Pular para o conteúdo

Arquétipo da Coruja

Sabedoria, Observação E Disciplina.

Confira, neste post, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo da coruja.

Imagem de uma coruja para representar o arquétipo da coruja.
Imagem de Alexa por Pixabay

Significado Da Coruja

A coruja é um dos animais que mais carregam significado, nas mais variadas culturas. E dependendo da cultura, ela pode ter um significado negativo ou positivo.

Por possuírem, em geral, hábitos noturnos e devido as suas vocalizações, esses animais já foram denominados como símbolos de presságios de morte e mau agouro.

Assim, na Idade Média, as corujas eram consideradas como bruxas disfarçadas e alguns povos africanos associam essa ave a magia e feitiçaria.

Na mitologia grega, a coruja é um símbolo que costuma aparecer em ilustrações com Atena, a deusa da sabedoria.

Desta forma, para os gregos antigos, essa ave representava proteção e indicava um sinal de vitória quando sobrevoava os soldados antes da batalha.

Em outras culturas a coruja serve como amuleto ou como ingrediente para curar doenças.

Nesse sentido, os indianos utilizam sua carne para dores reumáticas, enquanto suas penas são colocadas em travesseiros como forma de acalmar crianças inquietas.

Atualmente, é um símbolo bastante utilizado por instituições ligadas ao ensino, ao conhecimento e por profissionais dessas áreas.

Características Do Arquétipo Da Coruja

O arquétipo da coruja está muito associado à ideia de sabedoria, conhecimento, racionalidade, observação, visão, foco, disciplina, discernimento, solitude e espiritualidade.

Imagem de uma coruja em um galho de árvore para simbolizar o arquétipo da coruja.
Imagem de Art-x A.I artxai por Pixabay

Visão Ampliada E Observação

A coruja é considerada como uma caçadora eficiente, de olhos aguçados, ótima audição, movimentos rápidos e voo silencioso.

Durante a noite, a visão da coruja é mais apurada e por isso, essa ave também é conhecida como a águia da noite.

Além disso, ela está sempre atenta ao ambiente em que se encontra e possui a capacidade de virar a cabeça formando um ângulo de 270º graus, o que lhe permite aumentar seu campo de visão.

Nesse sentido, o arquétipo da coruja nos inspira a estarmos sempre alertas e vigilantes com relação a nossa volta, aprimorando nossa percepção e senso de observação.

Conhecimento E Sabedoria

Como animal de poder a coruja é considerada a senhora da sabedoria e guardiã do conhecimento que dissipa as trevas da ignorância.

Desta forma, o arquétipo da coruja desperta em nós a curiosidade, a vontade por aprender algo novo e explorar o desconhecido.

Racionalidade E Discernimento

A visão e audição aguçadas da coruja nos ajuda a perceber as verdades ocultas e a desfazer ilusões que vivemos e acreditamos serem verdadeiras.

Por ser um animal ligado ao elemento ar, a coruja nos proporciona maior racionalidade, trazendo, assim, maior clareza e discernimento.

Além disso, por suas características de racionalidade, objetividade, visão expandida e discernimento, o arquétipo da coruja melhora nossa percepção sobre situações da vida e nos ajuda a encontrar soluções para os desafios cotidianos com maior facilidade.

Disciplina E Foco

A coruja é uma excelente caçadora e sua energia nos traz uma visão ampla, porém, também objetiva para que não percamos o foco do alvo.

Portanto, o arquétipo da coruja ativa em nós essa capacidade de disciplina e foco, principalmente, no que diz respeito a estudo e aprendizagem.

Solitude E Hábitos Noturnos

As corujas, em sua maioria, são animais de hábitos noturnos que costumam viver mais sozinhos na natureza, trabalhando a noite com seu voo silencioso.

Sem contar que a sua conexão com a noite e, consequentemente, também com a lua, nos sugere a exploração do oculto e do desconhecido.

Nesse sentido, o arquétipo da coruja pode despertar o desejo por maior introspecção e nos convidar a olharmos para dentro de nós mesmos, com intuito de enfrentarmos questões que, por vezes, não queremos ou não conseguimos enxergar.

Inclusive, pode trazer ainda uma vontade de falar menos, de ficar mais em silêncio e observar mais.

No entanto, esse arquétipo pode trazer esse aspecto relacionado aos hábitos noturnos que, a depender da necessidade específica de cada indivíduo, pode ser algo considerado tanto positivo como negativo.

Espiritualidade

A coruja é vista como um animal mensageiro e, por possuir uma ótima visão e audição, também é associada as capacidades de clarividência e clariaudiência.

Desta forma, o arquétipo da coruja pode favorecer nossa intuição e conexão com o plano espiritual.

Imagem da parte superior de uma coruja com parte de uma lua ao fundo para representar o arquétipo da coruja.
Imagem de Dana Woodard por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Da Coruja

  • Aumenta produção de dopamina;
  • Promove autoestima elevada e crescimento;
  • Autoconfiança;
  • Conhecimento (desperta curiosidade e vontade de aprender);
  • Sabedoria;
  • Inteligência;
  • Racionalidade;
  • Objetividade e foco (aumenta concentração e foco nos estudos);
  • Disciplina;
  • Traz clareza e maior capacidade de discernimento;
  • Ativa observação (estar sempre alerta e vigilante);
  • Visão ampliada e expandida (melhora a percepção sobre situações da vida, enxergar além);
  • Maior facilidade para solucionar problemas;
  • Ação e proatividade;
  • Ajuda eliminar a procrastinação, sair da zona de conforto e da estagnação (por se tratar de um animal predador e caçador ativo);
  • Solitude (buscar estar mais introspectivo);
  • Conexão com ensino e aprendizagem;
  • Capacidade de aconselhar e orientar outras pessoas (pois, enxerga além das aparências e percebe as coisas sob diferentes ângulos);
  • Conexão com a espiritualidade;
  • Instinto protetor (pode ser ativado, principalmente, em mães e pais).

Lado Sombra Do Arquétipo Da Coruja

  • Insônia;
  • Hábitos noturnos (porém, pode ser benéfico para quem precisa se manter acordado até mais tarde da noite – tudo vai depender da necessidade de cada indivíduo);
  • Dificuldade de ser produtivo e ativo durante o dia (no caso de insônia);
  • Solidão;
  • Irritabilidade;
  • Ansiedade;
  • Pode gerar agitação mental;
  • Dor de cabeça por excesso de atividade mental.

Cuidados Com O Arquétipo Da Coruja

Assim como a águia, a coruja é um dos arquétipos mais poderosos quanto a sua influência energética sobre nós, sendo necessário observarmos algumas questões antes mesmo de decidir ativar sua energia.

Contudo, vale ressaltar que, antes de decidir ativar qualquer arquétipo, é muito importante levar em consideração sua influência em todas as áreas da vida.

Uma vez que, a ativação de um arquétipo pode ser muito benéfico para uma determinada área, porém, ser muito prejudicial para outras.

Mas, o lado bom é que podemos combinar diferentes arquétipos para contornarmos essas questões e, assim conseguirmos usufruir dos benéficos que essas energias podem nos proporcionar.

Arquétipo Da Coruja No Trabalho

De modo geral, esse arquétipo pode ser muito benéfico para empreendedores, terapeutas e para profissionais ligados ao campo educacional.

Nesse sentido, no que se refere a ensino e aprendizagem, o arquétipo da coruja também pode favorecer muito os estudantes, principalmente, aqueles que estão na fase de estudos para vestibulares e concursos públicos.

Contudo, para os indivíduos que ocupam cargos de subordinação em uma empresa, pode ser que esse arquétipo traga desafios relacionados a competição, uma vez que, a coruja é um animal predador e muitas espécies estão próximas do topo da cadeia alimentar.

Arquétipo Da Coruja Nos Relacionamentos

A coruja é um dos animais mais zelosos e protetores quando se trata dos seus filhotes. Não por acaso, se tornou muito comum a expressão “mãe coruja”.

Por isso, no relacionamento com os filhos, tanto as mães como os pais que desejam ativar esse instinto protetor para ter mais atenção e cuidado com os filhos, o arquétipo da coruja pode ajudar muito nessa questão.

No relacionamento afetivo, pode trazer desafios ligados a incompatibilidade da frequência de ambos, já que a coruja promove autoestima elevada e crescimento.

Assim, se o parceiro ou parceira não estiver na mesma sintonia ou na frequência de um outro arquétipo de energia semelhante, a ativação da coruja pode trazer conflitos e, devido a isso, até gerar uma separação.

Já no que diz respeito as relações sociais, pode trazer afastamento do convívio com outras pessoas por ativar um lado mais introspectivo.

Escolha Da Imagem

Para ativar o arquétipo da coruja através de imagens, seria melhor evitar imagens em que o animal esteja em postura de ataque, pois, pode ativar um aspecto mais agressivo da coruja.

No processo de escolha da imagem, observe as sensações que ela transmite e opte por uma que esteja mais alinhada com as informações que deseja ativar com a coruja.

Após escolher a imagem, é bom evitar colocá-la exposta no quarto devido a questão da insônia que pode causar.

No caso de exposição, o ideal mesmo seria colocá-la em um ambiente mais reservado para estudo ou trabalho.

Pode ser mais interessante, por exemplo, colocar na tela do celular ou do computador (de uso pessoal), evitando, assim, que outras pessoas tenham contato com essa imagem e também sejam influenciadas por ela (se essa não for a intenção).

Se decidir colocar a imagem da coruja na tela do celular, evite ao máximo ficar olhando para ela momentos antes de dormir para não afetar o sono.

Postagens Relacionadas: