Pular para o conteúdo

Arquétipo Da Aranha

Independência, Foco E Criatividade.

Confira, neste post, as características desse animal de poder, além dos aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados ao ativar o arquétipo da aranha.

Imagem de uma aranha caranguejeira com fundo escuro para simbolizar o arquétipo da aranha.
Imagem de Christine Trewer por Pixabay

Significado Da Aranha

Ao longo da história, nas diferentes culturas a aranha pode ser associada a termos como tecelã da realidade, senhora do destino, criadora cósmica ou, ainda, divindade superior.

Desta forma, tanto no budismo como no brahmanismo, a aranha está vinculada a divindade Maya, que é vista de maneira diferente por estes dois lados.

Assim, enquanto no budismo, Maya está ligada a uma realidade ilusória, no brahmanismo, ela é considerada como uma divindade prestigiosa e seu véu, quando comparado a teia da aranha, retrata a beleza da criação.

Isso porque o brahmanismo entende que a realidade é a própria existência e, portanto, é verdadeira, sendo então manifestação da essência.

Simbolicamente, a aranha está ligada, principalmente, a fiação e tecelagem, mas também pode ser associada a adivinhação e, em alguns contextos culturais, ser retratada como intercessora do homem com o divino.

Além disso, vale dizer que a aranha está muito conectada ao número oito, tanto pelo formato do seu corpo como pelo fato dela possuir oito patas.

Nesse sentido, o número oito representa, de forma universal, o equilíbrio cósmico e também está associado a prosperidade e ao símbolo do infinito.

Aranha Na Mitologia

Na mitologia grega, a jovem Aracne, se reconhecendo como uma tecelã habilidosa, atreveu-se a desafiar Atena, deusa da sabedoria, também considerada mestra e patrona da tecelagem.

Assim, atendendo ao desafio, Atena, resolve bordar a imagem dos deuses do Olimpo e os castigos dados aos mortais que os desafiaram.

Por sua vez, Aracne, em resposta a deusa, decide ilustrar com seu bordado os amores das divindades pelos mortais.

Com isso, ao se sentir insultada, a deusa golpeia Aracne que resolve se enforcar. Mas, Atena poupando-lhe a vida, como punição por ousar rivalizar uma divindade, a transforma em aranha.

Características Do Arquétipo Da Aranha

O arquétipo da aranha está conectado basicamente as características de independência, autossuficiência, criatividade, construção, organização, estratégia, foco, ação, paciência e equilíbrio.

Independência E Autossuficiência

A aranha com os seus fios é capaz de tecer suas teias como forma de adquirir seu alimento e, inclusive, utilizá-los para construir sua própria casa.

Ou seja, tudo que ela precisa para garantir sua sobrevivência depende dela mesma. Assim, em geral, as aranhas são animais que vivem de forma solitária e independente.

Logo, o arquétipo da aranha simboliza independência e autossuficiência, considerando que ela é totalmente capaz de se sustentar e se manter a partir de suas próprias criações e habilidades.

Desta forma, aqueles que ativam esse arquétipo podem despertar o desejo por mais liberdade e autonomia, buscando assumir as rédeas da própria vida.

Ou ainda, podem se perceber reconhecendo e confiando mais em seus potenciais e habilidades para criar, construir e realizar o que desejam.

Imagem de uma aranha em sua teia representando o arquétipo da aranha.
Imagem de Amber Stevens por Pixabay

Ação E Foco

A aranha não tece uma teia sem propósito. Por isso, a ação da aranha é uma ação organizada e estratégica, focada em realizar seus objetivos.

Nesse sentido, o arquétipo da aranha quando ativado pode inspirar o indivíduo a direcionar tanto a sua atenção como a sua ação apenas para aquilo que realmente é importante para que ele alcance o que deseja.

Com isso, as características de foco e ação, quando combinadas, além de poder ativar a nossa capacidade de realização, de fazer o que precisa ser feito, também pode auxiliar a nos organizarmos melhor.

Construção E Organização

Na grande maioria das vezes a aranha constrói suas teias para utilizá-las como armadilhas e, desta maneira, poder capturar suas presas.

Assim, a aranha constrói suas teias de forma estratégica, colocando várias delas em uma mesma área, porém em diferentes posições, com o intuito de aumentar suas chances de captura.

Logo, podemos perceber que além de ativa e astuta, a aranha é muito organizada, tanto para a elaboração como para a utilização de suas teias.

Mas, além disso, o arquétipo da aranha quando atrelado a ideia de construção também simboliza a nossa capacidade de tecer ou de construir nosso próprio destino.

Em outros termos, esse arquétipo pode nos ajudar a despertarmos a confiança no nosso potencial de criação da própria realidade.

Estratégia E Paciência

Para construir sua teia, uma das principais características da aranha é a paciência. Porém, essa característica também se faz presente no momento de sua caça.

Isso porque as aranhas podem criar suas teias de diferentes formas, de acordo com os tipos de presas e, em seguida, aguardam pacientemente até que essas presas caiam em suas armadilhas.

Desta forma, o arquétipo da aranha está intimamente ligado a estratégia, astúcia e paciência, uma vez que ela sabe aguardar o momento certo, tanto para agir como para esperar e atacar suas presas.

Portanto, esse arquétipo, além de nos inspirar a sermos mais ativos, também pode despertar a capacidade de sabermos esperar o tempo que os resultados podem levar para acontecer, sem deixar de fazer o que pode ser feito.

Criatividade E Habilidades

A aranha cria suas complexas teias, do absoluto zero, de forma habilidosa e com muita dedicação, visto que essa é a sua principal ferramenta para adquirir seu alimento e, assim, poder sobreviver.

Nesse sentido, o arquétipo da aranha pode ativar nosso potencial criativo, nos trazendo inspirações, ideias ou até mesmo o desejo por criar algo.

Por esta razão, esse arquétipo pode ser muito benéfico para quem realiza trabalhos que exigem alguma habilidade com as mãos, já que, simbolicamente, ele também está conectado com habilidades manuais.

Equilíbrio E Alinhamento

Para construir suas teias e elaborar suas estratégias a aranha precisa manter uma organização.

Mas, em um entendimento mais profundo, essa organização não se refere apenas aos aspectos externos, mas também a nossas questões internas.

Assim, o arquétipo da aranha está intimamente conectado ao equilíbrio e alinhamento interno, podendo nos ajudar a promover essa harmonia entre mental, emocional, físico e espiritual.

Lado Luz Do Arquétipo Da Aranha

  • Independência;
  • Liberdade;
  • Autoconfiança (confia em si mesmo, nos próprios potenciais e habilidades);
  • Autossuficiência (apoia-se na sua própria energia);
  • Estratégia e astúcia;
  • Clareza mental;
  • Criatividade;
  • Coragem;
  • Foco;
  • Reconhecimento das próprias habilidades (pois a partir de si mesmo constrói sua teia e sua casa);
  • Dedicação e excelência no que faz;
  • Capacidade de criação e realização;
  • Ação e produtividade;
  • Destino (habilidade de tecer a própria vida);
  • Capacidade de unir ou conectar (seus fios são interconectados, simbolicamente pode representar a capacidade de criar conexões entre pessoas ou ideias, por exemplo, como uma ponte que liga um lado ao outro);
  • Paciência;
  • Adaptabilidade e flexibilidade (a aranha cria e reorganiza suas teias sempre que necessário);
  • Solitude;
  • Habilidades com trabalhos manuais (trabalho com as mãos);
  • Habilidade com ensino;
  • Vidência;
  • Construção (seguir e tecer os seus sonhos);
  • Poder da intenção (querer algo e fazer com que aconteça);
  • Organização;
  • Prosperidade (conectado ao simbolismo do número oito);
  • Equilíbrio e alinhamento interno (harmonia entre mental, emocional, físico e espiritual).

Lado Sombra Do Arquétipo Da Aranha

  • Excesso de ação;
  • Frieza em excesso;
  • Solidão (isolamento excessivo);
  • Perfeccionismo excessivo.

Postagens Relacionadas: