Arquétipo Afrodite
Amor, Sedução E Beleza.
Confira no decorrer deste post quem era a deusa Afrodite na mitologia, as características, aspectos do lado luz e sombra que podem ser despertados, possíveis formas para ativar o arquétipo Afrodite e muito mais.
Quem é a deusa Afrodite Na Mitologia?
Afrodite é conhecida como a deusa grega que simboliza o amor, a beleza e a sexualidade. Sendo considerada como a deusa mais bela e irresistível dentre todas.
Esta deusa reconhecida como aquela que detém poder para seduzir os sentidos, sendo também associada a áreas artísticas como pintura, arquitetura, música e poesia.
Existem duas versões sobre a origem desta deusa na mitologia grega. Em uma delas é relatado que Afrodite seria filha de Zeus com Dione (deusa das ninfas).
Na outra versão, Afrodite teria nascido após Cronos (deus do tempo) ter cortado o órgão genital de seu pai Urano e o lançado no mar. A partir disso, uma espuma teria se formado e dela surgido a deusa Afrodite já adulta. Esse fato então deu origem ao seu nome que significa “nascida da espuma”.
Devido essas duas versões de origem da deusa Afrodite foram estabelecidos dois títulos para ela: Afrodite Urânia (origem de Urano) e Afrodite Pandêmia (origem de Zeus).
Afrodite Urânia seria a versão desta deusa que inspira um amor supremo e incondicional. Já a Afrodite Pandêmia seria a inspiração de um amor carnal, de paixões e desejos incontroláveis.
Segundo a mitologia grega, essa deusa foi casada com o deus Hefesto (deus do fogo) contra sua vontade e com ele não teve filhos. No entanto, vários deuses foram seus amantes como, Ares, Dionisio, Apolo e Hermes. E além desses, também se relacionou com mortais como Adônis e Anquises.
Afrodite teve sete filhos com Ares (Eros, Anteros, Deimos, Fobos, Harmonia, Himeros e Pothos), um filho com Hermes (Hermafrodito), um filho com Apolo (Himeneu), um filho com Dionísio (Príapo) e dois filhos com Anquises (Eneias e Liro).
Na mitologia romana, a deusa Afrodite equivale a deusa Vênus. E na mitologia egípcia equivale a deusa Isis.
Os símbolos ligados a deusa Afrodite são as pérolas, joias, romã, rosa, cisne, golfinho, limeira, pomba e murta.
Características Do Arquétipo Afrodite
O arquétipo Afrodite está muito associado a energia feminina e a ideia de amor, beleza, prazer, arte, paixão, sexualidade, sensualidade, sedução, desejo, fertilidade, fecundidade, erotismo, libido e nova vida.
O amor é uma das principais frequências presentes no arquétipo Afrodite. Simbolicamente, essa deusa representa a mulher romântica que segue seu coração. Assim, esse arquétipo está ligado a busca por se relacionar romanticamente, por se apaixonar e vivenciar um amor.
Além disso, esse amor somado a energia da beleza, outro ponto forte do arquétipo Afrodite, pode despertar o aumento da vaidade, a vontade de se arrumar, de se sentir atraente e sensual, o que favorece a autoestima, o autovalor, o amor próprio e fortalece o senso de merecimento.
Esse arquétipo também pode ativar um alto magnetismo pessoal ligado ao erotismo. A palavra afrodisíaco, que deriva do nome dessa deusa, já traz em si essa ideia de despertar desejo. Por isso, o arquétipo Afrodite está associado a um elevado poder de sedução, de atrair, encantar e ao aumento da sensualidade e da libido.
Por estar ligada a sexualidade, a energia dessa deusa favorece uma relação mais saudável e descomplicada no que diz respeito a vida sexual. Desta forma, o arquétipo Afrodite representa a aceitação dos próprios desejos, em vez de negá-los ou reprimi-los, simbolizando, assim, aqueles que se autoconhecem e aceitam a si mesmos.
Em contrapartida, esse arquétipo não é muito indicado para quem deseja atrair e manter um relacionamento duradouro. Pois, devido a sua forma de se relacionar romanticamente, a deusa Afrodite ficou conhecida como aquela que somente se mantém ligada aos seus parceiros amorosos enquanto durar a paixão ou o seu interesse por eles.
No que diz respeito a fertilidade, em um aspecto mais amplo e não apenas de gerar filhos, o arquétipo Afrodite pode despertar o potencial criativo (de gerar algo novo) e a conexão com os próprios dons e talentos, pois está muito associado a criatividade e a sensibilidade artística.
Arquétipo Afrodite Lado Luz e Lado Sombra.
O arquétipo Afrodite, como qualquer outro arquétipo, pode despertar tanto aspectos positivos como negativos. Mas, isso sempre vai depender do que cada pessoa tem ou não bem resolvido dentro de si.
Assim, é sempre importante estar ciente do lado sombra do arquétipo para decidir, antes de ativar ele, se vale a pena correr o risco de despertar essas sombras.
Arquétipo Afrodite Lado Luz
- Amor, romantismo e paixão.
- Autoestima e autovalor;
- Ativa o senso de merecimento;
- Amor próprio e autoaceitação;
- Autoconfiança e empoderamento;
- Beleza e aumento da vaidade;
- Maior habilidade para cativar as outras pessoas;
- Aflora a energia feminina e acolhe da energia masculina;
- Maior entrega em relacionamentos afetivos;
- Aumento da sensualidade e do poder de sedução;
- Magnetismo pessoal relacionado ao erotismo;
- Atrair mais atenção;
- Prazer de viver (conexão com a beleza da vida);
- Aumento da libido;
- Maior criatividade e sensibilidade;
- Conexão com dons e talentos.
Arquétipo Afrodite Lado Sombra
- Promiscuidade;
- Aumento da possibilidade de infidelidade;
- Possessividade, insegurança e ciúmes;
- Impulsividade;
- Desejo de vingança;
- Excesso de vaidade, não por si mesmo, mas por necessidade de elogios e de validação dos outros (dar mais valor a beleza externa);
- Exibicionismo e vulgaridade por necessidade de chamar a atenção;
- Fertilidade egoísta (facilidade para gerar filhos, mas não gostar e não se preocupar com a parte de cuidar deles);
- Egoísmo excessivo (fazer somente o que deseja, colocar os prazeres em primeiro lugar, sem levar em consideração as outras partes);
- Quando utilizado por uma mulher pode gerar sentimento de rivalidade com outras mulheres;
- Atrair relacionamentos afetivos rasos e curtos.
Arquétipo Afrodite Como Ativar?
Dentre as possibilidades de como ativar o arquétipo Afrodite, podemos citar:
- Estude sobre o arquétipo Afrodite e sua mitologia e, a partir disso, busque vivenciar ele na prática. Ou seja, adote comportamentos no dia a dia que sejam compatíveis com a energia dessa deusa;
- Utilize imagens no seu campo de visão como, por exemplo, na tela do seu celular ou computador e estatuetas ou quadros da deusa Afrodite em pontos estratégicos do seu ambiente pessoal;
- Faça afirmações diárias que evoquem o poder do arquétipo Afrodite e que te conectem com essa energia;
- Use meditações guiadas específicas para esse arquétipo;
- Faça meditações focadas na visualização e interação mental com a deusa Afrodite na sua imaginação. Deixe fluir da forma como vier na sua mente, o importante é se conectar com essa deusa;
- Ouça áudios de Biokinesis específicos para o arquétipo Afrodite. Porém é importante ter muita atenção com relação a procedência destes áudios que existem disponíveis na internet e ter certeza de que não vai ter nenhum tipo de mensagem subliminar prejudicial por trás do áudio.
Lembrando que não é necessário utilizar todas essas formas de ativação. Pode ser utilizada apenas uma ou mais de uma se preferir. O ideal é que cada pessoa perceba a forma que ressoa melhor com ela.
Se deseja entender mais sobre os arquétipos, leia também: