Frases Do Livro Quem Pensa Enriquece.
Confira neste post mais de 70 frases do livro Quem Pensa Enriquece, que está em uma edição atualizada e comentada pela Fundação Napoleon Hill.
Mas, caso não conheça a obra e queira entender melhor do que se trata, a seguir encontra-se uma breve apresentação do livro.
Breve Apresentação Do Livro Quem Pensa Enriquece – O Legado.
O livro Quem Pensa Enriquece é uma obra de Napoleon Hill, fruto de quase trinta anos dedicados a entrevistar mais de quinhentos líderes bem-sucedidos em seu ramo de negócios e mais outros milhares de empresários, tanto de sucesso como aqueles considerados “fracassados”.
Assim, com base em todas essas entrevistas, pesquisas e suas próprias experiências de vida, Napoleon organizou todo o conhecimento adquirido em treze princípios, os quais ele compartilha e detalha um a um neste livro.
Mas, falando de forma bem resumida, os princípios descritos neste livro tem o intuito de nos mostrar a forma certa de pensar e agir para transmutarmos nosso desejo ou objetivo em seu equivalente monetário.
Em outras palavras, Quem Pensa Enriquece nos apresenta a teoria e a prática do que deve ser feito, dia após dia, para que possamos criar nosso próprio sucesso, tanto no campo profissional e financeiro, como em qualquer outra área da vida.
Além disso, no decorrer do livro, fazendo um paralelo com os princípios, o autor também menciona exemplos de vida de algumas pessoas famosas e bem-sucedidas em suas áreas de atuação comercial.
Enfim, apesar de sua origem pobre, como resultado de tantos anos de pesquisa e dedicação, Napoleon Hill conseguiu se tornar uma das vozes mais influentes dos Estados Unidos, sendo conselheiro de grandes empresários da indústria e um autor best-seller.
Com isso, o livro Quem Pensa Enriquece se tornou uma das obras que mais influenciou, e influencia até hoje, líderes e empreendedores ao redor do mundo desde sua primeira edição.
Essa edição em especial, que está atualizada e comentada pela Fundação Napoleon Hill, além de esclarecer alguns conceitos para facilitar o entendimento durante a leitura, complementa alguns trechos com mais exemplos contemporâneos de pessoas bem-sucedidas.
Após essa breve apresentação, a seguir estão compartilhadas algumas das frases do livro Quem Pensa Enriquece, uma das obras mais famosas de Napoleon Hill.
Frases Do Livro Quem Pensa Enriquece
Uma das causas mais comuns de fracasso é o hábito de desistir diante de uma derrota temporária.
Antes de o sucesso chegar à vida de alguém, essa pessoa certamente encontrará muitas derrotas temporárias e talvez algum fracasso.
O fracasso é um trapaceiro com um aguçado senso de ironia e astúcia. Ele se diverte muito fazendo a pessoa tropeçar quando o sucesso está ao alcance da mão.
Uma das principais fraquezas da pessoa comum é ter muita familiaridade com a palavra impossível.
Se você desenvolveu o hábito de ver a vida apenas de sua perspectiva, pode cometer o engano de acreditar que suas limitações são, de fato, a medida correta das limitações.
Um desejo ardente de ser e fazer é o ponto de partida de onde o sonhador deve começar. Sonhos não nascem da indiferença, da preguiça ou da falta de ambição.
Se o que você deseja fazer é certo e você acredita nisso, vá em frente e faça. Não se importe com o que “eles” dizem, caso sofra uma derrota temporária. “Eles” não sabem que cada fracasso traz consigo a semente de um sucesso equivalente.
Existe uma diferença entre querer uma coisa e estar pronto para recebê-la. Ninguém está pronto para alguma coisa até acreditar que pode tê-la. O estado mental deve ser de crença, não só de esperança ou vontade.
Não há limitações para a mente, exceto aquelas que reconhecemos.
Fé é um estado mental que pode ser induzido ou criado por afirmação ou instruções repetidas para a mente, por meio do princípio de autossugestão.
Você é o que é por causa dos pensamentos dominantes que permite que ocupem sua mente. Pensamentos que você coloca deliberadamente na sua cabeça, que incentiva com simpatia e aos quais mistura uma ou mais emoções constituem as forças motivadoras que dirigem e controlam cada um de seus movimentos, ações e feitos.
… pensamentos misturados a qualquer sentimento ou emoção se tornam como uma força magnética que atrai outros pensamentos semelhantes ou relacionados.
Um pensamento “magnetizado” com uma das emoções pode ser comparado a uma semente. Quando plantado em solo fértil, ele germina, cresce e se multiplica muitas e muitas vezes. O que originalmente era uma pequena semente se torna incontáveis milhões de sementes do mesmo tipo.
Você é o que é por causa dos pensamentos dominantes que permite que ocupem sua mente. Se decidir, pode jogar fora todas as más influências do passado e construir a própria vida como quer que ela seja.
A mente subconsciente não faz distinção entre impulsos de pensamento construtivos e destrutivos. Ela trabalha com o material que fornecemos por meio de nossos impulsos de pensamento. A mente subconsciente traduz em realidade um pensamento dirigido pelo medo, como traduz prontamente em realidade um pensamento dirigido por coragem ou fé.
Conhecimento só é poder potencial. Só se torna poder quando e se organizado em planos definidos de ação e direcionado para um fim definido.
O acúmulo de grandes fortunas exige poder, e poder é adquirido por meio de conhecimento especializado altamente organizado e dirigido com inteligência.
Pessoas bem-sucedidas nunca deixam de adquirir conhecimento especializado relacionado a seus maiores objetivos, seus negócios ou sua profissão. As que não são bem-sucedidas normalmente cometem o engano de acreditar que o período de aquisição de conhecimento acaba quando se conclui a escola.
Existe um ponto fraco nas pessoas para o qual não existe remédio. É a fraqueza universal da falta de ambição.
Se o primeiro plano que você adotar não for bem-sucedido, substitua-o por um novo plano. Se o novo plano não funcionar, substitua-o por outro e assim por diante até encontrar um plano que funcione. Este é o ponto em que a maioria das pessoas fracassa, pela falta de persistência na criação de novos planos para substituir aqueles que falharam.
Você não estará vencido enquanto não desistir dentro de sua cabeça.
Vemos pessoas que acumularam grandes fortunas, mas muitas vezes reconhecemos apenas o triunfo e ignoramos as derrotas temporárias que tiveram de superar antes de “chegar lá”.
Quando a derrota vier, aceite-a como um sinal de que seus planos não são sólidos, reconstrua esses planos e volte a navegar em direção ao seu objetivo. Se desistir antes de alcançar o objetivo, você é um “desistente”. Um desistente nunca vence – e um vencedor nunca desiste.
Não há esperança de sucesso para quem não tem um propósito central ou objetivo definido a alcançar.
A disciplina é consequência do autocontrole. Isso significa que você deve controlar todas as qualidades negativas. Antes que possa controlar as condições, você deve se controlar. O autocontrole é a tarefa mais difícil que você vai enfrentar. Se não se dominar, você será dominado por si mesmo. Quando olha para o espelho, você pode ver tanto seu melhor amigo, quanto seu pior inimigo.
A procrastinação vive escondida dentro de cada ser humano, esperando pela oportunidade de estragar suas chances de sucesso. A maioria das pessoas passa a vida como fracassadas porque está esperando “o momento certo” para começar a fazer alguma coisa que valha a pena. Não espere. O momento nunca será “perfeito”. Comece onde está, trabalhe com as ferramentas que tem ao seu dispor e vai adquirir ferramentas melhores à medida que progride.
Quem faz da persistência sua palavra de ordem descobre que o “fracasso” acaba se cansando e indo embora. O fracasso não sabe lidar com a persistência.
Indecisão e procrastinação são gêmeas. Onde uma está, a outra também é encontrada. Elimine essa dupla antes que ela o prenda completamente na rotina do fracasso.
A pessoa que não se arrisca geralmente tem que aceitar o que sobra depois que os outros acabaram de escolher. Cautela em excesso é tão ruim quanto a falta dela. Os dois extremos devem ser evitados. A própria vida é cheia de riscos.
Em sua maioria, as pessoas que fracassam em acumular o dinheiro de que precisam são, em geral, facilmente influenciadas pelas opiniões dos outros. Permitem que fofocas, rumores, opiniões alheias e notícias de jornais formem seu pensamento.
Se você é influenciado pela opinião dos outros, não terá nenhum desejo próprio.
O mundo costuma abrir espaço para pessoas cujas palavras e ações demonstram que elas sabem para onde estão indo.
Nenhum homem conquista grande sucesso sem se dispor a sacrifícios pessoais.
Força de vontade e desejo, quando adequadamente combinados, formam uma dupla irresistível. Aqueles que acumulam grandes fortunas às vezes são chamados de calculistas ou implacáveis. Frequentemente, é só porque seus críticos não entendem que o que eles têm é um desejo forte apoiado pela força de vontade, que eles misturam com a persistência. É a combinação que garante a conquista dos seus objetivos.
Pode não haver uma conotação heroica na palavra persistência, mas a persistência faz por seu caráter o que o carbono faz pelo ferro – o endurece e transforma em aço.
O ponto de partida de todas as conquistas é o desejo. Tenha sempre isso em mente. Desejos fracos trazem resultados fracos, assim como um fogo brando gera pouco calor. Se você carece de persistência, essa fraqueza pode ser corrigida alimentando um fogo mais forte sob seus desejos.
As fortunas são atraídas por aqueles cujas mentes foram preparadas para atraí-las, tão certo quanto a água corre para o oceano.
Assim como o dinheiro é atraído por aqueles que voltaram a mente para isso deliberadamente, a pobreza é atraída por aqueles cuja mente está aberta a ela. E, embora a consciência do dinheiro deva ser desenvolvida de forma intencional, a consciência da pobreza se desenvolve sem a instalação consciente de hábitos que a favoreçam. A consciência da pobreza tira proveito da mente que não está ocupada com a consciência do dinheiro.
As pessoas que aprendem pela experiência a importância da persistência não aceitam a derrota como algo mais que temporário. São aquelas cujos desejos são perseguidos com tanta persistência que a derrota é finalmente transformada em vitória.
Uma coisa é certa: se você não tiver persistência, não alcançará sucesso notável em nenhuma vocação.
O medo, o pior de todos os inimigos, pode ser superado quando você se força a executar e repetir atos de coragem.
A maioria das pessoas se deixa influenciar por parentes, amigos e público em geral, de forma que não consegue viver a própria vida por temer críticas.
Incontáveis homens e mulheres permitem que os parentes destruam sua vida em nome do dever com a família porque temem a crítica. O dever não requer que você se submeta à destruição de suas ambições pessoais e abra mão do direito de viver sua própria vida do seu jeito.
Muita gente acredita que o sucesso é o resultado de “golpes de sorte”. Pode haver alguma verdade nisso, mas se você contar com a sorte, quase certamente ficará desapontado. O único “golpe” em que qualquer um pode se dar ao luxo de confiar é em um “golpe” criado por si mesmo. Isso acontece pela aplicação da persistência. O ponto de partida é a definição de objetivo.
A riqueza não responde aos desejos. Só responde a planos definidos, apoiados por desejos definidos, por meio de persistência constante.
Pobreza e riqueza podem mudar de lugar. Mas, quando a riqueza toma o lugar da pobreza, a mudança só acontece por meio de planos bem concebidos e cuidadosamente executados. Isso não é válido para a pobreza. A pobreza não precisa de plano. Não precisa da ajuda de ninguém porque é ousada e implacável. A riqueza é acanhada e tímida. Precisa ser “atraída”.
A mente subconsciente não permanece ociosa. Se você não planta desejos em sua mente subconsciente, ela se alimenta dos pensamentos que chegam a ela como resultado de sua negligência.
A mente subconsciente é mais suscetível à influência do pensamento misturado com sentimento ou emoção do que a de pensamentos originados unicamente da parte racional da mente.
Emoções positivas e negativas não podem ocupar a mente ao mesmo tempo. Uma ou outra deve dominar. É sua responsabilidade garantir que as emoções positivas constituam a influência dominante em sua mente. É aí que a lei do hábito vai ajudá-lo. Crie o hábito de aplicar e usar as emoções positivas. Com o tempo, elas dominarão sua mente tão completamente que as negativas não poderão entrar nela.
Formamos hábitos com base no grau de reforço que recebemos. Os hábitos não fazem julgamentos morais; podem ser bons ou ruins. Ambos se formam pela repetição.
Você pode substituir pensamentos negativos por positivos, pode substituir a inatividade pela ação e pode formar qualquer hábito que escolher. Seus pensamentos são a única coisa que você pode controlar completamente, caso se decida a fazê-lo. Você pode controlar seus pensamentos para controlar seus hábitos.
A experiência me ensinou que a melhor coisa depois de ser realmente grande é imitar os grandes, tentar agir como eles, ser como eles e sentir como eles tanto quanto puder. Descobri que a fé com a qual tentei imitar meus ídolos me deu grande capacidade de fazer isso com bastante sucesso.
Os medos nada mais são que estados mentais. Seu estado mental está sujeito ao seu controle e direcionamento.
Não pode haver acordo entre pobreza e riqueza. As duas estradas que levam à pobreza e à riqueza seguem em direções opostas. Se você quer riqueza, deve se recusar a aceitar qualquer circunstância que leve à pobreza.
O medo da crítica rouba as pessoas de sua iniciativa, destrói seu poder de imaginação, limita sua individualidade, tira sua autossuficiência e as prejudica de muitas outras maneiras.
A preocupação é um estado mental baseado no medo. Funciona lentamente, mas de maneira persistente. E insidioso e sutil. Passo a passo, penetra até paralisar a faculdade do raciocínio e destruir autoconfiança e iniciativa.
Derrote o medo da crítica tomando a decisão de não se preocupar com o que outras pessoas pensam, fazem ou dizem.
Elimine o hábito da preocupação em todas as suas formas, tomando a decisão geral de que nada que a vida tem a oferecer vale o preço da preocupação. Com esta decisão, haverá equilíbrio, paz mental e calma de pensamento, o que trará felicidade.
Você controla a própria mente; tem o poder de alimentá-la, sejam quais forem os impulsos de pensamento que escolher. Com isso, vem a responsabilidade de usar sua mente de forma construtiva.
As influências negativas também são perigosas porque chegam de muitas formas diferentes. Às vezes, entram na mente com as palavras bem-intencionadas de amigos e parentes. Em outras ocasiões, vêm de dentro, de sua própria atitude mental. É sempre tão mortal quanto veneno, mesmo que não mate tão rapidamente.
Para se proteger contra influências negativas, seja as que você mesmo cria, seja as que resultam de pessoas negativas ao seu redor, reconheça que sua força de vontade é sua defesa. Você deve colocá-la em uso constante até construir uma muralha de imunidade contra influências negativas em sua mente.
Mantenha a mente fechada para todas as pessoas que o deprimem ou desencorajam de alguma maneira.
Procure deliberadamente a companhia de pessoas que o influenciem a pensar e agir por si mesmo.
Você tem controle total sobre apenas uma coisa – seus pensamentos.
A capacidade de controlar os pensamentos é o único meio pelo qual você pode controlar o próprio destino. Se você não consegue controlar a própria mente, pode ter certeza de que não vai controlar mais nada.
O controle da mente é resultado de autodisciplina e hábito. Ou você controla sua mente ou ela controla você. Não existe meio-termo.
A vida é um tabuleiro de xadrez, e o jogador na sua frente é o tempo. Se você hesitar antes de fazer o movimento ou se não fizer o movimento prontamente, suas peças serão varridas do tabuleiro pelo tempo. Você está jogando contra um parceiro que não tolera indecisão!
Lembre-se de que a sua real riqueza pode ser medida não pelo que você tem, mas pelo que você é.