Arquétipo Do Leopardo
Adaptabilidade, Independência E Persistência.
Confira neste post, as características e os aspectos do lado luz e do lado sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo do leopardo.
ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Características Do Arquétipo Do Leopardo.
- Força E Poder Pessoal.
- Adaptabilidade E Proteção.
- Estratégia, Paciência E Assertividade.
- Poder De Ação E Foco Nos Objetivos.
- Solitude E Introspecção.
- Individualidade.
- Independência E Coragem.
- Acesso Ao Inconsciente.
- Determinação E Persistência.
- Aumento Da Libido.
- Sensualidade E Sedução.
- Autoestima Elevada E Elegância.
- Lado Luz Do Arquétipo Do Leopardo.
- Lado Sombra Do Arquétipo Do Leopardo.
Características Do Arquétipo Do Leopardo
O arquétipo do leopardo está muito conectado com as ideias de força, poder, coragem, ação, paciência, persistência, assertividade e sensualidade, dentre outras.
Deste modo, confira a seguir, algumas destas e outras características atreladas a este animal de poder.
Força E Poder Pessoal
O leopardo faz parte do grupo de grandes felinos, pertencendo ao gênero Panthera, no qual também está inserido o tigre, o leão e a onça-pintada.
Esse animal pode ser encontrado na Ásia e na África, onde interage com muitos outros predadores, alguns até mais fortes do que ele como no caso de tigres ou leões, dependendo do habitat.
Contudo, o leopardo não deixa a desejar no quesito força e poder. Um exemplo disso é que, geralmente, esse animal leva suas presas, com até três vezes o peso do seu próprio corpo, para o alto das árvores, sendo o único felino capaz de realizar esta façanha.
Portanto, apesar de não ter tanta força bruta como um tigre ou um leão, o leopardo é um poderoso predador, possuindo habilidades próprias que o diferencia dos demais felinos grandes.
Desta forma, o arquétipo do leopardo ativa nossa força interior e poder pessoal, aumentando a capacidade de acreditarmos em nós mesmos e no nosso potencial.
Adaptabilidade E Proteção
Apesar de ter algumas características físicas e de comportamento parecidas com os demais felinos grandes, o leopardo desenvolveu habilidades próprias que o ajudam a garantir sua sobrevivência, uma vez que, os territórios em que vive costumam ter muitos outros predadores.
Assim, devido à presença de tantos concorrentes e até por conta da ameaça de predadores do próprio leopardo, esse animal se tornou um ótimo escalador de árvores, inclusive, superando a onça-pintada nesse quesito.
Logo, o hábito de levar suas caças para o alto de árvores é tanto uma estratégia para evitar virar uma presa de algum predador maior como uma forma de proteger a sua presa de seus concorrentes.
Nesse sentido, o leopardo pode favorecer nossa capacidade de adaptação, nos ajudando a desenvolver ou despertar habilidades que nos possibilitem lidar melhor com as situações adversas e com os ambientes difíceis de conviver, principalmente, naqueles em que existem muita concorrência e competição.
Além disso, esse é um animal territorialista que demarca e protege ferozmente seu espaço, sempre priorizando a sua sobrevivência.
Com isso, o arquétipo do leopardo pode fortalecer a capacidade de nos posicionarmos e de impormos limites as outras pessoas quando julgarmos necessário, não apenas como uma demostração de força, mas, também para a nossa própria proteção.
Estratégia, Paciência E Assertividade
Da mesma forma como acontece no caso de outros felinos grandes, o leopardo costuma espreitar suas presas e armar suas emboscadas antes de atacá-las.
Portanto, os leopardos são predadores que, geralmente, preferem observar e estudar as suas presas, planejando ações que lhes garantam maior chance de sucesso e menos gasto energético.
Logo, o fato de serem animais ágeis, não significa que eles ficam desperdiçando sua energia sem necessidade. Muito pelo contrário, esses felinos são estrategistas natos e, por isso mesmo, preferem ser pacientes durante a caçada, aguardando até o momento certo de atacar a presa.
Assim, o arquétipo do leopardo pode favorecer nossa capacidade de estratégia e de planejamento, nos inspirando a formulação de planos e de ações mais assertivas que nos levem de fato a conquistar os resultados almejados.
Desta forma, este arquétipo também nos estimula a estudarmos melhor a situações e possibilidades, com paciência e cautela, antes de tomarmos quaisquer decisões e atitudes, diminuindo a impulsividade e aumentando as chances de sermos mais assertivos em nossas escolhas.
Poder De Ação E Foco Nos Objetivos
Por se tratar de um predador, o leopardo precisa ser minimamente ativo, pois do contrário não vai conseguir se alimentar e garantir sua sobrevivência. Até porque os locais onde vive costumam ter muitos concorrentes.
Deste modo, esse animal não é do tipo que fica parado esperando as coisas caírem do céu, pois, ele tem que ir atrás da presa se quiser comer e quando encontra um alvo, não o perde de vista até conseguir atacá-lo.
Portanto, arquétipo do leopardo nos traz poder de ação, porém, uma ação direcionada para nossos objetivos, nos ajudando também a vencer a procrastinação e a sair da zona de conforto.
E com isso, esse arquétipo nos impulsiona a focarmos em nossos objetivos, fazendo tudo o que for necessário fazer para conseguirmos o que desejamos, evitando perder nosso tempo com distrações ou com ações que não agregam valor algum ao que realmente buscamos na vida.
Solitude E Introspecção
De modo geral, os leopardos são predadores solitários que preferem viver sozinhos, mas que podem ser vistos acompanhados nos períodos de reprodução ou quando a fêmea ainda está cuidando dos filhotes.
Desta forma, este arquétipo pode nos influenciar a estarmos mais introspectivos e afastados do convívio social, buscando por momentos onde possamos curtir mais nossa própria companhia, em solitude.
Individualidade
Assim como no caso da onça-pintada, o leopardo possui uma cor amarelada com manchas escuras chamadas de rosetas.
Contudo, o padrão de manchas presente na pelagem do leopardo é diferente do padrão apresentado nas onças-pintadas.
Enquanto a onça-pintada possui rosetas mais largas e mais afastadas entre si, elas também possuem pintas dentro das rosetas, o que não acontece com o leopardo.
Ou seja, as rosetas presentes no leopardo tem um tamanho menor, são mais próximas umas das outras e não possuem pintas em seu interior.
Além disso, podem existir leopardos com melanismo, no qual sua pelagem se apresenta totalmente preta, devido uma mutação genética que causa um aumento no pigmento escuro na pele do animal.
Quando isso acontece com o leopardo, ele pode ser chamado de pantera-negra, assim como acontece no caso da onça-pintada preta, sendo esta forma de pelagem escura mais rara de se encontrar na natureza.
No entanto, ainda que ocorra esse aumento de pigmento escuro na pelagem, o padrão de manchas deste animal fica visível quando o vemos mais de perto ou quando o mesmo está exposto a luz do Sol.
Logo, a presença de rosetas neste animal representam as suas impressões digitais, de modo que, cada leopardo possui um padrão de manchas exclusivamente seu, ou seja, não vai existir na natureza dois ou mais leopardos com a mesma impressão de manchas.
Nesse sentido, o arquétipo do leopardo representa para nós a conexão com nossa individualidade, nos ensinando a abraçarmos nossa diferença no mundo e nos encorajando a expressarmos nossa verdade, sem nos prendermos ao medo de receber críticas e julgamentos por isso.
Independência E Coragem
Como já mencionado antes, o leopardo costuma ter um comportamento mais solitário e independente, optando por seguir sozinho o seu próprio caminho a partir de certa idade.
Deste modo, esses são animais que confiam plenamente em si mesmo e na sua capacidade de garantir a própria sobrevivência.
Com isso, o arquétipo do leopardo nos inspira coragem e destemor para seguirmos nosso próprio caminho e nos ensina a confiarmos em nós mesmos e em nosso potencial, podendo, assim, nos trazer uma certa necessidade de independência das outras pessoas.
Acesso Ao Inconsciente
O contraste das manchas escuras com o tom amarelado na pelagem do leopardo, simbolicamente, representa uma relação entre luz e sombra.
Desta forma, a parte amarelada do seu pelo é associada a luz, ao Sol, ao dia e a nossa mente consciente, enquanto que suas manchas escuras são associadas a escuridão, as sombras, a Lua, a noite ou ainda a nossa mente inconsciente.
Assim, o arquétipo do leopardo pode favorecer a conexão com as nossas partes ocultas e sombrias, nos levando a acessar nossos medos e segredos que, por muitas vezes, preferimos evitar de olhar.
Para muitos, isso pode até parecer algo negativo, porém, na verdade este animal de poder, não apenas pode nos fazer confrontar nossas sombras como também pode nos ajudar a superá-las, ou melhor dizendo, resolvê-las.
Em outras palavras, esse arquétipo facilita o acesso a questões do nosso inconsciente que precisamos resolver, possibilitando a compreensão e a elaboração das nossas sombras para a plena expressão da nossa luz.
Determinação E Persistência
Os predadores, em geral, são animais determinados e persistentes, o que não seria diferente com o leopardo. Afinal de contas, se não tiverem determinação para caçar e se não forem persistentes durante a caçada, dificilmente conseguirão garantir a sua sobrevivência.
Mas, levando em conta apenas os leopardos, como já mencionado anteriormente, eles costumam dedicar um bom tempo analisando a presa antes de atacá-la, logo, não possuem um perfil de alguém que desiste facilmente daquilo que quer.
Portanto, o arquétipo do leopardo é uma ótima opção para aqueles que precisam desenvolver uma mentalidade mais determinada e persistente para atingir suas metas e objetivos de vida.
Aumento Da Libido
De modo geral, os grandes felinos estão ligados ao aumento da libido e, por isso, a ativação da energia arquetípica do leopardo pode nos proporcionar, sim, maior desejo sexual.
No entanto, em sentido mais amplo, o aumento da libido também representa o estímulo dos nossos desejos em diferentes aspectos e não apenas no sentido sexual, agindo como uma energia que nos move a realizar nossos objetivos com vontade, além de nos conectar com a sensação de prazer na vida.
Sensualidade E Sedução
Os felinos são animais muito ligados a sensualidade e sedução, portanto, isso não seria diferente com o leopardo.
Desta forma, o arquétipo do leopardo pode ativar e potencializar essa frequência de sensualidade e sedução no nosso campo, expandindo nossa capacidade de atração e magnetismo pessoal.
Contudo, vale ressaltar, que essa característica não se restringe apenas ao campo afetivo, da conquista e da paquera, mas, pode englobar também outros tipos de relacionamentos, incluindo, amizades, clientes e parcerias de trabalho.
Autoestima Elevada E Elegância
Apesar de não ser um animal tão imponente quanto um leão ou um tigre, por exemplo, o leopardo possui uma frequência muito elevada que pode influenciar diretamente nossa autoestima.
Além disso, mesmo que possua uma presença ameaçadora, o leopardo tem uma certa elegância ao se movimentar, sendo também dono de uma beleza singular que consegue despertar nossa atenção e admiração.
Por esta razão, o arquétipo do leopardo pode nos trazer uma autoestima elevada e despertar o nosso amor próprio, nos ajudando a enxergar o nosso próprio valor.
Assim, consequentemente, a energia deste arquétipo pode nos estimular a cuidarmos mais de nós mesmos e da nossa aparência, nos conectando com essas frequências de beleza e elegância.
Lado Luz Do Arquétipo Do Leopardo
- Autoestima elevada;
- Autoconfiança;
- Amor próprio e autovalor;
- Vaidade e autocuidado;
- Frequência da beleza e da elegância;
- Força e vitalidade;
- Magnetismo pessoal;
- Poder pessoal;
- Independência;
- Coragem, destemor e bravura;
- Determinação e persistência;
- Estratégia e planejamento;
- Paciência e cautela;
- Assertividade;
- Poder de ação;
- Foco nos objetivos;
- Agilidade;
- Adaptabilidade;
- Proteção;
- Maior capacidade de se posicionar e de impor limites;
- Senso de liderança;
- Foco nos objetivos;
- Sensualidade e sedução;
- Aumento da libido;
- Solitude;
- Conexão com nossa individualidade e diferencial;
- Facilita o acesso a questões do inconsciente;
- Possibilita alinhamento entre consciente e inconsciente (luz e sombra);
- Intuição aguçada.
Lado Sombra Do Arquétipo Do Leopardo
- Agressividade;
- Irritabilidade;
- Isolamento social (dificuldade de socializar e não querer estar com outras pessoas, em excesso);
- Insônia ou dificuldade para dormir a noite (por se tratar de um animal de hábitos mais noturnos e crepusculares – nascer e por do Sol).