Pular para o conteúdo

Arquétipo do Gato

Autoestima, Independência e Transmutação.

Entenda o simbolismo e as características desse animal de poder, além dos aspectos que podem ser despertados em você (luz e sombra) ao ativar o arquétipo do Gato.

ÍNDICE DE CONTEÚDO

  • Sobre O Gato.
  • Simbolismo Do Gato.
– Simbolismo Do Gato De Acordo Com A Sua Cor.
  • Características Do Arquétipo Do Gato.
  • Lado Luz Do Arquétipo Do Gato.
  • Lado Sombra Do Arquétipo Do Gato.

  • Considerações: Entendendo O Lado Luz E Sombra Dos Arquétipos.
Imagem de Ben Kerckx por Pixabay

Sobre o Gato

Os gatos estão entre os animais domesticados mais populares. Ainda sim, eles também possuem as características mais fundamentais dos felinos selvagens como agilidade, ótimo reflexo, sentidos bem apurados e são territorialistas.

Além disso, em geral, os gatos possuem hábitos noturnos e crepusculares. Desta forma, dormem a maior parte do dia conservando, assim, sua energia. Esses animais possuem um cérebro bem evoluído, são muito curiosos e tem instinto natural para a caça.

Gatos de pelagem curta possuem uma tendência a serem mais magros e ativos, enquanto que aqueles de pelagem longa tendem a ter maior peso e serem mais letárgicos.

A sua visão é mais aguçada durante a noite e menos eficaz durante a luz do dia. Já sua audição é superior a dos cães, sendo meia oitava acima na escala de alta frequência, chegando aos 60 kHz.

No geral, esses felinos tem personalidade forte. O comportamento depende de cada indivíduo e pode variar conforme o momento do dia e, inclusive, das condições do clima.

Estes são animais bastante higiênicos, pois, durante grande parte do tempo utilizam a superfície áspera da língua para a limpeza de sua pelagem.

Instintivamente, eles enterram suas fezes com o intuito de esconderem a sua presença de possíveis presas ou predadores.

Simbolismo Do Gato

Durante muitos séculos os gatos estiveram em uma posição privilegiada pelo fato de ajudarem no controle de pragas, e principalmente, de roedores.

No entanto, no início da Idade Média esses animais foram associados a espíritos malignos. Por esta razão, eram queimados junto de pessoas acusadas de bruxaria.

Até hoje, existe ainda algum preconceito a respeito desses animais, principalmente, com relação aos gatos pretos por serem associados à crendice de azar da sexta-feira treze e às bruxas.

Na Idade Média também acreditava-se que esses gatos eram na verdade bruxas disfarçadas. A partir disso, surgiu a crença de que cruzar com gato preto traz má sorte.

Já em outras culturas, como no caso do Reino Unido, o gato preto representa boa sorte. Na Inglaterra, ganhar um gato preto de presente de casamento é um sinal de que terá boa sorte nesse casamento.

Os celtas consideravam os gatos como seres amigos, companheiros e capazes de transitar entre o mundo espiritual e físico. Na mitologia, é dito que a deusa Brigit (do fogo) teria um companheiro gato.

Os nórdicos estimavam os gatos como animais que possuíam poderes especiais como, por exemplo, capacidade de enxergar e ouvir o que o humano não consegue de forma comum.

Na mitologia nórdica, a deusa Freya (da fertilidade) é apresentada em uma carruagem sendo puxada por dois gatos, simbolizando poder feminino e liberdade.

No Antigo Egito, esse animal estava associado a deusa Bastet (da fertilidade). Eram vistos como mensageiros do mundo espiritual e protetores por matarem diversos animais, inclusive, cobras e outros perigosos. Por isso, em vida recebiam cuidados especiais e quando morriam, seus corpos eram mumificados e colocados em local específico.

Tanto no Japão como em outros países da Ásia, esse animal é visto como símbolo de boa sorte e, ainda como protetor do lar e dos ambientes comerciais.

O Maneki Neko é uma imagem de gato que tem uma das patinhas levantadas acenando. Os japoneses colocam a imagem desse gatinho na porta de entrada para atrair boa sorte. Eles acreditam que a pata direita levantada atrai saúde e dinheiro, e que a pata esquerda levantada pode atrair clientes e prosperidade.

No budismo, o gato é estimado pela capacidade de concentração, similar a forma obtida através da meditação.

Simbolismo Do Gato De Acordo Com A Sua Cor

Gato branco

Associado a energia da cura, restabelecem a energia positiva do ambiente. Associado a tranquilidade e equilíbrio.

Gato ruivo/amarelo

Ligado a energia do sol, da prosperidade e proatividade.

Gato cinza

Relacionado ao equilíbrio e a estabilidade emocional e espiritual.

Gato preto

Maior capacidade de absorver a energia negativa do que os demais. Ligado a proteção, magia e visão espiritual.

A simbologia dos gatos com mais de uma cor, vai depender da variação nas combinações dessas cores.

Imagem de freestocks-photos por Pixabay

Características do Arquétipo do Gato

O arquétipo do gato está muito associado a ideia de mistério, magia, energia Yin (feminina), sensualidade, sensibilidade, intuição, independência e espiritualidade.

Em diversas culturas esse animal é comumente associado a uma deusa. Desta forma, este arquétipo está muito conectado com a energia do sagrado feminino.

Acredita-se que esses animais transitam naturalmente entre este mundo e o espiritual. Possuindo também a habilidade de ver espíritos, captar energias densas (negativas) e transmuta-las em positivas.

Os gatos são estimados como “reikianos naturais”. Segundo dizem, esses animais possuem muito quartzo na glândula pineal, possibilitando que eles tenham a capacidade natural de aplicarem Reiki nas pessoas.

Além disso, por interagirem com outras dimensões da realidade, os gatos são considerados como guardiões e protetores espirituais do sono durante a viagem astral (ao dormir no mesmo quarto que o dono).

Esses animais representam o amor livre, independente, sem apego, sincero, que respeita o espaço e a forma de ser do outro. Amam sem anular suas vontades e se aproximam somente de quem confiam.

Observação: Quando for escolher uma imagem de gato para ativar este arquétipo é importante evitar imagens em que o animal esteja de coleira, pois, pode trazer uma frequência de submissão ou dependência.

Lado Luz Do Arquétipo Do Gato

  • Autoestima;
  • Autovalor e amor próprio;
  • Maior autocuidado e higiene pessoal;
  • Autoconfiança e autonomia;
  • Leveza e flexibilidade;
  • Astúcia e racionalidade;
  • Observação;
  • Buscar independência e liberdade;
  • Frequência de sensualidade, sedução, beleza, graciosidade e elegância;
  • Aumento da curiosidade (pode ativar um desejo de buscar mais conhecimento e experiências novas);
  • Magnetismo e poder pessoal;
  • Desapego e maior independência afetiva;
  • Se colocar em primeiro lugar, independentemente da situação;
  • Se tornar uma pessoa mais seletiva (começar a se relacionar somente com quem se sentir bem para estar do lado);
  • Demostrar afeto apenas para quem realmente gosta e somente quando sentir vontade disso;
  • Solitude (sentir prazer em estar consigo mesmo; diferente de solidão);
  • Visão espiritual (pode estimular a clarividência);
  • Pode ajudar nos processos de recuperação e cura de si mesmo;
  • Intuição mais aguçada;
  • Transmutação de energias negativas em positivas (sair da negatividade com maior facilidade);
  • Maior sensibilidade e conexão com a espiritualidade.

Lado Sombra do Arquétipo Do Gato

  • Indisposição (o processo de transmutação da negatividade pode causar decaimento da própria energia e gerar cansaço mais facilmente);
  • Preguiça;
  • Procrastinação;
  • Solidão;
  • Apatia e indiferença;
  • Frieza em excesso (pode trazer uma falsa sensação de estar com as questões emocionais bem resolvidas, mas, na verdade estar apenas reprimindo ou negando sem perceber e jogando mais conteúdo na sombra).
Imagem de Chiemsee2016 por Pixabay

Considerações: Entendendo o Lado Luz e Sombra dos Arquétipos.

Os arquétipos são as primeiras emanações da Fonte Criadora, pois, antes que qualquer coisa venha a existir, ela precisa ser imaginada primeiro. Ou seja, tudo que está manifesto no mundo material existe antes em um mundo não manifesto ou mundo das ideias como dizia Platão.

Assim, os arquétipos são apenas ideias pré-estabelecidas a respeito do que seja algo, antes que este venha a existir no mundo material. Considerando isto, podemos dizer que um determinado arquétipo é uma consciência que engloba um apanhado de informações sobre esse algo e que se encontram no inconsciente coletivo.

Desta forma, os arquétipos se encontram em um outro plano da realidade, em uma dimensão superior, não manifesta, ou mundo das ideias. Portanto, eles estão acima da dualidade, ou seja, não possuem lado positivo ou negativo. O arquétipo simplesmente é o que é.

Por serem consciências de uma outra dimensão, os arquétipos se expressam no mundo material através de símbolos, objetos, sons, cores, animais, pessoas, etc. Porém, devido a natureza dual desta realidade em que estamos inseridos, essa expressão ou manifestação no mundo material pode se tornar imperfeita.

O que podemos entender como luz ou sombra de um arquétipo seriam apenas percepções nossas a partir das informações que se encontram em nosso próprio inconsciente, jogadas na chamada sombra psicológica.

A sombra psicológica é uma área do inconsciente responsável por gerenciá-lo. Na sombra se encontra tudo aquilo que negamos e reprimimos ao longo da vida. Todos os sentimentos negativos, não aceitos e não elaborados e até mesmo os nossos potenciais, não aproveitados, são lançados na sombra.

Quando escolhemos ativar, conscientemente, determinado arquétipo em nós (ou mesmo quando ativamos sem perceber), as informações relacionadas a esse arquétipo, ao entrar em contato com o nosso inconsciente individual, pode acessar outras informações incompatíveis com esse arquétipo, como bloqueios, traumas, tabus, preconceitos e crenças limitantes.

Deste modo, o lado sombra se manifesta quando o arquétipo traz a tona essas questões que são incompatíveis com ele, da nossa própria sombra, para que elas sejam trabalhadas e resolvidas, e assim, possamos permitir que ele se expresse, através de nós, de forma plena.

Portanto, as questões não elaboradas e que estão presentes na nossa sombra, causam interferência na forma como os arquétipos se expressam por meio de nós e isso nos impede de vivenciarmos plenamente suas virtudes.

Por esta razão, os resultados com a ativação de determinado arquétipo pode variar de pessoa para pessoa. Pois, cada indivíduo possui suas próprias questões a serem resolvidas dentro de si e isso vai interferir nos aspectos luz ou sombra que o arquétipo irá despertar em cada um.

Para entender mais sobre arquétipos e como eles podem ser ativados em nós, leia também:

Postagens Relacionadas: