Pular para o conteúdo

Arquétipo da Pantera Negra

Sensualidade, Autoestima e Independência.

Confira neste post, os aspectos do lado luz e do lado sombra que podem ser despertados ao ativarmos o arquétipo da pantera negra, bem como as características atreladas a este animal de poder.

Imagem de uma pantera negra na natureza para representar o arquétipo da pantera negra
Arquétipo Da Pantera Negra / Imagem de Jeanette Atherton por Pixabay

Características Do Arquétipo Da Pantera Negra

O arquétipo da pantera negra está muito associado a noite, a lua, a energia feminina, bem como as ideias de coragem, força, poder, sensualidade, sedução e mistério.

Todavia, antes de mais nada, vale esclarecer que o nome pantera negra não representa uma espécie específica dentre os felinos, pois este é apenas um termo aplicado a alguns felinos grandes que apresentam pelagem negra.

Assim, a pelagem negra destes animais se deve ao melanismo, que é o aumento de pigmento escuro decorrente de uma mutação genética, de modo que esta mutação é mais comum em leopardos (Ásia e África) e na onça-pintada (América do Sul).

Logo, ao vermos a imagem de uma pantera negra, geralmente, pode tratar-se de um leopardo negro ou de uma onça-pintada preta, por exemplo.

Dito isso, a seguir estão descritas algumas das características associadas ao arquétipo da pantera negra.

Força E Poder

Por se tratar de predadores poderosos do topo da cadeia alimentar, como por exemplo, a onça-pintada e o leopardo, este é um arquétipo que emana as frequências de força e poder.

Assim, uma das formas da pantera negra expressar sua força e poder é através da demarcação e proteção do seu território, característica comum dos predadores em geral.

Nesse aspecto, trazendo para nossa realidade, isso favorece a capacidade de nos posicionarmos perante as situações adversas e de impormos limites as outras pessoas.

Desta forma, o arquétipo da pantera negra nos conecta com nossa força interior e ativa nosso poder pessoal, despertando em nós mais autoconfiança e até maior senso de liderança.

Independência E Autoconfiança

De modo geral, a pantera negra representa animais de hábitos mais solitários, exceto nos períodos de reprodução da espécie.

Com isso, a pantera negra se refere a animais que, após alcançarem certa maturidade, se afastam de sua mãe e seguem seu próprio caminho, mantendo o hábito de viverem maior parte do tempo sozinhos e de serem os únicos responsáveis pela sua sobrevivência.

Deste modo, esse animal de poder nos ensina a confiarmos na nossa própria força e capacidade de conquistar o que queremos, em vez de ficarmos esperando que os outros façam por nós aquilo que nós mesmos somos capazes de fazer.

Logo, o arquétipo da pantera negra pode despertar a coragem necessária de seguirmos nosso próprio caminho e a vontade de sermos independentes das outras pessoas em diferentes aspectos, tanto no emocional como no financeiro ou em qualquer outro sentido.

Paciência E Estratégia

Panteras negras preferem perseguir suas presas de forma silenciosa e paciente, até que encontrem o melhor momento para o ataque certeiro.

Desta forma, esses felinos são considerados estrategistas natos que planejam muito bem suas ações antes de atacar suas presas, sendo por isso, animais muito assertivos.

Nesse sentido, o arquétipo da pantera negra pode nos influenciar a sermos mais cautelosos e estrategistas, nos direcionando a tomadas de decisões e ações mais assertivas e menos impulsivas.

Coragem E Determinação

Como já mencionado, a pantera negra é um animal independente que garante sua sobrevivência sozinho. Portanto, são animais ligados a grande coragem, valentia e destemor.

De forma simbólica, este animal nos traz coragem para enfrentarmos nossos medos mais profundos, ao mesmo tempo que exige de nós coragem para enfrentarmos as nossas próprias sombras e nossos segredos mais íntimos que precisam ser resolvidos internamente.

Além do mais, o arquétipo da pantera negra está muito conectado com a persistência e a determinação, uma vez que este tipo de animal persegue pacientemente sua caça e não costuma desistir dela.

Logo, a ativação deste arquétipo pode nos ajudar a desenvolvermos uma mentalidade mais determinada e perseverante para alcançar nossas metas e objetivos.

Acesso Ao Inconsciente

Devido a sua pelagem escura, a pantera negra está simbolicamente associada a Lua e a noite, fazendo uma alusão a ideia de conexão com as nossas partes ocultas e sombrias.

Com isso, como animal de poder, a pantera negra também representa o mergulho no inconsciente, podendo nos levar a confrontar nossos medos e segredos mais íntimos.

Nesse sentido, esse animal atua como um guia que ajuda a enfrentarmos essas partes escuras de nós mesmos com coragem, para acolhermos e integrarmos nossas sombras mais facilmente.

Portanto, o arquétipo da pantera negra pode facilitar o acesso as questões do nosso inconsciente que precisam ser resolvidas, favorecendo a plena expressão da nossa luz.

Imagem de uma pantera negra andando de frente na natureza à noite para simbolizar o arquétipo da pantera negra
Arquétipo Da Pantera Negra / Imagem de Ralph/Altrip/Germany por Pixabay

Autoconhecimento E Cura

Como animal de poder, a pantera negra está associada à Lua, à noite e ao mistério, de modo que, a cor escura deste animal faz uma alusão a nossa escuridão interior, podendo representar nossos medos, traumas e bloqueios.

Nesse aspecto, a energia deste animal pode nos ajudar a entender a causa de questões profundas que precisamos resolver, facilitando o nosso processo de autoconhecimento.

Por esta razão, o arquétipo da pantera negra também potencializa nossa capacidade de autocura, tanto a nível mental como emocional, nos ajudando a curar traumas e feridas profundas do passado.

Além disso, a pantera negra é um animal de poder ligado ao sagrado feminino, podendo favorecer a conexão com essa parte em nós, proporcionando tanto a cura como a ativação da nossa energia feminina.

Libido E Sexualidade

A energia da pantera negra possibilita o aumento da nossa libido que pode representar para nós, basicamente, o aumento do desejo sexual.

Contudo, levando para um sentido mais amplo, a libido também está ligada a sensação de prazer na vida, a vitalidade e a nossa motivação para agir.

Logo, podemos dizer que, estar com a libido elevada é fundamental para que tenhamos mais motivação e prazer em realizar nossos objetivos, ou ainda, nos estimular a fazermos aquilo que realmente gostamos e desejamos fazer na vida.

Além do mais, o arquétipo da pantera negra nos ajuda a trabalhar questões relacionadas a nossa sexualidade que, de forma sucinta, se refere a forma como expressamos e vivenciamos nossa vida sexual e afetiva.

Deste modo, esse animal de poder nos possibilita rompermos com traumas de origem sexual e nos libertar de quaisquer pensamentos limitantes, castradores e preconceituosos, favorecendo a expressão de uma sexualidade mais plena e saudável.

Sensualidade E Sedução

Devido a sua pelagem escura, a pantera negra fica quase que invisível na noite. Assim, diferentemente de outros felinos, como o leão e o tigre que são conectados a luz do Sol, a pantera negra tem sua energia ligada a luz da Lua.

Com isso, a pantera negra está fortemente associada a noite, ao mistério e a Lua e, não por acaso, essa frequência de mistério exerce grande fascínio sobre as pessoas.

Além disso, a sensualidade é uma característica natural dos felinos e a pantera negra possui uns pontinhos a mais no que se refere a sedução, já que existe uma atmosfera de mistério em torno de seu simbolismo que reforça ainda mais essas energias.

Desta forma, o arquétipo da pantera negra pode ativar as frequências de sensualidade e de sedução no nosso campo, favorecendo nossa capacidade de atração e magnetismo pessoal.

Elegância E Autoestima Elevada

O arquétipo da pantera negra nos conecta com as energias de beleza e elegância, uma vez que se trata de um animal muito belo, de postura imponente e movimento gracioso ao andar.

Assim, todo esse conjunto somado a sua frequência elevada, pode aumentar nossa autoestima, ativar nosso amor próprio e autovalor, trazer maior cuidado com a nossa aparência e estimular a nos expressarmos de forma mais elegante.

Imagem do focinho de uma pantera negra simbolizando o arquétipo da pantera negra
Arquétipo Da Pantera Negra / Imagem de Dawn Rose por Pixabay

Lado Luz Do Arquétipo Da Pantera Negra

  • Energia do sagrado feminino;
  • Autoconfiança;
  • Autoestima elevada;
  • Autovalor e Amor próprio;
  • Aumento da vaidade e do autocuidado;
  • Frequência de beleza e elegância;
  • Independência;
  • Coragem e destemor;
  • Força e poder pessoal;
  • Magnetismo pessoal;
  • Força de vontade e motivação;
  • Determinação e persistência;
  • Maior poder de foco;
  • Atenção e presença;
  • Disciplina;
  • Poder de ação;
  • Estratégia e planejamento;
  • Assertividade;
  • Paciência e cautela;
  • Favorece o autoconhecimento e o autoaperfeiçoamento;
  • Cura a nível mental e emocional;
  • Acesso ao inconsciente (maior facilidade para acessar questões do inconsciente que precisam ser resolvidas e integradas);
  • Ativa o carisma pessoal;
  • Aumenta o poder de influência;
  • Solitude e introspecção;
  • Intuição aguçada;
  • Sensualidade e sedução;
  • Aumento da libido e do vigor sexual;
  • Ajuda trabalhar questões relacionadas a sexualidade;
  • Maior senso de liderança;
  • Maior capacidade de se posicionar e de impor limites.

Lado Sombra Do Arquétipo Da Pantera Negra

  • Agressividade;
  • Irritabilidade;
  • Isolamento (afastamento social em excesso ou dificuldade de socialização);
  • Impulsos sexuais em excesso;
  • Insônia (por estar ligado a frequência da noite e porque os felinos costumam ter hábitos mais noturnos).

Postagens Relacionadas: