Pular para o conteúdo

Arquétipo Da Girafa

Destaque, Intuição E Visão Elevada.

Confira, neste post, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo da girafa.

Imagem de quatro girafas em meio a natureza para simbolizar o arquétipo da girafa.
Arquétipo Da Girafa / Imagem de R N por Pixabay

Características Do Arquétipo Da Girafa

O arquétipo da girafa está muito associado as ideias de visão elevada, conexão espiritual e intuição, além de destaque, silêncio, atenção, confiança e direcionamento, dentre outros.

Desta forma, a seguir estão descritas algumas das principais características atreladas a este animal de poder.

Visão Ampla E Elevada

A girafa é o animal mais alto do mundo e, devido ao seu pescoço longo, consegue enxergar o que está atrás de si, na sua frente e nas laterais, não apenas de perto, mas também a longas distâncias, além do horizonte visível para os outros animais terrestres.

Simbolicamente, isso pode representar a capacidade de olhar para o passado e para o futuro, sem se perder no tempo, acessando informações que lhe possibilite encontrar soluções no momento presente.

Assim, devido a sua altura, seus pés firmes na terra não lhe impedem de manter um olhar sempre elevado, o que lhe permite ter uma visão mais ampla para encontrar novos caminhos e oportunidades.

Desta forma, o arquétipo da girafa eleva e amplia nosso campo de visão, nos ajudando a perceber e analisar todas as possibilidades disponíveis para que, então, possamos encontrar soluções e fazer melhores escolhas.

Com isso, vale ressaltar que, além de ser capaz de ver os caminhos possíveis, esse animal também consegue vislumbrar antecipadamente os seus pontos de chegada.

Nesse aspecto, a visão da girafa nos possibilita a qualidade de sermos visionários, de enxergarmos além do que a maioria consegue e de antevermos oportunidades, mesmo mantendo os pés firmes no chão.

Autoconfiança E Direcionamento

Por conta de seu porte e visão ampliada, a girafa consegue enxergar diferentes caminhos possíveis, o que lhe ajuda a fazer melhores escolhas de para onde pode ir com confiança.

Logo, a girafa sempre sabe exatamente para onde está indo, já que sua altura possibilita a ela ver todo o caminho que vai precisar percorrer para chegar a determinado destino.

Nesse sentido, o arquétipo da girafa pode melhorar nosso senso de direcionamento na vida e fortalecer a confiança em nós mesmos para fazermos escolhas e tomar decisões com mais segurança.

Motivação E Superação

Com seu pescoço longo, a girafa acessa lugares altos. Não por acaso, como animal de poder, seu simbolismo está ligado a capacidade de acessar o que parece inalcançável.

Além do mais, esse animal tem preferência por comer acácias, um tipo de planta cheia de espinhos. Mas, graças a sua língua, que mede cerca de 45 a 50 centímetros de comprimento, a girafa consegue retirar suas folhas sem se machucar.

Nesse ponto, esse arquétipo pode despertar em nós a motivação necessária para irmos atrás daquilo que queremos, independentemente dos obstáculos que possam existir.

Até porque, suas características e simbolismo, nos remetem a ideia de que este animal acessa lugares e oportunidades que a maioria não conseguiria normalmente ou tão facilmente.

Portanto, o arquétipo da girafa pode nos trazer essa energia de superar limites, de ir além do que parece ser possível, para acessarmos oportunidades que, podem até parecer inalcançáveis para a maioria, mas não para uma girafa, mesmo com os seus pés firmes no chão.

Destaque E Atenção

Devido a sua altura e porte, não tem como uma girafa passar despercebida, logo, esse animal chama a atenção e se destaca dos demais por onde passa.

Assim, esse arquétipo pode nos fazer atrair mais a atenção das outras pessoas e nos destacarmos, mesmo sem querer.

Contudo, a palavra atenção aqui também se refere ao fato da girafa ter que estar sempre atenta a tudo que acontece a sua volta, justamente, por se destacar dos demais.

Isso porque, apesar do seu porte e velocidade serem suficientes para diminuir as chances de serem atacadas, se por qualquer motivo ela se descuida, pode se tornar o alvo de um predador.

Por esta razão, esse animal dorme, em média, cerca de duas horas diariamente e não se trata de um sono contínuo, é um sono pausado, ou seja, ela dorme um pouquinho por vez dentro deste tempo de duas horas diárias.

Além disso, a girafa dorme em pé, se deitando para descansar apenas quando se sente totalmente segura, pois o seu tamanho dificulta para ela se levantar do chão e, nesses momentos pode se tornar um alvo fácil para os predadores.

Nesse sentido, o arquétipo da girafa pode nos trazer esse estado de atenção, nos influenciando a ficarmos mais atentos a tudo que se passa a nossa volta.

Entretanto, em um aspecto negativo, a atenção da girafa pode nos induzir a um estado de alerta excessivo, nos trazendo insegurança e até dificuldade para dormirmos ou relaxarmos quando necessário.

Imagem de uma girafa se alimentando das folhas de uma árvore simbolizando o arquétipo da girafa.
Arquétipo Da Girafa / Imagem de PublicDomainPictures por Pixabay

Espiritualidade E Intuição

Normalmente, as girafas possuem duas estruturas ósseas maiores no alto da cabeça, que são conhecidas como cornos e nos lembram a chifres.

Assim, apesar de chifres e cornos serem estruturas diferentes, podem nos trazer o mesmo simbolismo de conexão com o mundo espiritual.

Além do mais, esses animais possuem uma protuberância menor na parte da frente da cabeça, próxima aos olhos, que nos remete ainda a ideia do terceiro olho (ou chakra frontal), ligado a intuição e ao dom da clarividência.

Desta forma, o arquétipo da girafa pode favorecer nossa intuição e conexão espiritual, mas, por se tratar de um animal terrestre, também nos mantém aterrados, possibilitando um alinhamento dessas partes com o nosso lado material e prático do dia a dia.

Equilíbrio Entre Razão E Coração

Devido ao seu pescoço longo e rígido, a girafa possui o sistema vascular com a maior pressão sanguínea dentre todos os animais.

Essa pressão aumenta consideravelmente quando ela abaixa o pescoço para beber água e apenas não causa sua morte por conta de seus mecanismos vasculares próprios.

Desta forma, o coração da girafa possui dois orifícios, onde cada um bombeia o sangue para regiões diferentes. Assim, enquanto um orifício envia o sangue para o pulmão e membros da girafa, o outro alimenta seu cérebro.

Simbolicamente, esse mecanismo diferenciado de funcionamento do coração com o cérebro da girafa, nos traz essa ideia de alinhamento entre razão e coração.

Portanto, é possível que o arquétipo da girafa nos traga essa relação de equilíbrio entre nosso lado racional e emocional.

Silêncio E Comunicação Assertiva

Uma das principais características da girafa é o silêncio, pois apesar de seu porte e altura, quase não emite som, sendo considerado um animal bastante silencioso e tranquilo.

No entanto, a parte do corpo da girafa que mais a diferencia dos outros animais é o seu pescoço alongado, nos lembrando do chakra laríngeo, localizado na região da garganta, que está ligado a nossa capacidade de expressão e comunicação.

Inclusive, apesar de possuir uma língua comprida, que tem relação com a comunicação, a girafa sabe fazer muito bom uso dela para si, especialmente, quando a utiliza para pegar as folhas de acácia sem se machucar com os seus espinhos.

Com isso, o arquétipo da girafa nos inspira uma comunicação assertiva, de modo a fazermos o uso das palavras com sabedoria e a sermos discretos, nos ajudando a saber a hora de falar ou silenciar.

Todavia, em um aspecto negativo, muitos associam a girafa com a ideia de “falar de mais” ou de “falar o que não deve” e, provavelmente, seja por conta de sua língua comprida.

Portanto, essa pode ser também uma das características do lado sombra despertadas por este arquétipo, principalmente, se o nosso chakra da garganta se encontra em desequilíbrio.

Sociabilidade E Individualidade

A girafa é um animal que costuma andar em grupo, sendo considerada um animal gregário, mas pode ser que existam aqueles indivíduos que vivem sozinhos na natureza.

Outra característica destes animais são suas manchas na pele que difere de indivíduo para indivíduo, representando suas impressões digitais.

Nesse sentido, o arquétipo da girafa nos possibilita sermos mais sociáveis e interagirmos melhor com os outros, sem perder nossa essência e respeitando as diferenças, pois nos conecta com nossa individualidade e diferencial no mundo.

Força E Adaptabilidade

Na vida prática, apesar de ser um animal grande e pesado, a girafa consegue atingir velocidade suficiente para fugir de predadores.

Além disso, ainda que seja considerada como um animal calmo e silencioso, quando necessário, a girafa sabe se defender muito bem com seus “chifres” e seu coice poderoso.

Contudo, mesmo se tratando de um animal grande e com muita força, em alguns momentos pode acabar se tornando vulnerável a ataques de outros animais, como por exemplo, quando vai beber água.

Deste modo, talvez como uma forma de diminuir seus riscos, as girafas não costumam beber água com frequência, podendo, inclusive, serem encontradas em ambientes sem fontes de água.

Por este motivo, o arquétipo da girafa também pode nos trazer força para enfrentar os desafios que se apresentem no nosso caminho e maior capacidade de nos adaptarmos aos ambientes e situações da vida para evitarmos riscos ou problemas desnecessários.

Imagem do focinho de uma girafa para representar o arquétipo da girafa.
Arquétipo Da Girafa / Imagem de rupertbanano por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Da Girafa

  • Visão ampla e elevada;
  • Visionária (enxerga muito além que a maioria, mesmo sendo um animal terrestre);
  • Destaque;
  • Atenção;
  • Motivação;
  • Ajuda a superar limites;
  • Autoconfiança;
  • Direcionamento;
  • Acessar oportunidades que outros não conseguem normalmente;
  • Sociabilidade;
  • Conexão com sua individualidade e diferencial;
  • Comunicação assertiva;
  • Silêncio e discrição;
  • Equilíbrio e serenidade (se mantém fora de conflitos ao máximo);
  • Força;
  • Proteção (sabe se defender ou defender seu grupo quando necessário);
  • Adaptabilidade;
  • Equilíbrio entre razão e coração (alinhamento entre o lado racional e emocional);
  • Ligada ao dom da clarividência;
  • Capacidade de acessar o passado e o futuro sem se perder no tempo;
  • Intuição;
  • Conexão espiritual;
  • Equilíbrio entre material e espiritual.

Lado Sombra Do Arquétipo Da Girafa

  • Agressividade (quando ameaçada);
  • Insegurança e vulnerabilidade;
  • Diminuir a ingestão de água (o ato de beber água é um dos momentos que a girafa costuma correr risco de ser atacada);
  • Compulsão alimentar (passam cerca de 20 horas do seu dia comendo);
  • Estado de alerta excessivo;
  • Dificuldade para relaxar (pois, as girafas dormem em pé e dificilmente se deitam para descansar, a não ser que se sintam seguras o suficiente para isso);
  • Insônia (já que esses animais dormem apenas cerca de duas horas por dia);
  • Falar de mais ou falar o que não deve (como, por exemplo, se envolver em mexericos e fofocas);
  • Superioridade (por se tratar do animal mais alto, pode nos trazer esse ar de estar acima dos demais).

Postagens Relacionadas: