Arquétipo Do Cachorro
Lealdade, Amizade e Amor Incondicional.
Confira neste post, as características do arquétipo do cachorro, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativarmos esse animal de poder.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Características Do Arquétipo Do Cachorro.
- Serviço E Adaptabilidade.
- Sabedoria E Inteligência.
- Amor Incondicional E Amizade.
- Alegria E Sociabilidade.
- Lealdade E Fidelidade.
- Coragem E Proteção.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Cachorro.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Cachorro.
- Cuidados Com A Imagem Para Ativar O Arquétipo Do Cachorro.
Características Do Arquétipo Do Cachorro
O arquétipo do cachorro está muito associado ao amor incondicional, lealdade, fidelidade, proteção, coragem e amizade.
Deste modo, a seguir estão descritas algumas das principais características atreladas a este animal de poder.
Serviço E Adaptabilidade
À medida que o cachorro foi sendo domesticado, também passava pelo processo de reprodução seletiva, no qual o ser humano conduzia determinados cruzamentos com o intuito de obter características específicas e submissão desses animais.
Nesse sentido, o cachorro acabou se tornando uma espécie animal muito ligada a ideia do servir, visto que, ao longo do tempo, o ser humano criou uma infinidade de raças caninas conforme sua necessidade.
Assim, com base nas características físicas e habilidades que desejava se obter desse animal, cada raça foi desenvolvida e adaptada para atender certas necessidades e preferências humanas.
Por esta razão, o arquétipo do cachorro nos traz a energia da adaptabilidade e do servir que, simbolicamente, nos passa uma mensagem de doação e de contribuição para o bem do outro.
Todavia, a energia da doação e do servir exige de nós muita consciência, pois quando em desequilíbrio, pode nos gerar até abusos e exploração por parte das outras pessoas.
Sabedoria E Inteligência
O cachorro é considerado uma subespécie do lobo, pois, segundo teorias, esse animal teria surgido a partir do lobo cinzento, por volta de cem mil anos atrás.
Desta forma, como herança genética dos lobos, os cachorros possuem a capacidade de aprenderem a partir de suas experiências, o que favorece também sua capacidade de adaptação.
Por possuírem uma boa capacidade de aprendizagem são considerados animais muito inteligentes e, até por esta mesma razão, podem ser adestrados facilmente para realizarem determinadas tarefas, conforme a necessidade do ser humano.
Inclusive, no quesito inteligência, a raça Border Collie é considerada como a raça canina mais inteligente do mundo, possuindo uma ótima capacidade de resolução de problemas que costuma ser bem menor nos demais cachorros.
Mas, para além disso, devido a sua conexão genética com os lobos, os cachorros também estão, simbolicamente, associados a sabedoria ancestral.
Logo, o arquétipo do cachorro nos conecta com as frequências da sabedoria e da inteligência, podendo nos ajudar durante nossos processos de aprendizagem.
Contudo, essa possibilidade de adestramento, pode ser um aspecto negativo, já que nos remete a uma frequência de submissão, podendo afetar nossa capacidade de tomar decisões por nós mesmos.
Amor Incondicional E Amizade
Ao longo da história, o cachorro ganhou a fama de “melhor amigo do homem” e, não por acaso, considerando que, provavelmente, ele possa ser o primeiro animal domesticado pelos seres humanos.
Esses animais demonstram verdadeira devoção ao ser humano e nos indicam que aquilo que mais importa para eles é a nossa companhia.
Com isso, o arquétipo do cachorro nos ensina sobre amor incondicional, amizade verdadeira e companheirismo.
Além disso, pode ser que esse arquétipo nos ajude a atrair mais amizades naturalmente, favorecendo também nossa interação com as outras pessoas.
Alegria E Sociabilidade
Os cachorros são animais que costumam ser muito sociáveis e estão sempre dispostos a brincar e se divertir, seja com pessoas, outros cachorros, ou até mesmo com animais de outra espécie.
Assim, é a partir de suas atividades e brincadeiras que eles conseguem aprender, socializar com pessoas ou outros animais, além de se desenvolverem e se exercitarem nesse processo.
Logo, o arquétipo do cachorro pode favorecer nossa capacidade para interagir e socializar com as outras pessoas de uma forma mais descontraída e despreocupada.
Lealdade E Fidelidade
Na relação com humanos, apenas cuidados básicos são suficientes para conquistar a confiança e o afeto desses animais.
E mesmo se tratando de espécies diferentes, essa ligação entre homem e cachorro pode se tornar extremamente forte, tornando-o um integrante da família.
Além do mais, o cachorro não está preocupado com quem é o seu dono ou com o local onde ele vive, seja o lugar uma mansão ou a rua, este animal apenas retribui os cuidados que recebe com afeto e, até certa devoção.
Por isso, o arquétipo do cachorro representa a lealdade e a fidelidade nas relações, nos convidando a compreender o verdadeiro significado e importância dessas virtudes enquanto nos relacionamos com as outras pessoas.
No entanto, como animal de poder, a energia do cachorro também se refere a fidelidade e lealdade a si mesmo, a sua própria essência, bem como a seus valores e princípios.
Coragem E Proteção
Ao longo da história, os cachorros tinham como uma de suas funções, vigiar e proteger as tribos, alertando a respeito de invasores e possíveis ameaças.
Além disso, dificilmente não conhecemos alguma história sobre cachorros se arriscando para proteger seus companheiros, seja na ficção ou na vida real.
Portanto, o arquétipo do cachorro representa a coragem e um forte instinto protetor, capaz de se sacrificar por aqueles que ama.
Lado Luz Do Arquétipo Do Cachorro
- Amor incondicional;
- Bondade;
- Energia do servir;
- Amizade;
- Companheirismo;
- Lealdade e fidelidade;
- Alegria e descontração (estão sempre dispostos a brincar e se divertir);
- Sociabilidade (facilidade para interagir e se relacionar);
- Curiosidade e espírito explorador;
- Pureza;
- Inspira carinho e afeto;
- Sabedoria e inteligência (boa capacidade para aprender);
- Coragem;
- Despreocupação (vivem apenas o momento presente);
- Simplicidade;
- Facilidade para perdoar;
- Vigilância e atenção;
- Adaptabilidade;
- Forte instinto de proteção.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Cachorro
- Ingenuidade (ser facilmente manipulado, já que além de ser um animal domesticado, pode ser adestrado);
- Dependência (geralmente, dependem de seus donos ou de outras pessoas para ter abrigo e alimentação);
- Apego (podem ficar excessivamente apegados aos donos);
- Submissão (pela questão da domesticação e adestramento);
- Ser explorado pelos demais (se a energia do servir e da doação estiver em desequilíbrio);
- Agressividade (podem expressar certa agressividade com pessoas estranhas ou outros animais devido seu instinto protetor e por ser um animal territorialista);
- Ciúmes (por serem territorialistas podem expressar isso em forma de ciúmes, seja do dono ou de seus pertences);
- Não é indicado para quem deseja atrair um relacionamento afetivo, pois sua energia pode fazer com que as outras pessoas nos vejam mais como potenciais amizades e não despertem qualquer tipo de interesse romântico.
Cuidados Com A Imagem Para Ativar O Arquétipo Do Cachorro
Se deseja ativar esse arquétipo é importante se atentar a escolha da imagem do cachorro, uma vez que cada raça também possui características mais específicas que podem representar pontos fortes ou fracos.
Logo, a informação ativada em nós através da imagem de um Pitbull, pode ser totalmente diferente da imagem de um Pinscher, de um Poodle ou de um Pastor-Alemão, por exemplo.
Outro ponto a ser observado é se na imagem o cachorro possui alguma coleira, pois isso reforça a ideia de submissão, que é um dos aspectos negativos que podem ser ativados com o arquétipo do cachorro.
Portanto, tenha consciência das características que deseja ativar ou não com esse arquétipo, sempre levando em conta o lado luz e as sombras, para escolher uma imagem do cachorro que melhor represente seus objetivos com a ativação.