unidos até o fim da vida.
Além disso, machos e fêmeas compartilham todas as tarefas igualmente e, inclusive, os filhotes mais velhos, que continuam no grupo familiar, também auxiliam na parte de alimentação e proteção dos recém-nascidos.
Desta forma, esses animais vivem em comunidade e são considerados animais muito sociáveis e cooperativos para com seu grupo.
Assim, o arquétipo do castor nos conecta com a importância do trabalho em equipe, ativando em nós a capacidade de colaboração e cooperação em grupo.
Nesse sentido, o senso de cooperação e colaboração atrelado a esse arquétipo pode nos influenciar a estarmos mais atentos as necessidades dos outros a nossa volta e a convivermos com mais harmonia em grupo, seja em família, no trabalho ou em qualquer outro ambiente.
Invenção E Criatividade
Dentre os animais de poder, o castor é considerado como o construtor, sendo desta forma, muito associado a figura dos engenheiros.
Por isso, aqueles que estão em ressonância com o castor são vistos como indivíduos que possuem “alma de professor”, pois carregam a habilidade para desenvolver métodos e maneiras práticas de fazer as coisas e compartilharem isso com as outras pessoas.
Além disso, a relação do castor com o elemento água também representa um lado mais intuitivo e criativo desse arquétipo.
Desta forma, o arquétipo do castor nos impulsiona a estarmos sempre com novas ideias e projetos em mente para serem concretizados.
Afinal de contas, a força deste arquétipo está, principalmente, na sua capacidade de realizar e concretizar planos, de colocar a mão na massa, nos ajudando a materializar nossos sonhos e metas com mais facilidade.
Lado Luz Do Arquétipo Do Castor
- Independência;
- Organização;
- Planejamento e estratégia;
- Criatividade;
- Novas formas de pensar para facilitar a vida;
- Facilidade para solucionar problemas;
- Habilidade de invenção;
- Habilidade de construção (forte capacidade de criação e realização);
- Materialização dos sonhos;
- Disciplina e dedicação para realizar os objetivos (consistência);
- Ação e proatividade (está sempre em movimento);
- Ajuda eliminar a procrastinação;
- Foco no trabalho;
- Satisfação em trabalhar (trabalha com alegria);
- Muita disposição para o trabalho;
- Alma de professor (habilidade para desenvolver métodos e maneiras práticas de fazer as coisas);
- Trabalho em equipe (bom relacionamento em grupo e harmonia no trabalho em equipe);
- Conexão com a família (estrutura familiar forte);
- Cooperação e colaboração (senso de comunidade);
- Habilidade com trabalhos manuais;
- Persistência (faz o que tem que ser feito, sem perder tempo e energia com atividades ineficientes);
Flexibilidade (constrói e reconstrói se necessário).
Lado Sombra Do Arquétipo Do Castor
- Dificuldade em parar de trabalhar;
- Se sobrecarregar por excesso de trabalho;
- Dificuldade para delegar a realização do trabalho para outros.