Pular para o conteúdo

Arquétipo da Flor de Lótus

Transmutação, Superação e Prosperidade.

Entenda o simbolismo desta flor, além de suas características e aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo da Flor de Lótus.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Sobre A Flor de Lótus.
  • Simbolismo Da Flor de Lótus.
  • Características Do Arquétipo Da Flor de Lótus.
  • Lado Luz Do Arquétipo Da Flor De Lótus.
  • Lado Sombra Do Arquétipo Da Flor De Lótus.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.

Sobre a Flor de Lótus

A Lótus é uma planta aquática, também conhecida pelo nome de Lótus-da-Índia, Lótus Egípcio ou Lótus-Sagrado. É uma planta nativa da Ásia que costuma nascer em lagoas de água doce.

Esta flor é capaz de brotar das profundezas da água, de natureza lodosa e suja. E então, atravessando toda esta camada, ela floresce sobre a água, abrindo suas pétalas sem que estas sejam contaminadas pelas impurezas.

Durante a noite, as pétalas desta flor se fecham e ela submerge. Ao nascer do Sol, ela reaparece sobre a água e volta a abrir suas pétalas. Além disso, as suas sementes são capazes de germinar mesmo após passado treze séculos.

Simbolismo Da Flor De Lótus

A flor de Lótus, em geral, possui a simbologia de pureza espiritual e renascimento. Para os budistas, esta flor também remete a pureza da mente e do corpo.

A água lodosa em que está inserida a Lótus é interpretada como o apego e os desejos carnais. Com isso, o desabrochar da flor sobre a água, buscando a luz do Sol, representa a elevação espiritual ou a iluminação.

A flor de Lótus, quando fechada ou em forma de botão, é vista como a representação das infinitas possibilidades dos potenciais humanos. Já em sua forma aberta, ela é associada a criação do Universo.

Na Ásia, diversas divindades costumam ser ilustradas nas imagens como se estivessem surgindo ou sentadas em uma flor de Lótus.

Devido ao fato de esta flor ser associada a figura de Buda, também é considerada como uma planta sagrada para os povos orientais.

No budismo, Buda costuma ser representado sobre uma flor de Lótus, simbolizando a transcendência a este mundo (figurativamente associado ao lodo e a lama). Assim, remetendo a ideia de iluminação diante da dualidade mental.

Imagem de Nabin Mewahang por Pixabay

Simbolismo de Algumas Cores da Flor de Lótus

Conforme a cor desta flor, ela pode ter alguma variação em seu simbolismo. No entanto, apesar de possuir várias cores, apenas algumas cores possuem um significado especial. São elas:

Flor de Lótus branca

Simboliza pureza total e imaculada do espírito, corpo e mente.

Flor de Lótus azul

Simboliza a vitória do espírito sobre os sentidos, sabedoria e conhecimento. Normalmente, este tipo não se abre totalmente. Quando está parcialmente aberta, é interpretada como o conhecimento que nunca acaba.

Flor de Lótus vermelha

Simboliza o amor e compaixão, estando relacionada ao coração.

Flor de Lótus rosa

Simboliza a pureza da alma. Esta cor é associada a Buda e divindades.

Flor de Lótus amarela

Simboliza o Sol, felicidade e energia. Não é vista como sagrada, mas, remete ao luxo e ao intelecto.

 

Características do Arquétipo da Flor de Lótus

O arquétipo da flor de Lótus está muito associado a transmutação, pureza, transformação, ascensão, renascimento, fertilidade, prosperidade, beleza, elegância, perfeição, paz interior e superação.

Este arquétipo é um símbolo de despertar e iluminação espiritual, pois, apesar de brotar em ambiente impuro, não se deixa contaminar, expressando sempre sua beleza.

A flor de Lótus também está relacionada aos sete chacras. Assim, cada um destes sete centros de energia são representados por uma flor de Lótus com uma quantidade diferente de pétalas.

Lado Luz Do Arquétipo Da Flor De Lótus

  • Amorosidade;
  • Paz interior;
  • Harmonia e tranquilidade;
  • Sabedoria;
  • Autodesenvolvimento;
  • Expansão de consciência;
  • Transmutação de energias negativas;
  • Mudanças internas;
  • Ativa a beleza interior;
  • Compaixão e empatia pelo outro;
  • Perseverança;
  • Superação de desafios;
  • Conexão e elevação espiritual;
  • Prosperidade.

Lado Sombra Do Arquétipo Da Flor De Lótus

  • Crises existenciais;
  • Catarses devido as limpezas internas.
Imagem de Hong Zhang por Pixabay

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Postagens Relacionadas: