Pular para o conteúdo

Arquétipo da Rosa Vermelha

Amor, Paixão e Romantismo.

Entenda o simbolismo desta flor, além de suas características e aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo da Rosa Vermelha.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Sobre A Rosa.
  • Simbolismo Da Rosa.
  •     Simbolismo de Algumas Cores de Rosas.
  • Características Do Arquétipo Da Rosa Vermelha.
  • Lado Luz do Arquétipo da Rosa Vermelha.
  • Lado Sombra do Arquétipo da Rosa Vermelha.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Fonte da imagem: canva.com

Sobre a Rosa

As roseiras são plantas perenes (ciclo longo de vida), cultivadas em todo o mundo e estão disponíveis em uma ampla variedade de cores.

Essas plantas, geralmente, crescem como arbustos, porém, algumas espécies podem crescer como trepadeiras. Elas normalmente possuem caule espinhoso e suas flores têm uma fragrância doce e intensa.

Os seus arbustos podem ser podados ou moldados em diferentes formatos e tamanhos. Devido sua beleza e valor simbólico, as rosas também são amplamente utilizadas em arranjos florais, decorações, cerimônias e eventos especiais.

Simbolismo da Rosa

A Rosa é uma flor que tem sido reverenciada por muitas culturas ao longo da história.

Na mitologia egípcia, ela é associada à deusa Ísis que pode ser muitas vezes representada usando uma coroa de rosas.

Existe também a famosa história da rainha egípcia, Cleópatra, na qual ela convida e encontra Marco Antônio em um navio todo adornado de ouro e prata, com o piso dele todo coberto por pétalas de rosas.

Já na mitologia greco-romana, esta flor está relacionada à Afrodite ou Vênus (deusa do amor e da beleza) e também à Flora (divindade da primavera e das flores).

A história “O Mito de Adônis” é uma das lendas da Mitologia Grega relacionada às rosas. E de acordo com esta lenda, Adônis, o amado de Afrodite, foi ferido em uma caçada e acabou morrendo. Ao correr entre as roseiras ela acabou se ferindo nos espinhos e, assim, acabou tingindo de vermelho as rosas brancas.

Na cultura cristã, as rosas são retratadas em suas obras de arte religiosas. A rosa branca é associada à Virgem Maria por ser considerada um símbolo de pureza e castidade. Já a rosa vermelha é relacionada à ressurreição e ao sangue de Jesus Cristo e dos mártires cristãos.

Na alquimia, a rosa é usada como um símbolo da alma e do processo de transformação interior. O símbolo da Rosa Cruz, por sua vez, combina a cruz (um antigo símbolo da morte e ressurreição) com a rosa (representando o desabrochar espiritual), para indicar o caminho alquímico em direção ao aperfeiçoamento espiritual.

Por sua vez, no ocidente, principalmente, a rosa vermelha é associada ao amor, à paixão e ao desejo. Ela também pode simbolizar a perfeição e a beleza, sendo frequentemente usadas como presentes românticos.

Além disso, devido ao seu miolo fechado e envolto em pétalas (conhecido como botão de rosa), a Rosa tornou-se um símbolo do segredo e do mistério em muitas culturas.

Simbolismo de Algumas Cores de Rosas

Considerando que as cores também são arquétipos, a cor da rosa pode ter diferentes significados:

Vermelhas – são associadas ao fogo, amor, paixão, desejo, perfeição, luxúria, romantismo, sedução, intimidade, energia, vitalidade, determinação e força.

Brancas – estão ligadas à pureza, inocência, paz, humildade, tranquilidade, espiritualidade, cura, renovação e também podem ser associadas a lua.

Rosas – relacionadas à gentileza, romance, feminilidade, gratidão, afetividade, admiração, amor, compaixão, ternura, suavidade, delicadeza e sensibilidade.

Amarelas – associadas à amizade, alegria, otimismo, felicidade, fraternidade, entusiasmo, energia, vitalidade, riqueza, prosperidade e também podem ser relacionadas ao sol.

Laranjas – ligadas à energia, entusiasmo, paixão, vitalidade, criatividade, coragem, alegria, determinação, discernimento e foco.

*A rosa laranja é uma rosa híbrida obtida através de enxerto (união do tecido de plantas diferentes, para formar uma nova planta com as características desejadas).

Azuis – são menos comuns, mas geralmente representam o mistério, harmonia, o amor verdadeiro e espiritual.

*A rosa azul não existe na natureza, mas foi criada artificialmente através de técnicas de cruzamentos genéticos.

Fonte da imagem: canva.com

Características do Arquétipo da Rosa Vermelha

De modo geral, as rosas representam os sentimentos mais nobres. Desta maneira, o arquétipo da rosa vermelha está muito ligado as ideias de amor, paixão, desejo, sedução, intimidade, luxúria, devoção, atração, romantismo, perfeição, energia, vitalidade, determinação, força e beleza.

Essa rosa está fortemente associada aos relacionamentos amorosos, a conexão emocional, ao elemento fogo e ao chacra cardíaco, que é o centro de energia relacionado ao amor e às emoções. Com isso, está ligada, principalmente, ao amor romântico e ao desejo de se relacionar amorosamente, de amar e ser amado.

Desta forma, existe a possibilidade deste arquétipo ajudar a atrair um relacionamento com finalidade amorosa ou até mesmo melhorar o relacionamento já existente. Mas, é importante lembrar que a dinâmica de um relacionamento é complexa e envolve muitos fatores que vão além do arquétipo da rosa vermelha.

Acredita-se que as rosas, assim como as flores em geral, possuam a capacidade de elevar a frequência dos ambientes. Essa frequência elevada unida a sua cor forte e vibrante do vermelho pode ativar em nós a coragem, a determinação, a vitalidade e a força interior. Assim, a rosa vermelha favorece ainda a autoestima, a autoconfiança e o amor próprio.

Devido a cor vermelha desta rosa ela também pode ajudar no aumento da libido, o que favorece à sensualidade e a energia sexual, estimulando o aumento dessa energia no relacionamento amoroso e contribuindo ainda para uma melhor relação com a própria sexualidade.

Já o botão da rosa, possui um significado relacionado ao mistério e ao segredo, podendo nos influenciar a estarmos mais fechados e discretos. Porém, em contrapartida, pode trazer ainda uma frequência de despertar a atenção e o interesse das outras pessoas, o que pode ser muito benéfico se esse também for um objetivo.

*Importante evitar imagens desta flor com seus espinhos, pois, podem atrair situações dolorosas e desafios nos relacionamentos.

Lado Luz do Arquétipo da Rosa Vermelha

  • Frequência do amor, da paixão e da beleza;
  • Autoestima e autoconfiança;
  • Amor próprio;
  • Aumento do magnetismo pessoal;
  • Sensualidade e sexualidade;
  • Favorece o aumento da libido;
  • Frequência de romantismo, sedução e desejo (o que favorece os relacionamentos amorosos);
  • Pode facilitar a atração de um relacionamento amoroso ou melhorar os já existentes;
  • Vitalidade e força (pode estimular a energia física e mental);
  • Coragem e determinação (fortalecer a vontade e a capacidade de realizar objetivos);
  • Frequência de mistério e segredo (quando utilizada uma imagem com o botão da rosa).

Lado Sombra do Arquétipo da Rosa Vermelha

  • Desafios nos relacionamentos (seus espinhos podem atrair situações dolorosas);
  • Desequilíbrio emocional (a cor vermelha pode despertar emoções intensas, tais como raiva, agressividade, impulso, dentre outros, podendo ser utilizada para explorar, compreender e trabalhar esses aspectos em si mesmo).
Fonte da imagem: canva.com

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Fontes

Sobre A Rosa

  • https://pergunteaoagronomo.com.br/como-cultivar-rosas

Simbolismo, Características E Aspectos Despertados:

  • https://www.dicionariodesimbolos.com.br/rosa/
  • https://www.simbolos.com.br/rosa/
  • https://www.greenme.com.br/informarse/significados/68397-o-significado-espiritual-de-rosa-todas-as-cores/
  • https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/124293-por-que-rosas-vermelhas-sao-simbolo-de-romantismo.htm
  • https://terapiasenergeticas.com.br/cor-vermelha
  • https://www.youtube.com/watch?v=1YwBdzIPrJU

Postagens Relacionadas: