Arquétipo de Zeus:
Poder, Justiça e Liderança.
Entenda o simbolismo deste deus na mitologia, além de suas características e aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo de Zeus.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Zeus Na Mitologia.
- Características Do Arquétipo De Zeus.
- Lado Luz Do Arquétipo De Zeus.
- Lado Sombra Do Arquétipo De Zeus.
- Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Zeus Na Mitologia
Zeus é conhecido na mitologia grega como o rei dos deuses. Ele é considerado como o deus do céu, do trovão e raio e aquele que mantêm ordem e justiça no universo. Além disso, é o responsável por definir a função de cada um dos demais deuses.
Segundo a mitologia grega, Zeus é o filho mais novo do Titã Cronos com Reia. Seus irmãos são: Hera, Héstia, Hades, Deméter e Poseídon.
Cronos teria matado seu pai e assumido seu lugar. Com isso, após saber de um oráculo que um de seus filhos iria tomar seu trono ele resolveu engolir todos eles, assim que nasciam.
No entanto, Reia conseguiu salvar Zeus e o escondeu até que se tornasse adulto. Quando adulto Zeus retorna e consegue derrotar seu pai Cronos e libertar seus irmãos.
Zeus também liberta os ciclopes que estavam presos no Tártaro. Assim, como forma de agradecimento, os ciclopes o presenteiam com trovão e raio.
Então, Zeus lidera a batalha contra Cronos e os demais Titãs e vence com a ajuda de seus irmãos e dos ciclopes, dentre outros. Essa batalha fica conhecida como Titanomaquia. Porém, um dos Titãs, chamado Atlas, fica condenado a segurar o céu.
Deste modo, após essa batalha, Zeus divide o domínio do mundo com seus irmãos mais velhos, Hades e Poseidon. Zeus se torna o responsável pelo céu, Hades pelo submundo e Poseidon pelas águas.
De acordo com uma das versões gregas, Zeus teria como primeira esposa Metis (mãe de Atena). E assim, como aconteceu com seu pai, ele teria descoberto, através do oráculo de Gaia que o filho que tivesse com Métis iria superá-lo em força e destroná-lo.
Por esta razão, ele teria pedido a Métis que se transformasse em gota d’água e a engolido. E tempos depois, Zeus se casa com a deusa Hera.
Enfim, existem diversas mitologias envolvendo este deus. De modo geral, Zeus também é conhecido nas histórias como um conquistador, possuindo vários casos extraconjugais que sempre acabavam por resultar em filhos.
Desta forma, Zeus é pai de vários deuses, sendo eles: Atena, Ártemis, Afrodite, Perséfone, Apolo, Hermes, Ares, Hefestos e Dionísio. Também, teve outros filhos com mulheres mortais como, por exemplo, Héracles (ou Hércules), Perseu, Helena de Troia e Minos, dentre outros.
Este deus possui diversas habilidades e dentre elas estão: a capacidade de imitar outras vozes, lançar raios, criar tempestades, transformar pessoas no que desejasse e se transformar fisicamente na aparência de outras personalidades e, também, de animais.
Seus símbolos são a águia, o raio, o trovão, o touro e o carvalho.
Na mitologia romana é conhecido pelo nome de Júpiter.
Características do Arquétipo de Zeus
O arquétipo de Zeus está muito associado a energia masculina, ao poder, a justiça, a sabedoria, a verdade, a fertilidade, a abundância, a prosperidade, a conquista e a libido.
Como o deus do raio e do trovão, representa a luz da consciência. Também simboliza a fonte da justiça, da lei e das normas.
Zeus é o senhor dos raios, respeitado pelos demais deuses e representante dos ideais espirituais. Este é o arquétipo do chefe da família e do macho alfa.
Lado Luz Do Arquétipo De Zeus
- Autoestima;
- Autoconfiança;
- Sabedoria;
- Poder pessoal;
- Autovalor;
- Autorrespeito;
- Magnetismo pessoal;
- Alta energia e disposição;
- Senso de justiça;
- Atrai o respeito das outras pessoas;
- Ajuda a desenvolver o poder de autoridade e liderança;
- Ativa sucesso e realização;
- Desperta o potencial visionário;
- Sedução e conquista;
- Ativa o brilho pessoal e atrai atenção;
- Ajuda a caminhar em direção ao que se deseja realizar;
- Conexão com a própria verdade;
- Atrai prosperidade e abundância;
- Conduz com fluidez e facilidade na vida;
- Confiança na vida;
- Clareza mental e assertividade nas decisões;
- Aumento da libido;
- Ser uma pessoa de estratégia e política.
Lado Sombra Do Arquétipo De Zeus
- Arrogância;
- Impor a sua vontade;
- Egocentrismo;
- Infidelidade;
- Egoísmo;
- Imaturidade;
- Autoritarismo;
- Cólera e descontrole emocional;
- Gastos supérfluos e exagerados.
Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.
Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.
Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.
Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.
Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.
O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.
A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.
Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.
Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.
Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.
Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.
Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também: