Pular para o conteúdo

Arquétipo da Estrela

Destaque, Reconhecimento E Sucesso.

Entenda as características deste astro, além dos aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo da Estrela.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Sobre A Estrela.
  • Simbolismo Dos Tipos De Estrela.
  • Características Do Arquétipo Da Estrela.
  • Lado Luz Do Arquétipo Da Estrela.
  • Lado Sombra Do Arquétipo Da Estrela.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Fonte da imagem: canva.com

Sobre a Estrela

Estrelas são astros de plasma que possuem formato esférico. Esses corpos celestes emanam luz própria, calor e outros tipos de radiação, liberando, desta forma, grandes quantidades de energia.

O Sol é a estrela mais próxima do planeta Terra, sendo sua principal fonte de energia e calor, essenciais para a existência da vida.

Ao longo da história da humanidade, as estrelas acabaram sendo agrupadas em constelações e algumas até ganharam nomes próprios.

Simbolismo dos tipos de Estrela

A depender da quantidade de pontas a estrela pode ter algumas variações em sua simbologia.

Estrela de quatro pontas

Está ligada a um significado cristão, sendo associada ao nascimento do menino Jesus. Também denominada como Estrela de Belém, aquela que guiou os três Reis Magos até o local de nascimento de Jesus.

Estrela de cinco pontas (pentagrama)

Conexão com os elementos fogo, água, terra, água e o éter. Bússola espiritual e proteção. Representa a autorrealização em todas as áreas da vida. Também está relacionada as cinco chagas de Cristo.

 

Este símbolo invertido é associado a magia negra, transmitindo uma frequência de distorção da luz, possuindo um significado totalmente contrário ao pentagrama na posição correta.

Estrela de seis pontas (hexagrama)

Também conhecida como Estrela de Davi. Ela possui a sobreposição de dois triângulos: um apontando para cima, representando o espírito, a expansão da consciência e a conexão do homem com o divino; e o outro com a ponta virada para baixo, simbolizando a matéria. Na versão entrelaçada é conhecida como Selo de Salomão.

Imagem de Chen por Pixabay

Estrela de sete pontas (heptagrama)

Está conectada com a ideia de perfeição, criação do mundo e a harmonia. Para os budistas está relacionada com os sete degraus de evolução espiritual.

Estrela de oito pontas (octagrama)

Está associado a regeneração, plenitude e abundância. Para o hinduísmo, esta estrela faz referência as oito divindades que unidas representam as formas de riqueza concedida pela deusa da abundância, Lakshmi.

Estrela cadente

Os antigos acreditavam que as estrelas cadentes indicavam o momento em que os deuses observavam a vida na Terra. Assim, começaram a fazer pedidos sempre que viam uma estrela cadente na esperança de serem ouvidos e terem seus desejos atendidos.

Desta forma, simbolicamente está associada às divindades, boa sorte e mudanças.

Características do Arquétipo da Estrela

O arquétipo da Estrela está muito associado a luz, brilho, consciência, beleza, destino, iluminação, direção, guiança, esperança, sucesso, reconhecimento, divindade, boa sorte e proteção.

A estrela ilumina a escuridão, porém, ao contrário da Lua, ela emana a sua própria luz. Assim, está relacionada ao processo de expansão da consciência, ao autodesenvolvimento, a conexão com a luz interior, com a própria verdade, a essência e a autenticidade de cada um.

Este símbolo está muito conectado com a ideia de iluminar, direcionar e guiar. Desta forma, se além de brilhar, a intenção também é ser uma luz na escuridão para outras pessoas, o uso desse arquétipo pode ser uma ótima opção.

Contudo, esse arquétipo pode exigir maior comprometimento, dedicação, sair da zona de conforto, do comodismo e do comum. Pois, o sucesso é para quem está disposto a brilhar, a fazer além do esperado e estar confortável em chamar a atenção.

Lado Luz Do Arquétipo Da Estrela

  • Autoestima;
  • Amor próprio;
  • Carisma;
  • Criatividade;
  • Ousadia;
  • Magnetismo e poder pessoal;
  • Conexão com a própria luz interior (autenticidade);
  • Clareza e direcionamento;
  • Possibilidade de atrair destaque, fama e sucesso;
  • Coragem para se colocar em evidência e chamar a atenção;
  • Reconhecimento (possibilidade de ser visto como uma referência, um guia; passar a ser mais procurado pelos outros);
  • Pode atrair boa sorte;
  • Vontade de fazer diferente dos demais para se destacar;
  • Pode ajudar na elevação da frequência energética;
  • Aumento da intuição e da conexão espiritual;
  • Pode atrair prosperidade e riqueza.

Lado Sombra Do Arquétipo Da Estrela

  • Insatisfação (necessidade de reconhecimento e destaque o tempo todo sem propósito algum);
  • Pode atrair competição, rivalidade e conflitos com outras pessoas (amizades, trabalho, casamento, etc);
  • Arrogância e estrelismo (se achar melhor que as outras pessoas);
  • Falar demais e não saber ouvir o outro;
  • Atrair inveja.
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Postagens Relacionadas: